Validação do inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Prática Docente, Qualidade do ensino

Resumo

O estudo teve como objetivo elaborar e validar um inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar. Para isso, utilizou-se da revisão integrativa, análise da realidade de professores supervisores e validação do conteúdo por juízes. O instrumento enviado à comissão de juízes era composto por 60 itens divididos em 11 dimensões. No entanto, o instrumento validado ficou composto por seis dimensões abrangendo 41 itens, nomeadamente as seguintes dimensões são: i) Política e ambiente escolar; ii) Planejamento escolar; iii) Gestão e Organização; iv) Clima relacional; v) Clima motivacional; e vi) Avaliação e Feedback pedagógico. Conclui-se que foi possível validar o inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar. Espera-se que os professores de Educação Física possam se beneficiar da utilização deste inventário para conhecer as recomendações e aprimorar sua prática educativa com o intuito de proporcionar uma Educação Física de qualidade.

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Biografia do Autor

David Tomé de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Discente do curso de licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antônio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor substituto na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Mariana Cristina Alves de Abreu, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Professora na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

José Airton de Freitas Pontes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Pós-doutor em Educação pela Universidade do Minho e pela Universidade Federal do ACRE (UFAC).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Lima, D. T. de, Medeiros Filho, A. E. C. de, Abreu, M. C. A. de, & Pontes Júnior, J. A. de F. (2021). Validação do inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5322