Validação do inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar
Palavras-chave:
Educação Física escolar, Prática Docente, Qualidade do ensinoResumo
O estudo teve como objetivo elaborar e validar um inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar. Para isso, utilizou-se da revisão integrativa, análise da realidade de professores supervisores e validação do conteúdo por juízes. O instrumento enviado à comissão de juízes era composto por 60 itens divididos em 11 dimensões. No entanto, o instrumento validado ficou composto por seis dimensões abrangendo 41 itens, nomeadamente as seguintes dimensões são: i) Política e ambiente escolar; ii) Planejamento escolar; iii) Gestão e Organização; iv) Clima relacional; v) Clima motivacional; e vi) Avaliação e Feedback pedagógico. Conclui-se que foi possível validar o inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar. Espera-se que os professores de Educação Física possam se beneficiar da utilização deste inventário para conhecer as recomendações e aprimorar sua prática educativa com o intuito de proporcionar uma Educação Física de qualidade.
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