Gestão democrática e participativa na implementação da BNCC: análise do guia para gestores escolares

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Gestão Escolar, Guia para Gestores Escolares

Resumo

Desde que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 2018, várias políticas de implementação vêm sendo desenvolvidas para que o documento alcance a realidade das escolas brasileiras. O presente estudo objetiva analisar o papel da gestão escolar na implementação da BNCC, mais especificamente, as orientações do Guia para Gestores Escolares, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), sob a ótica das dimensões da gestão escolar democrática e participativa propostas por Lück (2009). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas técnicas empregadas são a revisão bibliográfica e a análise documental. Como resultados, pode-se verificar que o Guia para Gestores Escolares foi organizado em torno dos aspectos da gestão democrática e participativa, levando a concluir que, para garantir a efetividade das propostas na BNCC, o processo de implementação deve envolver toda comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Adriene Ferreira de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Gestão Escolar, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Licenciada em Letras/Português, pelo Centro Universitário São José de Itaperuna.

Joane Marieli Pereira Caetano, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

Mello, A. F. de, & Caetano, J. M. P. (2021). Gestão democrática e participativa na implementação da BNCC: análise do guia para gestores escolares. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5307