Aprendendo e ensinando a voar... a experiência das mulheres indígenas do Ceará com a educação diferenciada

Autores

Palavras-chave:

Mulheres Indígenas., CEDAW.., Empoderamento., Educação Diferenciada.

Resumo

Levando em consideração as quatro décadas da CEDAW, percebe-se que as mulheres indígenas no Brasil são duplamente discriminadas, porque são indígenas e porque são mulheres, neste caso também dentro e fora de seus grupos étnicos. Elas sofrem devido à falta de educação adequada, à deficiência dos sistemas oficiais de saúde, falta de acesso à terra, negação de propriedade, despejos violentos, pobreza, falta de proteção contra doenças, e a violência de gênero, porque apesar de seus protestos, elas não são ouvidas, e ainda falta vontade política para garantir sua não-discriminação. Através dos relatos de experiência destaca-se o crescente empoderamento da mulher indígena cearense, com exemplo de duas etnias que alçaram voo e seguem ensinando e aprendendo a voar com suas vivencias com a Educação Diferenciada.

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Biografia do Autor

Racquel Valério Martins, Instituto de Ibero América da Universidade de Salamanca -USAL

Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (USAL). Mestre en Antropologia de Iberoamérica pela Universidad de Salamanca (USAL). Investigadora del Instituto de Iberoamerica da la Universidad de Salamanca e do GEFHOPE/UFC.

Maria Veirislene Lavor Sousa, Universidade de Salamanca

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidad de Salamanca. Mestre em Educação pelo Centro de Investigação de Tecnologias Interactivas de Lisboa. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza. Membro ABS. Professora de Sociologia no Governo do Estado do Ceará, Brasil em torno de 15 anos.

Rute Morais Souza, Universidad de Salamanca

Mestranda do MAI – Máster Interuniversitário de Antropología de Iberoamerica da Usal. Bacharel em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Membro da ABS- Associação dos Alunos Brasileiros da Universidad de Salamanca.

Raquel da Silva Alves, Universidade Federal do Recôcavo da Bahia

Graduanda em Serviço Social. Colaboradora da Associação de Alunos Brasileiros na Universidad de Salamanca (ABS).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Martins, R. V., Sousa, M. V. L., Souza, R. M., & Alves, R. da S. (2021). Aprendendo e ensinando a voar. a experiência das mulheres indígenas do Ceará com a educação diferenciada. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5196

Edição

Seção

Relato de experiência