Percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos em um curso de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024004

Palavras-chave:

Formação de professores, Práticas avaliativas, Ensino-aprendizagem

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar a percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos nas aulas de um curso de formação de professores de uma universidade pública do interior do centro-sul cearense. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de cunho quantitativa. Participaram 175 estudantes de um curso de licenciatura em educação física, sendo 101 referente ao sexo masculino e 74 do feminino com média de idade 27 ± 3,01. Foi aplicado um questionário de natureza fechada via Google Forms, contendo 15 questões, sendo duas direcionadas a composição do corpus deste trabalho. Foram realizadas estatísticas descritivas, frequência relativa e absoluta para o tratamento dos dados através do software statistical package for the social sciences versão 22.0. Os resultados apontam predominância de provas e trabalhos escritos como instrumentos/práticas avaliativas, no entanto, há baixa aceitação discente acerca destas práticas e ausência da autoavaliação do aluno e do professor enquanto proposta avaliativa.

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Biografia do Autor

Lucas Souza Silva , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista de Produtividade Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (FUNCAP). Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

Ana Luíza Feitosa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

Nadja Fonseca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pesquisadora Integrante do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA) da UECE. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. (PPGE-UEMA) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

SILVA , L. S.; BEZERRA, A. L. F.; SILVA, N. F. da. Percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos em um curso de formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024004, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12862. Acesso em: 21 dez. 2024.

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