Pedagogia e Pedagogos: uma análise curricular sobre a formação

Autores

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Formação do Pedagogo, Educação em espaço não-escolar

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar como a formação do pedagogo para atuar em espaços não-escolares é contemplada na proposta curricular do Curso de Pedagogia, campus de Jequié. Trata-se de uma investigação documental, numa abordagem qualitativa, tendo como alcance descobrir variáveis não determináveis que moldam e ajudam a definir a pesquisa, sendo fundamentada teoricamente em autores como Libâneo (2007), Pimenta (2001, 2005); Brandão (1995); Veiga (2000, 2003); Freire (2007); Aguiar (2006); Ghiraldelli (2006); Gohn (2006) e André (2002). Os resultados provisórios indicam que o compromisso dado aos espaços não-escolares na formação do pedagogo necessita de atenção. Assim, as discussões apresentadas podem contribuir com o processo de reflexão sobre o profissional que está sendo e deverá ser formado nos cursos de Pedagogia, uma vez que esses têm sido convocados a exercerem diversas atividades e atribuições em diferentes espaços educativos.

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Biografia do Autor

Emerson Gonçalves Cunha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Educação para Jovens e Adultos - NEPEJA.

Josué Leite dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Pedagogo (UESB). Especialista em Gestão de Pessoas/ RH (FIEF). Mestre e Doutor em Cultura e Sociedade (UFBA). Professor do Magistério Superior. Vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (NEPAF/ UESB), ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCus) e ao Projeto de Pesquisa intitulado: "Pipoca Cinema, Literatura e Arte: diversidade na escola" (UESB).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Cunha, E. G., & Santos, J. L. dos. (2021). Pedagogia e Pedagogos: uma análise curricular sobre a formação. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5016