Jogos para o ensino de Física

Autores

Palavras-chave:

Física, Ensino de Física, Jogos Didáticos

Resumo

Este artigo pretende destacar possibilidades para o ensino de conceitos de Física intermediados por quatro jogos desenvolvidos por dois monitores das disciplinas de Física I e II de cursos de graduação do IFCE campus Morada Nova, realizados no período de ensino remoto de maio a novembro de 2020. Diferentes autores destacam a importância da utilização de jogos no ensino como Fontes et al. (2016) e Nascimento et al. (2020), os quais corroboram nossa hipótese da importância de atividades lúdicas para o acesso de discentes aos construtos científico-teóricos das diferentes áreas do conhecimento. Os temas explorados nos jogos são cinemática, medição, termodinâmica e fluidos. Como resultado desse trabalho, criou-se um site, no qual foram hospedados os jogos elaborados. Estudos nesse sentido são relevantes por possuírem potencial para reconfigurar a sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Espera-se que o site criado possa servir para outros docentes.

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Biografia do Autor

Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Bacharelado em Física pela UFC, Mestre e Doutora em Física ambos pela UFC. Atualmente é docente do IFCE campus Morada Nova.

Francisca Mara Jane Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduanda em Engenharia de Aquicultura pelo IFCE campus Morada Nova.

Pedro Eduardo Cavalcante Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduando em Engenharia Civil pelo IFCE campus Morada Nova.

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Esmeraldo, N. F. de A., Lima, F. M. J. S. ., & Cavalcante Neto, P. E. . (2021). Jogos para o ensino de Física. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5337