A presença da noção de accountability ao longo da história das políticas de avaliação da educação superior no Brasil
Palavras-chave:
Accountability, Ensino Superior, AvaliaçãoResumo
O presente artigo objetiva contribuir na reflexão sobre o termo accountability e as implicações que suas dimensões, em especial a avaliação, podem promover no interior das universidades e sua relação com as demandas sociais. A pesquisa utiliza-se de estudos bibliográficos, com abordagem qualitativa. Constatou-se que o conceito de accountability expressa comportamentos obrigatórios ao gestor educacional, pois deverá estar atento aos procedimentos de prestação de contas de seus atos gerenciais. Em acréscimo, a lógica da accountability irradiam um cenário de competitividade para atingir as “supostas” eficiência, eficácia e efetividade. Nessa perspectiva a SINAES expressa a noção de prestação de contas e de responsabilização, porquanto se a instituição não se encaixar dentro dos parâmetros de qualidade será atribuído um conceito baixo podendo, inclusive, denotar possíveis descredenciamentos de cursos.
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