Educadora Edmilsa Santana: trajetória de vida pessoal e profissional

Autores

Palavras-chave:

Educação, Educadora, Edmilsa Santana, Memória

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo biografar a educadora Edmilsa Santana de Araújo, nascida na cidade de Floriano-PI e que possui uma trajetória de vida pessoal e profissional reconhecida. Esta pesquisa é resultado do grupo de estudo biografia de educadores (GEBE) da UFPI. Indagamos: Quem é a educadora Edmilsa Santana de Araujo? A metodologia utilizada foi a pesquisa oral, onde realizamos no ano de 2021, entrevistas com a própria educadora Edmilsa Santana, com sua irmã e uma aluna, através do google meet. Ao falar sobre pesquisa oral, valorizamos a fala dos sujeitos da pesquisa. Edmilsa trabalhou em um banco, fez curso de Letras, Pedagogia e Filosofia. Mestra e Doutora em Educação. Trabalhou como professora do Estado do Piauí durante 12 anos em 1993 ingressou no serviço Federal através de concurso para o Colégio Agrícola de Floriano (CAF). Aposentou-se em 2009 e ingressou através de concurso na Universidade Federal do Piauí-UFPI no curso de Pedagogia. Onde vem contribuindo com a Educação de Floriano. A professora Edmilsa Santana hoje é gestora do Campus Amílcar Ferreira Sobral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Camelo de Sousa, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Doutora em educação, mestra em educação, especialista em Libras, pedagoga, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e vice coordenadora do grupo de estudo biografia de educadores (GEBE) e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Luzia Da Silva Almeida, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Graduanda do curso de Pedagogia da UFPI, campus Floriano-PI e membro do grupo de estudo biografia de educadores (GEBE).

Ronnyel Nunes da Fonseca, Secretaria de Educação de Bom Jesus-PI

Pedagogo, professor da prefeitura de Bom Jesus-PI e membro do grupo de estudo biografia de educadores (GEBE).

Referências

AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. O significado das pequenas coisas: história, prosopografia e biografemas. In: AVELAR, A. de S.; SCHMIDT, B. B. (Orgs.). Grafia da Vida: reflexões e experiências com a escrita biográfica. São Paulo: Letras e Voz, 2012.

ARAÚJO, Edmilsa Santana. Entrevista cedida para pesquisadora Célia Sousa, pela plataforma Google Meet. Garanhuns-PE, 18 de fevereiro de 2021.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/. Acesso em: 06 de jan. 2020.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 06 jun. 2021.

SANTANA, Eliane Maria. Entrevista cedida para pesquisadora Célia Sousa, pela plataforma Google Meet. Garanhuns -PE, 3 maio de 2021.

SOUSA, Isabel Luiza Sandes Martins. Entrevista cedida para pesquisadora Célia Sousa, pela plataforma Google Meet. Garanhuns-PE, 29 de maio de 2021.

SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841. Acesso em: 05 jun. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505/2954. Acesso em: 02 abr. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.

LE GOFF, Jacques, 1924. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al.–Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

OLIVEIRA, N. H. D. Recomeçar: família, filhos e desafios. [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 236 p. ISBN 978-85-7983-036-5. Disponível em: https:// books.scielo.org. Acesso em: 25 jun. 2021.

POLAK, Ymiracy N. S.; DINIZ, José A.; PEQUENO, Mauro C.; Conversando sobre pesquisa. In: POLAK, Ymiracy N. S; SANTANA, José Rogério; ARAUJO, Helena L. M. Rodrigues. Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: UFC, 2014.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. A pesquisa científica no campo da educação: pontos e passos. Teresina: EDUFPI, 2015.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

Publicado

2021-07-17

Como Citar

Sousa, C. C. de ., Almeida, L. D. S. ., & Fonseca, R. N. da . (2021). Educadora Edmilsa Santana: trajetória de vida pessoal e profissional. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6209