Avaliação do Programa Residência Pedagógica na identidade docente de licenciandos em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025014

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Programa Residência Pedagógica

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) promove a inserção ativa de licenciandos no contexto escolar e na articulação entre teoria e prática. O objetivo consistiu em avaliar as contribuições do PRP para o processo de construção identitária docente de licenciandos em Educação Física. Os dados foram coletados por meio de questionário online (Google Forms), com seis questões, uma objetiva e cinco subjetivas, e analisados a partir de cinco categorias: vivências pedagógicas, integração teoria-prática, suporte formativo, desenvolvimento de competências e identidade profissional. Os resultados apontam que os residentes atribuem alta relevância às experiências no programa. A inserção no ambiente escolar favorece o desenvolvimento de habilidades docentes, com destaque para planejamento, organização, gestão de sala e comunicação. Além disso, a mediação das preceptoras, por meio de orientações e feedbacks, fortalece a prática pedagógica. Desse modo, o PRP contribui para a formação crítica e identitária dos futuros professores, estreitando vínculos com a realidade escolar.

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Biografia do Autor

Maria Vanusa Sousa Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE); Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Maria Diva Barbosa Lima, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Felipe Gomes Morais, Secretaria Municipal de Educação de Canindé-CE

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Canindé-CE.

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Publicado

2025-08-05

Como Citar

MELO, M. V. S.; LIMA, M. D. B.; MORAIS, F. G. Avaliação do Programa Residência Pedagógica na identidade docente de licenciandos em Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025014, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15799. Acesso em: 5 dez. 2025.