Gestão democrática e participativa na implementação da BNCC: análise do guia para gestores escolares
Palavras-chave:
BNCC, Gestão Escolar, Guia para Gestores EscolaresResumo
Desde que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 2018, várias políticas de implementação vêm sendo desenvolvidas para que o documento alcance a realidade das escolas brasileiras. O presente estudo objetiva analisar o papel da gestão escolar na implementação da BNCC, mais especificamente, as orientações do Guia para Gestores Escolares, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), sob a ótica das dimensões da gestão escolar democrática e participativa propostas por Lück (2009). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas técnicas empregadas são a revisão bibliográfica e a análise documental. Como resultados, pode-se verificar que o Guia para Gestores Escolares foi organizado em torno dos aspectos da gestão democrática e participativa, levando a concluir que, para garantir a efetividade das propostas na BNCC, o processo de implementação deve envolver toda comunidade escolar.
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