Produção de jornal como recurso didático em aulas de ciências na educação de jovens e adultos (EJA)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências., Educação Ambiental, Narrativa.

Resumo

Esta pesquisa traz um recorte de um trabalho monográfico que investigou a percepção de alunos da EJA acerca da produção de um jornal como instrumento didático para o ensino de ciências com foco na temática educação ambiental. A pesquisa de abordagem qualitativa descritiva contou com participantes da EJA de Uruburetama-CE Foram realizadas palestras, sobre a questão ambiental e a produção de jornal escolar. O relato foi o instrumento para coleta dos dados que posteriormente foram analisados através da análise de conteúdo. Percebeu-se que a proposta de elaboração de um jornal como atividade de sala em turma de EJA promove a interação, autonomia e aprendizagem dos alunos. Adequar metodologias e recursos didáticos a turmas de EJA, visando seu aprendizado é uma das alternativas de valorização ao estudante, principalmente, como sujeito crítico no seu processo de formação.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Higino Santana, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado Ecologia e Recursos Naturais com ênfase na Educação Ambiental pela UFC (2019). Doutorado em Educação (UFC, 2014). Professora Adjunta na UECE. Experiência na área de Ensino e Pesquisa de Formação de professores de Ciências e Biologia. Membro do ESCRE(VI)VER/UFBA, da SBEnBio, e da ABRAPEC.

Ariel Peixe Ximenes, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca, campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2020. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica durante o período de 2018 a 2020.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Santana, I. C. H., & Ximenes, A. P. (2021). Produção de jornal como recurso didático em aulas de ciências na educação de jovens e adultos (EJA). Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4939

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