Jogos para o ensino de Física
Palavras-chave:
Física, Ensino de Física, Jogos DidáticosResumo
Este artigo pretende destacar possibilidades para o ensino de conceitos de Física intermediados por quatro jogos desenvolvidos por dois monitores das disciplinas de Física I e II de cursos de graduação do IFCE campus Morada Nova, realizados no período de ensino remoto de maio a novembro de 2020. Diferentes autores destacam a importância da utilização de jogos no ensino como Fontes et al. (2016) e Nascimento et al. (2020), os quais corroboram nossa hipótese da importância de atividades lúdicas para o acesso de discentes aos construtos científico-teóricos das diferentes áreas do conhecimento. Os temas explorados nos jogos são cinemática, medição, termodinâmica e fluidos. Como resultado desse trabalho, criou-se um site, no qual foram hospedados os jogos elaborados. Estudos nesse sentido são relevantes por possuírem potencial para reconfigurar a sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Espera-se que o site criado possa servir para outros docentes.
Downloads
Referências
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527/3761. Acesso em: 14 maio 2021.
CAMPUS, L. M. L. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Instituto de Biociência da Unesp. Botucatu, 2003.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 12, Goiânia (Universidade Federal de Goiás; Goiás), 2004. Anais..., 2004.
FONTES, A. S.; RAMOS, F. P.; SCHWERZ, R. C.; CARGNIN, C. Jogos adaptados para o ensino de Física. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21239. Acesso em: 14 maio 2021.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER J. Fundamentos de física, volume 2. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER J. Fundamentos de física, volume 1. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006.
LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D. P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxílio Para o Ensino de Química Games Used to Teach Chemistry. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/3ed_foco_Jogos-ludicos-ensino-quimica.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
NASCIMENTO, C. A.; SANTOS, F. G. F; FREIRE, R. O; SOUSA, P. G. T; SILVA, D. S. Jogo Lúdico como ferramenta pedagógica na aprendizagem de conceitos químicos. Conexões Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, 2020. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1303. Acesso em: 14 maio 2021.
SANT’ANNA, A.; NASCIMENTO, P.R. A história do lúdico na educação. Revemat, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2011v6n2p19/21784. Acesso em: 12 maio 2021.
SILVA, I. C. M.; MONTEIRO, M. A. S.; SANTOS, J. A.; ALBUQUERQUE, J. Metodologias ativas no ensino de geografia: a utilização de charges no processo de ensino e aprendizagem, Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4409/3721. Acesso em: 14 maio 2021.
YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? R.B.E.C.T., v. 7, n.1, 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1310/1225. Acesso em: 12 maio 2021.
ZUANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n.1, 2008. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/690. Acesso em: 14 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo, Francisca Mara Jane Silva Lima, Pedro Eduardo Cavalcante Neto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.