Percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos em um curso de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024004Palavras-chave:
Formação de professores, Práticas avaliativas, Ensino-aprendizagemResumo
O estudo teve como objetivo identificar a percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos nas aulas de um curso de formação de professores de uma universidade pública do interior do centro-sul cearense. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de cunho quantitativa. Participaram 175 estudantes de um curso de licenciatura em educação física, sendo 101 referente ao sexo masculino e 74 do feminino com média de idade 27 ± 3,01. Foi aplicado um questionário de natureza fechada via Google Forms, contendo 15 questões, sendo duas direcionadas a composição do corpus deste trabalho. Foram realizadas estatísticas descritivas, frequência relativa e absoluta para o tratamento dos dados através do software statistical package for the social sciences versão 22.0. Os resultados apontam predominância de provas e trabalhos escritos como instrumentos/práticas avaliativas, no entanto, há baixa aceitação discente acerca destas práticas e ausência da autoavaliação do aluno e do professor enquanto proposta avaliativa.
Métricas
Referências
ANDRADE, L. A.; SILVA, L. S.; BENTO, N. M. S. Percepção discente sobre avaliação do curso de licenciatura em educação física no ensino a distância. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. e021016-e021016, set. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.51281/impa.e021016
AMÂNCIO, I.; KEMCZINSKI, A.; DICKEL, M. Acurácia da Autoavaliação Discente no Ensino Superior: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 30, p. 182-209, maio. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.5753/rbie.2022.2304
BARBOSA, J. O. A importância das avaliações orais no ensino de Física como parte do processo de ensino-aprendizagem do aluno. 2022. 43 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67294 Acesso em: 05 abril. 2024.
BATISTA, P. F.; GRAÇA, A. B. Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. e20180084, jun. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0084
BEGO, G. A.; ANJOS, J. R. C. A importância da Educação Física Escolar Para a Formação do Indivíduo na Sociedade. Revista Saúde UniToledo, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: http://www.ojs.toledo.br/index.php/saude/article/view/3557/639 Acesso em: 15 mar. 2024.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 12 edição. São Paulo: Cortez, 2013.
MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Avaliação na educação a distância. Fortaleza: Uab/Uece, 2015.
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professor da educação básica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1014-1035, dez. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035
MEDEIROS FILHO, A. E. C et al. Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE. Revista@ mbienteeducação, Tatuapé, v. 13, n. 1, p. 44-57, jan. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.26843/v13.n1.2020.790.p44-57
PAULA, A. S. N et al. A presença da noção de accountability ao longo da história das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-13, maio. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4685 Acesso em: 05 abril. 2024.
SILVA, L. S.; SILVA, F. F.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. Raça/etnia e o desempenho dos estudantes de educação física no Enade. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. e020016-e020016, set. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.51281/impa.e020016
SILVA NETA, M. L..; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. M.; SANTOS, M. T. S. C. Práticas
avaliativas nos cursos de pedagogia: concepções, modelos e planejamento. Tendencias pedagógicas, Madrid, n. 38, p. 137-147, abr. 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8032401 Acesso em: 05 abril. 2024.
SOUZA, N. A. Portfólio na promoção da autoavaliação da aprendizagem: a educação infantil sob foco. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 79–99, jun. 2014. DOI: https://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3200
VIANNA, H. M. Medidas Referenciadas a Critério-Uma Introdução. Série Ideias, n. 8, 1998.