A relação entre teoria e prática: contribuições e desafios na formação inicial de professores

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Experiência formativa, Teoria/prática, Contribuições/desafios

Resumo

A ação consistiu em uma experiência de ensino planejada e realizada por professores e monitores voluntários (três licenciandos em Química), em uma escola de Ensino Médio do interior Cearense e teve como objetivo averiguar as contribuições e desafios da relação entre teoria e prática no processo formativo inicial docente. Para o recolhimento de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada individual, realizada com cada um dos três licenciandos, inquirindo os mesmos sobre os impactos da relação entre teoria e prática no processo formativo, ainda no período inicial desse percurso. A experiência evidenciou a importância do trabalho equitativo entre teoria e prática no âmbito da formação inicial de professores, em que os licenciandos possam interagir com professores em exercício, promovendo a troca mútua de aprendizagens, bem como conhecer a complexidade que norteia a escola, pautada por múltiplas e inconstantes situações que se evidenciam no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Ricardo Pinto, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC-CE)/ Secretaria Municipal de Educação de Tururu/CE

Licenciando em Química e Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de Ciências na EMEF Nossa Senhora da Conceição (Tururu-CE) e de Química na EEM Luíza Bezerra de Farias (Tururu-CE).

Raylson Francisco Nunes de Sousa, Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (UECE-FACEDI). Atualmente cursa Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI.

Felipe de Sousa Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Licenciando em Química pela Universidade Estadual do Ceará, no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (UECE-FACEDI).

Maria do Socorro Elizabete Sousa, Secretaria da Educação Básica do estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará; Pós-Graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios. Professora de Biologia na EEM Luiza Bezerra de Farias (Tururu-CE).

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Língua Portuguesa (FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional (FK); Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista e em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul; Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Referências

FREITAS, Bruno Miranda; FREITAS, Mônica Cavalcante de; CAVALCANTE, Gustavo Freitas. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o Olhar docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.1, n.1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 16 jan. 2021.

GUARNIERI, Maria Regina (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. 92p.

KONDRASHOVA, Lydiya Valentinovna et al. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores: estratégia para melhorar a qualidade do ensino superior pedagógico. Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292/2918. Acesso em: 09 jan. 2021.

LEITE, Luciana Rodrigues et al. O uso de sequências didáticas no ensino de Química: Proposta para o estudo de modelos atômicos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 2, p. 177-188, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/issue/view/109. Acesso em: 09 jan. 2021.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente.1. ed. Brasília: Liber Livro, 2012. 171p.

MASSENA, Elisa Prestes. A formação inicial de professores de Química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 1, p. 45-56, 2015. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.191.04. Acesso em: 09 jan. 2021.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do et al. Condições de trabalho de professores iniciantes de Matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional. Revista Horizontes, Itatiba/SP, v. 37, n. 1, p. 1-28, 2019A. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626. Acesso em: 09 jan. 2021.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do et al. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1° grau: conhecimento teóricos e situações práticas/cotidianas. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 1-13, 2019B. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579/3136. Acesso em: 09 jan. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 312p.

PINHEIRO, Alexsandra Alves de Souza; OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de; MACIEL, Nara Maria Tavares Câmara. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544. Acesso em: 16 jan. 2021.

SOUZA, Cirlei Evangelista Silva; MELO, Geovana Ferreira. Formação inicial de professores: Práticas pedagógicas, inclusão educacional e diversidade. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. 225 p.

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Pinto, J. B. R., Sousa, R. F. N. de, Gomes, F. de S., Sousa, M. do S. E., Nascimento, R. de C. do, & Nascimento, F. J. do. (2021). A relação entre teoria e prática: contribuições e desafios na formação inicial de professores. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4607

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)