Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar

Autores

Palavras-chave:

Ensino da Leitura, Estratégias, Jornal escolar

Resumo

O presente texto pretende descrever uma experiência de ensino de leitura realizada em uma escola de ensino fundamental, tendo como principal recurso um jornal escolar produzido pelos próprios estudantes e seus professores. Sua temática torna-se relevante, tendo em vista a importância que tem o ensino das habilidades leitoras por meio das inúmeras estratégias com a intenção da formação de leitores proficientes. Por esta razão, foi utilizado, o tipo de pesquisa bibliográfica, tendo como principais teóricos consultados: Solé (1998), Kleiman (2004) e Koch e Elias (2006), que através de suas obras podem-se perceber as muitas estratégias a serem utilizadas em sala de aula, em busca de uma leitura significativa para o aluno leitor. Os resultados do estudo revelam que ações desenvolvidas pelos educadores nas salas de aula, a exemplo da experiência relatada, poderão fazer a diferença no que diz respeito ao pleno domínio da capacidade leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC (Doutorando em Educação)

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Formador da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME).

Sônia Maria Soares de Oliveira, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. 102p.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. 216p.

MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: EDUECE/Demócrito Rocha, 2001.143p. (Coleção Magister).

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.194p.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Oliveira, A. I. B. de ., & Oliveira, S. M. S. de . (2021). Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5706

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)