Quando a Arte é a base para uma Educação Inovadora: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Arte na escola, Projetos de trabalho, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo apresenta o estudo de caso de uma escola inovadora no Brasil, na qual a Arte é desenvolvida como base para o processo de ensino e aprendizagem de todas as demais disciplinas do currículo escolar. Os dados foram coletados por meio de observações do campo empírico e entrevistas semiestruturadas. As análises apontam as possibilidades de um trabalho pedagógico pautado em projetos interdisciplinares que entrelaçam a arte, o autoconhecimento e as demais áreas do conhecimento necessárias à formação do indivíduo. Conclui-se que a escola investigada possui uma infraestrutura adequada para atender as necessidades específicas das linguagens artísticas e das demais disciplinas, bem como de seus componentes curriculares. Apresenta uma consolidada formação continuada de professores, sendo estes alguns dos aspectos que a torna uma escola inovadora no país. Entretanto reconhece suas limitações quanto a remuneração e contratação de professores, algo que há anos vem sendo um dos seus grandes desafios de subsistência.

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Biografia do Autor

Christiane Guimarães Araújo, UEMS

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco-MS (UCDB). Especialista em Arte Integrativa pela Anhembi Morumbi-SP. Graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – PR (FAP). Docente no curso de Dança e Teatro da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul -MS (UEMS). Desenvolve pesquisas na área da Arte e Educação, com ênfase nos seguintes temas: Dança educação; Formação de professores em Arte/Dança; Poéticas da dança na educação básica; Processos de ensino aprendizagem da dança para o espaço escolar e não escolar. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança (GPPED – Núcleo CRI(s)ES).

Flavinês Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / USP e Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC (1981). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB,em Campo Grande, MS.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Araújo, C. G., & Rebolo, F. (2021). Quando a Arte é a base para uma Educação Inovadora: um estudo de caso. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4779