Letramento literário: reflexões sobre a escola e a formação leitora

Autores

Palavras-chave:

Formação Leitora, Letramento literário, Sala de leitura, Ensino Fundamental

Resumo

As práticas de leitura perpassam praticamente todas as atividades desenvolvidas no contexto escolar. Frente a isso, este artigo objetiva discutir sobre a escola como espaço de formação leitora, enfocando a sala de leitura Para tal, traz um recorte de uma monografia escrita a partir de uma pesquisa de campo com metodologia de abordagem qualitativa realizada em 2020 no município de Itapipoca. Como resultados, destacou-se a presença de projetos de incentivo à leitura literária, com parceria entre os profissionais da gestão escolar, sala de leitura e sala de aula, além de familiares, oportunizando a formação leitora no ambiente escolar. Conclui-se que a formação leitora na escola ultrapassa as paredes da sala de aula, acentuando-se o papel do núcleo gestor no planejamento e articulação de projetos de incentivo à leitura em parceria com os professores, profissionais que atuam na biblioteca e família.

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Biografia do Autor

Thaís dos Santos Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de estudos sobre práticas de letramento literário e educação de crianças (GEPLLEC) desde 2017.

Ana Luisa Nunes Diógenes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrado em Educação Brasileira - Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Educação Pré-Escolar - Universidade Estadual do Ceará - UECE e graduação em Psicologia.  (UFC). Atualmente, é professora da Faculdade de Educação de Itapipoca (UECE).

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Nascimento, T. dos S. ., & Diógenes, A. L. N. (2021). Letramento literário: reflexões sobre a escola e a formação leitora. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6173