As consequências da Covid-19 para a alfabetização de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023001

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino, Aprendizagem, Pandemia

Resumo

A pandemia de Covid-19 fez com que o ensino passasse a ser mediado por tecnologias digitais e pelo ensino remoto, contudo, não houveram as estruturas necessárias para tal mudança, dificultando o processo de alfabetização de alunos, sobretudo os de escola pública. O objetivo deste estudo foi compreender as consequências da pandemia para a alfabetização de crianças. A metodologia é de natureza qualitativa. Foi feita uma revisão bibliográfica direcionada para trabalhos que constam no banco de dados do Google Acadêmico. Os resultados mostraram que a falta de planejamento prévio, formação docente necessária, o acesso desigual às aulas remotas e outras condições impostas pela pandemia, deixaram marcas que continuam desafiando a educação mesmo depois da retomada de aulas presenciais. Concluiu-se que é necessário priorizar esforços na elaboração de maior equidade nas aulas e na construção de estratégias e políticas que considerem os impactos da pandemia, assegurando um ensino de qualidade a todos.

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Biografia do Autor

Yasmin Nogueira Santana, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora de Educação Básica I da rede pública municipal de Piracicaba, SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora Livre Docente na UNESP, Rio Claro, SP. Pesquisa nas áreas de leitura e escrita, desempenho acadêmico e ensino superior com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

SANTANA, Y. N.; OSTI, A. As consequências da Covid-19 para a alfabetização de crianças. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023001, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/11438. Acesso em: 20 jul. 2024.

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