Letramento literário: reflexões sobre a escola e a formação leitora
Palavras-chave:
Formação Leitora, Letramento literário, Sala de leitura, Ensino FundamentalResumo
As práticas de leitura perpassam praticamente todas as atividades desenvolvidas no contexto escolar. Frente a isso, este artigo objetiva discutir sobre a escola como espaço de formação leitora, enfocando a sala de leitura Para tal, traz um recorte de uma monografia escrita a partir de uma pesquisa de campo com metodologia de abordagem qualitativa realizada em 2020 no município de Itapipoca. Como resultados, destacou-se a presença de projetos de incentivo à leitura literária, com parceria entre os profissionais da gestão escolar, sala de leitura e sala de aula, além de familiares, oportunizando a formação leitora no ambiente escolar. Conclui-se que a formação leitora na escola ultrapassa as paredes da sala de aula, acentuando-se o papel do núcleo gestor no planejamento e articulação de projetos de incentivo à leitura em parceria com os professores, profissionais que atuam na biblioteca e família.
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