As consequências da Covid-19 para a alfabetização de crianças
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023001Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino, Aprendizagem, PandemiaResumo
A pandemia de Covid-19 fez com que o ensino passasse a ser mediado por tecnologias digitais e pelo ensino remoto, contudo, não houveram as estruturas necessárias para tal mudança, dificultando o processo de alfabetização de alunos, sobretudo os de escola pública. O objetivo deste estudo foi compreender as consequências da pandemia para a alfabetização de crianças. A metodologia é de natureza qualitativa. Foi feita uma revisão bibliográfica direcionada para trabalhos que constam no banco de dados do Google Acadêmico. Os resultados mostraram que a falta de planejamento prévio, formação docente necessária, o acesso desigual às aulas remotas e outras condições impostas pela pandemia, deixaram marcas que continuam desafiando a educação mesmo depois da retomada de aulas presenciais. Concluiu-se que é necessário priorizar esforços na elaboração de maior equidade nas aulas e na construção de estratégias e políticas que considerem os impactos da pandemia, assegurando um ensino de qualidade a todos.
Métricas
Referências
ALMEIDA, Larissa Naiara Souza de; MATOS, Alana Cristina Maciel. Alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: uma análise sobre a prática docente na perspectiva das professoras. Anais do Evidosol/Ciltec – Online, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/874. Acesso em: 22 fev. 2022.
BARBOSA, Irene Umbelino; GONÇALVES, Ana Paula da Silva. A importância da alfabetização em tempos de pandemia. Brazilian Journal Of Development, v. 7, n. 8, p. 84047-84057, 25 agosto 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-558
BARCELOS, Ananda Dias; FREITAS, Bianca Amaral; SIQUEIRA, Flávia Lopes Barbosa; FREITAS, Raquel França. Alfabetização e letramento digital: um retrato do trabalho docente no contexto pandêmico no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Philologus, v. 26 n. 78 p. 785-797, 2020. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/361. Acesso em: 07 mar. 2022.
BESSA, Sonia. Professores em tempos de pandemia: percepções, sentimentos e prática pedagógica. Revista Devir Educação, Edição Especial, p. 183-205, 18 setembro 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.410
BISPO, Silvana Alves da Silva; SILVA, Aline dos Santos. Alfabetização no contexto da pandemia do COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS. V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/view/1556. Acesso em: 23 jan. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 23 jan. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Dísponivel em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137476/do1e-2019-04-11-decreto-n-9-765-de-11-de-abril-de-2019-71137431. Acesso em: 28 dez. 2021.
BRASIL. Parecer nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Institui a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 jan. 2022.
CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 14 fev. 2022.
FEITOSA, Rita Celiane Alves; SANTOS, Sandra Alexandre dos. Os efeitos do distanciamento social em contexto de pandemia (covid-19) no desenvolvimento cognitivo da criança em processo de alfabetização: uma visão vygotskyana. VII Conedu, n. p., 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69224. Acesso em: 14 mar. 2022.
FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio – Revista de Letras, v. 12, n. 2, p. 283-299, 15 fevereiro 2020. DOI:https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. 149p.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavirus. Fundação Carlos Chagas, 2020. p. 101. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital-_outubro20.pdf. Acesso em: 02 dez. 2021.
LEÃO, Marcos Lorran Paranhos; OLIVEIRA, Maria Tereza Damasceno de; LEÃO, Sinara de Oliveira Paranhos. Alfabetização na pandemia: políticas públicas do estado de Minas Gerais, Brasil, direcionadas à educação nos anos iniciais do ensino fundamental no período de isolamento social. Civicae, v. 2, n. 2, p. 18-22, 26 agosto 2020. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.002.0004
LEMOS, Leila Maria Rainha; SARLO, Agna Lucia da Silva. Efeitos da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. 1-7, 5 fevereiro 2021. DOI:https://doi.org/10.25248/reas.e5981.2021
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 182 p.
QUEIROZ, Michele Gomes de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; PAULA, Genegleisson Queiroz de. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em: 23 jan. 2022.
SANTANA, Yasmin Nogueira; OSTI, Andréia. A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: revisão de literatura. Rio Claro, 2022. Monografia (Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/238288/santana_yn_tcc_rcla.pdf?sequence=6. Acesso em: 01 jan. 2023.
SARAIVA, Verônica Amorim; MICHEL, Caroline Braga. Os desafios e as possibilidades do ensino de ortografia em tempos de pandemia. V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/viewFile/1174/767. Acesso em: 14 mar. 2022.
SOARES, Magda. Letramento. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. n.p. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento. Acesso em: 10 jun. 2022.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Hilário Alves. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 14 jun. 2022.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota Técnica: Impactos da pandemia na alfabetização de crianças. Todos Pela Educação, 2021. 10 p. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao-1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2020a. Coalizão Global de Educação. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 05 jan. 2022.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2020b. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-contra-o-aumento-das. Acesso em: 23 jan. 2022.
VIANA, Cristiane Alves; NASCIMENTO, Kelin Regina Bergamini do. O contexto emergencial das aulas remotas no ensino fundamental – anos iniciais: perspectivas e desafios da informatização do ensino. Pleiade, v. 15 n. 33, p. 83-93, 27 outubro 2021. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.711