Programa Residência Pedagógica: As expectativas dos residentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024002

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógca, Educação Física, Formação Inicial

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma política de formação de professores que promove a imersão dos licenciandos nas escolas de Educação Básica a fim de experienciar e aperfeiçoar a prática docente.Partindo disso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as expectativas dos residentes do Programa Residência Pedagógica da edição de 2023 ao final do módulo I.  Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa de objeto exploratório. Participaram da pesquisa 12 estudantes do curso de Licenciatura em  Educação Física que participaram do programa residência pedagógica. Para coleta de dados foi utilizado o formulário online desenvolvido no aplicativo Google forms e enviado para os participantes através do Whatsapp. Para tratamento dos dados foi utilizada a análise temática. Com base nas análises realizadas foi destacado o interesse dos residentes em conhecer e melhorar suas práticas docentes no sentido do “como” ensinar, e a necessidade de encontrarem sua identidade docente, o que corrobora com os objetivos do programa.  Desta forma, constatamos que o PRP alcançou as expectativas iniciais dos residentes, proporcionando experiências e conhecimentos para sua futura atuação docente. Além disso, o PRP desempenha um papel fundamental na construção da identidade profissional, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade escolar e valorizando a prática docente.

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Biografia do Autor

Antonia Larissa Costa Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Licencianda em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Samia Maria Silva Ribeiro, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Grasiany Sousa de Almeida, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Doutoranda pelo programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Docente do programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Docente do Instituto Federal do Ceará.

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Publicado

2024-02-25

Como Citar

SILVA, A. L. C.; SOUSA, J. S. de; RIBEIRO, S. M. S.; ALMEIDA, G. S. de; SILVA, S. A. da. Programa Residência Pedagógica: As expectativas dos residentes. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024002, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12093. Acesso em: 13 nov. 2024.

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