Avaliação da aprendizagem em um curso de pós-graduação na modalidade à distância
Palavras-chave:
Educação Superior. , Formação Continuada. , Avaliação Educacional.Resumo
Com a popularização da internet nas últimas décadas, observa-se a expansão da Educação a Distância (EaD), tanto a implementação de cursos de graduação, quanto pós-graduação. O presente artigo teve como objetivo apresentar e discutir a avaliação presencial da aprendizagem em um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD de uma universidade pública situada no estado do Ceará. A investigação desenvolvida foi do tipo pesquisa de campo, descritiva e exploratória. A amostra foi composta por 10 alunos regularmente matriculados em um curso de Especialização em EaD pertencente a um dos polos de uma universidade pública do estado do Ceará. Com base nos resultados deste estudo, constatamos que a avaliação presencial da aprendizagem no curso de Pós-graduação em EaD é realizada predominantemente de forma tradicional. Percebeu-se que as metodologias utilizadas pelos professores permitiu aos estudantes concluir que a avaliação presencial não era significativa pelo o fato de, após os exames, não serem realizadas discussões ou debates sobre os conteúdos, limitando as contribuições.
Downloads
Referências
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, p. 218-234, 2019. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6002. Acesso em: 12 mar. 2020.
BATISTA, G. S.; NEPOMUCENO, M. C.; OLIVEIRA, W. R.; MACHADO, M. F. Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8. n. 1, 2019. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1467/930. Acesso em: 12 abr. 2020.
BRASIL. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
FERREIRA FILHO, L. N. O projeto de avaliação diagnóstica da rede pública estadual do Ceará: análise dos descritores críticos em Matemática. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 3, e233622, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3622. Acesso em: 02 abr. 2021.
FERREIRA, L. P. Avaliação no ensino a distância: possibilidades e desafios. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 1., 2012, São Carlos. Anais..., São Carlos, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.
MAGALHÃES JÚNIOR, A. G. Avaliação na educação a distância. Fortaleza: UAB/UECE, 2015.
MUGNOL, M. A Educação a Distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3589. Acesso em: 02 abr. 2020.
PASSOS, M. L. S. Avaliação Formativa na Educação a Distância: concepções da equipe multidisciplinar de um curso de Pós-graduação em Informática na Educação (PIE). EaD Em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/810. Acesso em: 12 mar. 2020.
PONTES JUNIOR, J. A. F. Avaliação em Educação Física Escolar. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE, 2017.
SANAVRIA, C. Z. Avaliação na aprendizagem na educação à distância: concepções e práticas de professores de ensino superior. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco, 2008.
SANTOS, M. A. B.; FERREIRA, H. S.; SIMÕES, L. L. F. Formação de professor e profissionalismo: reflexões acerca da avaliação externa. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 161–178, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896. Acesso em: 02 abr. 2020.
SARAIVA, R. S. L. Avaliação da Aprendizagem no Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância. Fortaleza: UECE, 2014.
SILVA, J. R. A Evolução do ensino a distância no Brasil e a sua contribuição nas universidades. Pós-graduação “Lato Sensu” Faculdade Integrada AVM. Rio de Janeiro -2012.
SILVA JUNIOR, G. J. Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973/4037. Acesso em: 02 abr. 2021.
SOUSA, M. L. I.; SOARES, L. V. Avaliação educacional ou política de resultados? Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951. Acesso em: 02 abr. 2020.
SOUSA, N. M. F. R.; NASCIMENTO, D. A. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 121–140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859. Acesso em: 02 abr. 2020.
VIDAL, E. M.; MAIA, J. E. B. Introdução à Educação a Distância. Fortaleza: RDS, 2010.
VIEIRA, L. C. BUENO, A. C. B. Os estudos sobre os modelos de avaliação utilizados na modalidade EaD: um balanço das pesquisas dos Programas de Pós-Graduação no Brasil. V Seminário Internacional de Educação a Distância, CAED. UFMG. Setembro de 2013.
VILAÇA, A. P. D et al. Avaliação da aprendizagem sob a perspectiva dos tutores do centro de educação a distância do estado do Rio de janeiro. Revista Philologus, v. 25, n. 75, set./dez.2019. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO25/75supl/70.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nárgila Mara da Silva Bento, Antonio Evanildo de Medeiros Cardoso Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.