Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar
Palavras-chave:
Ensino da Leitura, Estratégias, Jornal escolarResumo
O presente texto pretende descrever uma experiência de ensino de leitura realizada em uma escola de ensino fundamental, tendo como principal recurso um jornal escolar produzido pelos próprios estudantes e seus professores. Sua temática torna-se relevante, tendo em vista a importância que tem o ensino das habilidades leitoras por meio das inúmeras estratégias com a intenção da formação de leitores proficientes. Por esta razão, foi utilizado, o tipo de pesquisa bibliográfica, tendo como principais teóricos consultados: Solé (1998), Kleiman (2004) e Koch e Elias (2006), que através de suas obras podem-se perceber as muitas estratégias a serem utilizadas em sala de aula, em busca de uma leitura significativa para o aluno leitor. Os resultados do estudo revelam que ações desenvolvidas pelos educadores nas salas de aula, a exemplo da experiência relatada, poderão fazer a diferença no que diz respeito ao pleno domínio da capacidade leitora.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. 102p.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. 216p.
MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: EDUECE/Demócrito Rocha, 2001.143p. (Coleção Magister).
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.194p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ANTONIO IVANILO BEZERRA DE OLIVEIRA, Sônia Maria Soares de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.