Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar
Palavras-chave:
Ensino da Leitura, Estratégias, Jornal escolarResumo
O presente texto pretende descrever uma experiência de ensino de leitura realizada em uma escola de ensino fundamental, tendo como principal recurso um jornal escolar produzido pelos próprios estudantes e seus professores. Sua temática torna-se relevante, tendo em vista a importância que tem o ensino das habilidades leitoras por meio das inúmeras estratégias com a intenção da formação de leitores proficientes. Por esta razão, foi utilizado, o tipo de pesquisa bibliográfica, tendo como principais teóricos consultados: Solé (1998), Kleiman (2004) e Koch e Elias (2006), que através de suas obras podem-se perceber as muitas estratégias a serem utilizadas em sala de aula, em busca de uma leitura significativa para o aluno leitor. Os resultados do estudo revelam que ações desenvolvidas pelos educadores nas salas de aula, a exemplo da experiência relatada, poderão fazer a diferença no que diz respeito ao pleno domínio da capacidade leitora.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. 102p.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. 216p.
MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: EDUECE/Demócrito Rocha, 2001.143p. (Coleção Magister).
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.194p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ANTONIO IVANILO BEZERRA DE OLIVEIRA, Sônia Maria Soares de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.