Estágio de docência na avaliação em Educação Física Escolar: um relato da Pós-Graduação Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022004

Palavras-chave:

Educação Superior. Docência Orientada. Experiência Profissional.

Resumo

O estágio de docência é uma atividade obrigatória do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Nesse trabalho, o objetivo apresentar a experiência de estágio de docência em Avaliação em Educação Física Escolar na pós-graduação Stricto Sensu e suas implicações para a experiência docente. A vivência se deu no curso de Licenciatura em Educação Física da UECE, por meio do Google Classroom e Google Meet. Inicialmente as aulas foram organizadas em um plano de trabalho junto ao professor orientador, as quais tiveram uma articulação teórica e prática, contendo conteúdo, atividade avaliativa e leitura de casa. Foram vivenciados três momentos de regência, participação nas demais aulas, acompanhamento assíncrono dos estudantes e orientações em uma pesquisa avaliativa. O estágio contribuiu para o fortalecimento da teoria e prática, formação para a Educação Superior, maior aprofundamento sobre avaliação da aprendizagem e desenvolvimento de aulas mediadas pelas ferramentas digitais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jayane Mara Rosendo Lopes, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC.

Referências

ANGELIM, Rebeca Coelho de Moura et al. Educação à distância no ensino superior: relato de experiência em estágio de docência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 9, 2019. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v19i0.2672.

BARBOSA, Marcos Paulo Gomes; FONSECA, Luciana Mendes; MEIRINHO, Daniel. Reflexões sobre o planejamento e a prática do estágio de docência na pós-graduação em Comunicação. Educação, Cultura e Comunicação, v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1236 . Acesso: 14 jul, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso: 27 mar. 2021.

CEARÁ. Decreto Nº 33.310 de 16 de março de 2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Fortaleza, 2021. Disponível em: https://coronavirus.ceara.gov.br/project/decreto-no-33-510-de-16-de-marco-de-2020/. Acesso: 14 jul, 2021.

CEARÁ. UECE. Resolução nº 1377/2017. Aprova o regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Fortaleza, 2017. Disponível em: www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2014/05/Regimento_1377_2017.pdf. Acesso: 14 jul, 2021.

CEARÁ. UECE. Resolução nº 821/2011. Estabelece normas para o estágio de docência dos cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2011. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2014/05/resoluo-n.-821-2011.pdf . Acesso: 14 jul, 2021.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAMA, Carlla Beatriz Rodrigues et al. Estágio Curricular na formação de professores de Educação Física: uma experiência no ensino fundamental I. Revista Expressão Católica, v. 9, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.25190/rec.v9i1.3509

GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação. v.8, p.7-22, 2009. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/29247. Acesso em: 19 jul. 2021.

LIMA, Margarete Maria et al. Estágio de docência na construção de saberes para ensinar: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line, p. 220-227, 2015. DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.6817-60679-1-ED.0901201530

LOPES, Jayane Mara Rosendo; SILVA, Francisca Feitosa; MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso. Desafios dos estagiários em Educação Física na elaboração do plano de ensino e de aula. Revista Triângulo, v. 13, n. 3, p. 59-71, 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5059

NAHAS, Markus Vinicius; BARROS, Mauro; FRANCALACCI, Vanessa. O pentáculo do bem-estar-base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 5, n. 2, p. 48-59, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

PIMENTEL, Vera; MOTA, Dálete Delalibera Corrêa de Faria; KIMURA, Miako. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, p. 161-164, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000100022.

PONTES JUNIOR, Jose Airton de Freitas; ALMEIDA, Leandro Sousa.; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física escolar. Bordón. Revista de pedagogía, v. 66, n. 3, p. 9-26, 2014.

PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas et al. Da pedagogia do exame à cultura da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Educação e Linguagem, n 1, p. 63-73, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316972819_Da_pedagogia_do_exame_a_cultura_da_avaliacao_no_processo_de_ensino-aprendizagem. Acesso: 27 mar. 2021.

PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas et al. Práticas e instrumentos de avaliação na Educação Física escolar. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza, 2011.

PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Avaliação do ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física nas escolas públicas e particulares de Fortaleza-Ce. 2012. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2012.

PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Matriz ACEF9: matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física no ensino fundamental (9º ano). 2014. 128f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.

PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 161, 2011. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd161/avaliacao-na-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso: 27 mar. 2021.

SILVA, Jocyana Cavalcante et al. Debate sobre os tipos de avaliação no ensino-aprendizagem: vistas à Educação Física escolar. In: PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Conhecimentos do professor de Educação Física escolar, p. 296. Fortaleza: EdUECE, 2017. Disponível em: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Conhecimentos%20do%20professor%20de%20Educacao%20Fisica%20escolar.pdf. Acesso: 14 jul. 2021.

SOUSA et al. Testes objetivos de conhecimento na Educação Física Escolar. In: PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Conhecimentos do professor de Educação Física escolar, p. 296. Fortaleza: EdUECE, 2017. Disponível em: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Conhecimentos%20do%20professor%20de%20Educacao%20Fisica%20escolar.pdf. Acesso: 14 jul. 2021.

TEIXEIRA, Inaian Pignatti et al. Adaptação cultural e validação do Questionário KINDL no Brasil para adolescentes entre 12 e 16 anos. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 15, p. 845-857, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2012000400015.

VIDAL, Luciana Maia Santos et al. Experiência do estágio docente na formação dos estudantes do Mestrado Acadêmico de Saúde Coletiva: a prática de ser professor. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, v. 9, p. 94-100, 2019. DOI: https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v9i0.2692.

Publicado

2022-02-10

Como Citar

LOPES, J. M. R. Estágio de docência na avaliação em Educação Física Escolar: um relato da Pós-Graduação Stricto Sensu. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022004, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6341. Acesso em: 9 dez. 2024.