A presença da noção de accountability ao longo da história das políticas de avaliação da educação superior no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Accountability, Ensino Superior, Avaliação

Resumo

O presente artigo objetiva contribuir na reflexão sobre o termo accountability e as implicações que suas dimensões, em especial a avaliação, podem promover no interior das universidades e sua relação com as demandas sociais. A pesquisa utiliza-se de estudos bibliográficos, com abordagem qualitativa. Constatou-se que o conceito de accountability expressa comportamentos obrigatórios ao gestor educacional, pois deverá estar atento aos procedimentos de prestação de contas de seus atos gerenciais. Em acréscimo, a lógica da accountability irradiam um cenário de competitividade para atingir as “supostas” eficiência, eficácia e efetividade. Nessa perspectiva a SINAES expressa a noção de prestação de contas e de responsabilização, porquanto se a instituição não se encaixar dentro dos parâmetros de qualidade será atribuído um conceito baixo podendo, inclusive, denotar possíveis descredenciamentos de cursos.

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Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor  em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Bolsista Produtividade em Pesquisa (FUNCAP). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA).

Antonio Marcos dos Santos Sousa, Centro Universitário Inta (UNINTA)

 

Estudante de graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Inta (UNINTA). Membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

 

Francisco Jonathas Gomes da Silva, Centro Universitário Inta (UNINTA)

 

Estudante de graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Inta (UNINTA).

 

Neemias Gomes Santos da Silveira, Centro Universitário Inta (UNINTA)

 

Estudante de graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Inta (UNINTA).

 

 

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Paula, A. S. do N. de, Sousa, A. M. dos S., Silva, F. J. G. da, & Silveira, N. G. S. da. (2021). A presença da noção de accountability ao longo da história das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4685