O pensamento de Anísio Teixeira e a formação integral na educação profissional técnica no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação Integral, Cidadania

Resumo

Anísio Teixeira foi o precursor no Brasil de uma proposta de educação profissional técnica ofertada por meio de cursos que proporcionassem uma formação integral dos estudantes. Tal formação se basearia não somente na preparação técnica e teórica para o exercício de um ofício e a inserção no mercado de trabalho, mas também no aprendizado de conhecimentos propiciado por uma educação humanística que possibilitasse as competências intelectuais necessárias para o exercício da cidadania. Ademais, este educador foi o defensor da equiparação nas legislações entre o ensino profissional técnico e o secundário “científico”, o que daria aos alunos o direito de fazerem transferência entre estes ramos de ensino sem prejuízo dos estudos já realizados e prestarem exame vestibular e ingressarem em qualquer carreira de nível superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Eschriqui Vieira Pinto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduado em Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade de Brasília. Especialização em Metodologia do Ensino da História e Docência e Gestão da Educação Básica na Faculdade Unyleya. Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás - Linha de Pesquisa em Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História, onde desenvolve pesquisas em História da Educação e Cultura Política no Brasil. 

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. In: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001, p. 51-108. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002630.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases daEducação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 ago. 2020.

BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=11663rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 dez. 2020.

CORDÃO, Francisco Aparecido. As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e suas implicações na educação profissional técnica de nível médio. Boletim Técnico do SENAC: A Revista da Educação Profissional, v. 37, n. 3, set./dez., p. 41-55, 2011. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/184. Acesso em: 15 dez. 2020.

DEWEY, John. Democracia e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. 426p.

DEWEY, John. Essays in experimental logic. New York: Dover Publications, 1953. 444p.

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Vozes, 2011. 168p.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Aspectos americanos de educação & Anotações de viagem aos Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. 220p.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. A educação e a crise brasileira. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. 424p.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação e o mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977. 245p.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957. 146p.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação no Brasil. 2. ed. São Paulo; Brasília: Companhia Editora Nacional; Instituto Nacional do Livro, 1976. 384p.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. 262p.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Pequena introdução à Filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967. 150p.

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Pinto, J. E. V. (2021). O pensamento de Anísio Teixeira e a formação integral na educação profissional técnica no Brasil. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–22. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4581