Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Espaços de práticas curriculares inclusivas
Palavras-chave:
Classe Hospitalar., Atendimento Pedagógico, Domiciliar, Práticas Curriculares, Educação InclusivaResumo
Objetivou-se apresentar os espaços da Classe Hospitalar (CH) e o do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) como locais de práticas curriculares, didáticas e inovações pedagógicas no que tange a educação como direito a esse público restrito. Para tal, descreveremos brevemente algumas práticas educacionais inclusivas realizadas no atendimento a crianças e adolescentes que frequentam as Classes Hospitalares no Estado do Espírito Santo e o APD na Bahia. Na CH ou no APD procura-se, acima de tudo, manter a criança e adolescente, vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, ofertando oportunidades de desenvolvimento que partem da realidade daquela pessoa e não simplesmente do que é instituído.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC, SEESP, 2002. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SECADI. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de Setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de Novembro de 2007. Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, set. 2008b. Disponível em: https://www.andi.org.br/file/51322/download?token=iPduFKyi Acesso em: 20 fev. 2021.
CECCIM, Ricardo Burg. Criança hospitalizada: a atenção integral como uma escuta à vida. In: CECCIM, Ricardo Burg; CARVALHO, Paulo R. Antonacci (orgs.). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 27- 41,1997.
FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Pedagogia Hospitalar: Princípios, políticas e práticas de uma educação para todos. Curitiba: Editora CRV, 2014.
FONSECA, Eneida Simões. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.
FONTES, Rejane. O desafio da educação no hospital. Belo Horizonte: Presença pedagógica, v. II, n. 64, p. 21-29, jul./ago. 2005.
FONTES, Rejane. A reinvenção da escola a partir de uma experiência instituinte em hospital. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 271-282, mai./ago, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FURLEY, Ana Karyne L. G. W. Ser criança com câncer na brinquedoteca hospitalar: um estudo em Merleau-Ponty. 278f. Dissertação (Mestrado em Educação): Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11198 Acesso em: 20 fev. 2021.
Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, A. G. Escola no Hospital: contribuições do atendimento pedagógico-educacional para crianças e adolescentes hospitalizados. In: MAZINI, J. E. (Org.). Educação Especial e Inclusão: temas atuais. São Carlos: Marquezine e Manzini, ABPEE, 2013.
GRANEMANN, Jucélia Linhares. Classe hospitalar: sistemática de atuação e de funcionamento. In: PINEL, Hiran; SANT'ANA, Alex Sandro. C.; COLODETE, Paulo. Roque. (org.). Pedagogia hospitalar numa perspectiva inclusiva: um enfoque fenomenológico existencial. Teresina: EDUFPI, p. 109-115, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba: Editora da UFPR, n. 17, p. 153-176, 2001.
MIGUEZ, Brunella Poltronieri. Classe hospitalar e a efetivação do direito à educação da criança hospitalizada: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES, Vitória, 2020. Disponível em: https://emescam.br/wp-content/uploads/2021/01/dissertao-final-brunella-poltronieri-miguez-20.07.20.pdf Acesso em: 21 fev. 2021.
MILANI, Ive Carolina Fiuza; VALE, Márcia Pereira Martins. Atendimento pedagógico domiciliar: estudo de dois casos na cidade de Salvador. In: PIMENTEL, Gabriela S. Rêgo; TAVARES, Christiane A. Regis (orgs). Anísio Teixeira: Educação não é privilégio, é um direito/ Anais do IV Encontro Estadual da ANPAE Bahia. 2020.
OLIVEIRA, Tyara Carvalho de; CAVALCANTE, Robson. Classe hospitalar: um direito para todas as crianças hospitalizadas? In: SCHILKE, Ana Lúcia; AROSA, Armando C. Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011, p. 101-109.
ORTIZ, Leodi C. M.; FREITAS, Soraia N. Classe hospitalar: caminhos pedagógicos entre saúde e educação. Santa Maria: Ed. UFMS, 2005.
PAULA, Ercília M. A.T. Escola no hospital: espaço de articulação entre educação formal e não formal. In: Anais Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2007.
PINEL, Hiran; SANT'ANA, Alex Sandro. C.; COLODETE, Paulo. Roque. (org.). Pedagogia hospitalar numa perspectiva inclusiva: um enfoque fenomenológico existencial. Teresina: EDUFPI, 2015.
SANSÃO, Walter Alves; FERNANDES, Edicléia Mascarenhas. O uso do aplicativo de comunicação WhatsApp em atendimento pedagógico em classe hospitalar. Curitiba: CRV, 2020.
SEDU. Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. Portaria Nº 168-R, de 23 de Dezembro de 2020, estabelece normas e procedimentos complementares referentes à avaliação, recuperação de estudos e ao ajustamento pedagógico dos estudantes das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do estado do Espírito Santo, e demais providências. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, Vitória, 23 Dezembro de 2020, p. 55. 2020 b. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/PORTARIA%20N%C2%BA%20168-R%20-%20Procedimentos%20referentes%20%C3%A0%20avalia%C3%A7%C3%A3o,%20recupera%C3%A7%C3%A3o%20de%20estudos%20e%20ao%20ajustamento%20pedag%C3%B3gico%20dos%20estudantes.pdf Acesso em: 20 fev. 2021.
SILVA, Fatima Julia Martins da. Ação educativa no hospital: desafios e possibilidades. In: AROSA, Armando C.; SCHILKE, Ana Lúcia (Orgs). A escola no hospital: espaço de experiências emancipatórias. Niterói: Intertexto, 2007, p.147-157.
TORRES, Wilma Costa. A criança diante da morte: desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
VITA, Victor. Fazendo arte no espaço hospitalar. In: AROSA, Armando C.; SCHILKE, Ana Lúcia (Orgs). A escola no hospital: espaço de experiências emancipatórias. Niterói: Intertexto, 2007, p. 135-146.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Karyne Loureiro Furley, Brunella Poltroniere Miguez, Hiran Pinel, José Raimundo Rodrigues, Luíza Elena ´Cândido de Almeida, Sirlei Anacleto Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.