Quando a Arte é a base para uma Educação Inovadora: um estudo de caso
Palavras-chave:
Arte na escola, Projetos de trabalho, InterdisciplinaridadeResumo
O artigo apresenta o estudo de caso de uma escola inovadora no Brasil, na qual a Arte é desenvolvida como base para o processo de ensino e aprendizagem de todas as demais disciplinas do currículo escolar. Os dados foram coletados por meio de observações do campo empírico e entrevistas semiestruturadas. As análises apontam as possibilidades de um trabalho pedagógico pautado em projetos interdisciplinares que entrelaçam a arte, o autoconhecimento e as demais áreas do conhecimento necessárias à formação do indivíduo. Conclui-se que a escola investigada possui uma infraestrutura adequada para atender as necessidades específicas das linguagens artísticas e das demais disciplinas, bem como de seus componentes curriculares. Apresenta uma consolidada formação continuada de professores, sendo estes alguns dos aspectos que a torna uma escola inovadora no país. Entretanto reconhece suas limitações quanto a remuneração e contratação de professores, algo que há anos vem sendo um dos seus grandes desafios de subsistência.
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