Jogos para o ensino de Física
Palavras-chave:
Física, Ensino de Física, Jogos DidáticosResumo
Este artigo pretende destacar possibilidades para o ensino de conceitos de Física intermediados por quatro jogos desenvolvidos por dois monitores das disciplinas de Física I e II de cursos de graduação do IFCE campus Morada Nova, realizados no período de ensino remoto de maio a novembro de 2020. Diferentes autores destacam a importância da utilização de jogos no ensino como Fontes et al. (2016) e Nascimento et al. (2020), os quais corroboram nossa hipótese da importância de atividades lúdicas para o acesso de discentes aos construtos científico-teóricos das diferentes áreas do conhecimento. Os temas explorados nos jogos são cinemática, medição, termodinâmica e fluidos. Como resultado desse trabalho, criou-se um site, no qual foram hospedados os jogos elaborados. Estudos nesse sentido são relevantes por possuírem potencial para reconfigurar a sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Espera-se que o site criado possa servir para outros docentes.
Downloads
Referências
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527/3761. Acesso em: 14 maio 2021.
CAMPUS, L. M. L. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Instituto de Biociência da Unesp. Botucatu, 2003.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 12, Goiânia (Universidade Federal de Goiás; Goiás), 2004. Anais..., 2004.
FONTES, A. S.; RAMOS, F. P.; SCHWERZ, R. C.; CARGNIN, C. Jogos adaptados para o ensino de Física. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21239. Acesso em: 14 maio 2021.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER J. Fundamentos de física, volume 2. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER J. Fundamentos de física, volume 1. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006.
LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D. P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxílio Para o Ensino de Química Games Used to Teach Chemistry. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/3ed_foco_Jogos-ludicos-ensino-quimica.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
NASCIMENTO, C. A.; SANTOS, F. G. F; FREIRE, R. O; SOUSA, P. G. T; SILVA, D. S. Jogo Lúdico como ferramenta pedagógica na aprendizagem de conceitos químicos. Conexões Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, 2020. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1303. Acesso em: 14 maio 2021.
SANT’ANNA, A.; NASCIMENTO, P.R. A história do lúdico na educação. Revemat, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2011v6n2p19/21784. Acesso em: 12 maio 2021.
SILVA, I. C. M.; MONTEIRO, M. A. S.; SANTOS, J. A.; ALBUQUERQUE, J. Metodologias ativas no ensino de geografia: a utilização de charges no processo de ensino e aprendizagem, Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4409/3721. Acesso em: 14 maio 2021.
YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? R.B.E.C.T., v. 7, n.1, 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1310/1225. Acesso em: 12 maio 2021.
ZUANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n.1, 2008. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/690. Acesso em: 14 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo, Francisca Mara Jane Silva Lima, Pedro Eduardo Cavalcante Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.