Hannah Arendt e Educação: analisando a produção acadêmica brasileira contemporânea sobre o tema

Autores

Palavras-chave:

Hannah Arendt., Educação., Política e Ética.

Resumo

O presente trabalho busca analisar artigos de autores brasileiros de produção recente que escreveram sobre as ideias sobre educação da filósofa Hannah Arendt. Escolhemos esta pensadora, pois sua análise sobre a Educação mostrou a importância de suas ideias para o debate de temas importantes como as relações da Educação para com a Política e a Ética. O critério de escolha para o desenvolvimento do presente estudo foi o de utilizar artigos de autores brasileiros, produzidos entre 2015 e 2017, que têm como tema as ideias de Hannah Arendt sobre a Educação. A pesquisa dos artigos se deu por meio da plataforma Scielo = Scientific Electronic Library Online. Foram encontrados três artigos sobre as ideias educacionais de Hannah Arendt, produzidos em 2016. Analisamos, no âmbito deste estudo, os objetivos, os procedimentos, o local em que os procedimentos foram realizados, as análises e conclusões a que chegaram os autores dos artigos.

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Biografia do Autor

Cristina Misturini Sato, Universidade de Salamanca

Doutoranda e Mestre em Ciências pela Universidade de Salamanca, Especialista em Gestão Educacional - Organização Escolar e Trabalho Pedagógico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Pedagoga pela Universidade Católica de Santos.

Leticia Ribeiro dos Santos, Universidade de Salamanca Membro ABS

Doutoranda e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca; Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci; Graduada em Pedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça.

Haroldo Tuyoshi Sato, Universidade de Salamanca - Membro ABS

Graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorando em Antropologia pela Universidade de Salamanca, atua como Psicólogo Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Sato, C. M., Santos, L. R. dos, & Sato, H. T. (2021). Hannah Arendt e Educação: analisando a produção acadêmica brasileira contemporânea sobre o tema. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5086