Avaliação da aprendizagem em um curso de pós-graduação na modalidade à distância

Autores

  • Nárgila Mara da Silva Bento Universidade Regional do Cariri
  • Antonio Evanildo de Medeiros Cardoso Filho Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Educação Superior. , Formação Continuada. , Avaliação Educacional.

Resumo

Com a popularização da internet nas últimas décadas, observa-se a expansão da Educação a Distância (EaD), tanto a implementação de cursos de graduação, quanto pós-graduação. O presente artigo teve como objetivo apresentar e discutir a avaliação presencial da aprendizagem em um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD de uma universidade pública situada no estado do Ceará. A investigação desenvolvida foi do tipo pesquisa de campo, descritiva e exploratória. A amostra foi composta por 10 alunos regularmente matriculados em um curso de Especialização em EaD pertencente a um dos polos de uma universidade pública do estado do Ceará. Com base nos resultados deste estudo, constatamos que a avaliação presencial da aprendizagem no curso de Pós-graduação em EaD é realizada predominantemente de forma tradicional. Percebeu-se que as metodologias utilizadas pelos professores permitiu aos estudantes concluir que a avaliação presencial não era significativa pelo o fato de, após os exames, não serem realizadas discussões ou debates sobre os conteúdos, limitando as contribuições.

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Biografia do Autor

Nárgila Mara da Silva Bento, Universidade Regional do Cariri

Professora substituta na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestra e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Nacional de Brasília (UnB).

Antonio Evanildo de Medeiros Cardoso Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor substituto na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Bento, N. M. da S. ., & Cardoso Filho, A. E. de M. . (2021). Avaliação da aprendizagem em um curso de pós-graduação na modalidade à distância. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5314

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