O Legado de Paulo Freire: reflexões sobre sua vida e suas principais obras no horizonte da prática docente

Autores

Palavras-chave:

Legado freireano, Paulo Freire., Prática docente

Resumo

É inegável a pertinência dos escritos de Freire nas universidades, nas pesquisas, em espaços de conversas formais e informais entre educadores por fomentar modos e sentidos de pensar a educação. Tendo esse pressuposto como norte, o objetivo desta pesquisa foi conhecer o pensamento de Paulo Freire a partir de suas principais obras, destacando sua relevância para a prática docente. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como suporte alguns escritos do próprio educador (FREIRE, 2016; 2018; 2019) pelo fato de seus conteúdos enfatizarem a promoção do conhecimento a partir de uma prática educativa emancipatória, crítica e reflexiva. Conclui-se que o legado deixado por Freire pode ser considerado atemporal, uma vez que suas ideias fazem-se pertinentes ao atual contexto, trazendo contribuições que dialogam permanentemente com a qualidade no campo educacional, sobretudo, na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – UECE, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional (UNICHRISTUS). Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

Francinalda Machado Stascxak, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – UECE, Especialista em Formação de Formadores e os processos de coordenação pedagógica da Educação Básica e do Ensino Superior - UECE). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

 

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Programa de Mestrado em Educação Profissional (URCA). Doutora em Educação (USP). Pós-doutorado em Educação (USP). Mestre em Educação (UFC). Graduada em Letras e em Pedagogia (URCA).

Referências

BOSI, Alfredo. Colônia, culto e cultura. In: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 11-64.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Ana Maria Araújo. A voz da esposa: a trajetória de Paulo Freire. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016. GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. O conhecimento. In: LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. - 2. ed. - São Paulo: Expressão Popular, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos) 2a. reimpressão, 2019.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. revista e atualizada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. - 8. ed. - São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. (Coleção memória da educação).

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Sales, M. J. F. S. e, Stascxak, F. M., & Lima, M. S. L. (2021). O Legado de Paulo Freire: reflexões sobre sua vida e suas principais obras no horizonte da prática docente. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4684

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)