Abordagem quantitativa em pesquisas educacionais: perspectivas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013-2016)

Autores

Palavras-chave:

Abordagem quantitativa., Pesquisa Educacional., Dissertações.

Resumo

O tema geral deste artigo é a abordagem quantitativa em um Programa de Pós-Graduação em Educação de referência nacional, com qualis CAPES nota 5. Objetiva mostrar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem quantitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2013 a 2016. A metodologia empregada foi a da análise bibliográfica e documental. Como documento, foram pesquisadas 106 dissertações, sendo 102 (97%) trabalhos qualitativos e 4 (3%) de abordagem quantitativa. Como resultado foi possível mensurar um panorama da abordagem quantitativa em pesquisas educacionais, em específico: o PPGE-UECE; e compreender, na inexpressividade numérica de produções de abordagem quantitativa no caso analisado, como as dissertações analisadas estruturam sua abordagem quantitativa de forma a legitimar sua importância e consistência nos métodos estatísticos e no Pragmatismo.

 

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Biografia do Autor

Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Centro Universitário Uninta

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Centro Universitário Uninta.

Augusto Ridson Araújo Miranda, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutorando, Mestre em Educação e Especialista em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do GT de Ensino de História da ANPUH CE (2016-2018/2018-2020).  Professor efetivo da rede estadual pública cearense. Contribuiu com a escrita do texto, formatação.

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Mendes, M. C. F., Miranda, A. R. A., & Freire, V. C. C. (2021). Abordagem quantitativa em pesquisas educacionais: perspectivas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013-2016). Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5141