A relação entre teoria e prática: contribuições e desafios na formação inicial de professores
Palavras-chave:
Formação inicial docente, Experiência formativa, Teoria/prática, Contribuições/desafiosResumo
A ação consistiu em uma experiência de ensino planejada e realizada por professores e monitores voluntários (três licenciandos em Química), em uma escola de Ensino Médio do interior Cearense e teve como objetivo averiguar as contribuições e desafios da relação entre teoria e prática no processo formativo inicial docente. Para o recolhimento de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada individual, realizada com cada um dos três licenciandos, inquirindo os mesmos sobre os impactos da relação entre teoria e prática no processo formativo, ainda no período inicial desse percurso. A experiência evidenciou a importância do trabalho equitativo entre teoria e prática no âmbito da formação inicial de professores, em que os licenciandos possam interagir com professores em exercício, promovendo a troca mútua de aprendizagens, bem como conhecer a complexidade que norteia a escola, pautada por múltiplas e inconstantes situações que se evidenciam no cotidiano.
Downloads
Referências
FREITAS, Bruno Miranda; FREITAS, Mônica Cavalcante de; CAVALCANTE, Gustavo Freitas. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o Olhar docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.1, n.1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 16 jan. 2021.
GUARNIERI, Maria Regina (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. 92p.
KONDRASHOVA, Lydiya Valentinovna et al. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores: estratégia para melhorar a qualidade do ensino superior pedagógico. Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292/2918. Acesso em: 09 jan. 2021.
LEITE, Luciana Rodrigues et al. O uso de sequências didáticas no ensino de Química: Proposta para o estudo de modelos atômicos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 2, p. 177-188, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/issue/view/109. Acesso em: 09 jan. 2021.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente.1. ed. Brasília: Liber Livro, 2012. 171p.
MASSENA, Elisa Prestes. A formação inicial de professores de Química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 1, p. 45-56, 2015. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.191.04. Acesso em: 09 jan. 2021.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do et al. Condições de trabalho de professores iniciantes de Matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional. Revista Horizontes, Itatiba/SP, v. 37, n. 1, p. 1-28, 2019A. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626. Acesso em: 09 jan. 2021.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do et al. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1° grau: conhecimento teóricos e situações práticas/cotidianas. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 1-13, 2019B. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579/3136. Acesso em: 09 jan. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 312p.
PINHEIRO, Alexsandra Alves de Souza; OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de; MACIEL, Nara Maria Tavares Câmara. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544. Acesso em: 16 jan. 2021.
SOUZA, Cirlei Evangelista Silva; MELO, Geovana Ferreira. Formação inicial de professores: Práticas pedagógicas, inclusão educacional e diversidade. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. 225 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Batista Ricardo Pinto, Raylson Francisco Nunes de Sousa, Felipe de Sousa Gomes, Maria do Socorro Elizabete Sousa, Rita de Cássia do Nascimento, Francisco Jeovane do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.