Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Espaços de práticas curriculares inclusivas

Autores

Palavras-chave:

Classe Hospitalar., Atendimento Pedagógico, Domiciliar, Práticas Curriculares, Educação Inclusiva

Resumo

Objetivou-se apresentar os espaços da Classe Hospitalar (CH) e o do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) como locais de práticas curriculares, didáticas e inovações pedagógicas no que tange a educação como direito a esse público restrito. Para tal, descreveremos brevemente algumas práticas educacionais inclusivas realizadas no atendimento a crianças e adolescentes que frequentam as Classes Hospitalares no Estado do Espírito Santo e o APD na Bahia. Na CH ou no APD procura-se, acima de tudo, manter a criança e adolescente, vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, ofertando oportunidades de desenvolvimento que partem da realidade daquela pessoa e não simplesmente do que é instituído.

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Biografia do Autor

Ana Karyne Loureiro Furley, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em psicopedagogia pela FABRA/ES. Especialista em Pedagogia Hospitalar pela FAVENI/ES. Brinquedista e Afiliada a ABBri. Atualmente é professora bolsista pela UFMS.

Brunella Poltroniere Miguez, Universidade Federal do Espirito Santo

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM/0. Advogada. Assessora jurídica e revisora do Núcleo de Estudos da Consultoria Legislativa do Senado Federal.

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação – UFES/ CE/ PPGE.

José Raimundo Rodrigues, Universidade Federal do Espirito Santo

Mestrado em Educação (UFES). Doutorado em Teologia Sistemática (FAJE-BH). Doutorando em Educação (UFES).

Luíza Elena ´Cândido de Almeida, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Faculdade Unida de Vitória. Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Mestranda no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Faculdade Unida de Vitória. Professora MAPA da rede estadual de ensino do Espírito Santo

Sirlei Anacleto Martins, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Faculdade Unida de Vitória. Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Mestranda no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Faculdade Unida de Vitória. Professora MAPA da rede estadual de ensino do Espírito Santo

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Furley, A. K. L., Miguez, B. P., Pinel, H., Rodrigues, J. R., Almeida, L. E. ´Cândido de, & Martins, S. A. (2021). Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Espaços de práticas curriculares inclusivas. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4971