Produção de jornal como recurso didático em aulas de ciências na educação de jovens e adultos (EJA)
Palavras-chave:
Ensino de Ciências., Educação Ambiental, Narrativa.Resumo
Esta pesquisa traz um recorte de um trabalho monográfico que investigou a percepção de alunos da EJA acerca da produção de um jornal como instrumento didático para o ensino de ciências com foco na temática educação ambiental. A pesquisa de abordagem qualitativa descritiva contou com participantes da EJA de Uruburetama-CE Foram realizadas palestras, sobre a questão ambiental e a produção de jornal escolar. O relato foi o instrumento para coleta dos dados que posteriormente foram analisados através da análise de conteúdo. Percebeu-se que a proposta de elaboração de um jornal como atividade de sala em turma de EJA promove a interação, autonomia e aprendizagem dos alunos. Adequar metodologias e recursos didáticos a turmas de EJA, visando seu aprendizado é uma das alternativas de valorização ao estudante, principalmente, como sujeito crítico no seu processo de formação.
Downloads
Referências
AFONSO, Andreia Francisco et al. O papel dos jogos didáticos nas aulas de Química: aprendizagem ou diversão? Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/229/150. Acesso em: 16 set. 2019.
ALVES, Suiane Costa et al. Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 9, n. 4, p. 98-104, mai. 2016. ISSN 2176-0144. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/963. Acesso em: 24 fev. 2021.
ANSELMO, Alexandre Flávio; SILVA, Cleomária Gonçalves; SANTOS, Kilmara Rodrigues. Recursos didáticos e o ensino de ciências: a concepção dos professores da área das escolas municipais do ensino fundamental II em Patos, Paraíba. Anais [...], Natal, 1-06. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22115. Acesso em: 28 ago. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 229p.
BEZERRA, Miranda Meira. Evasão Escolar: uma difícil realidade da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental e EJA Monsenhor João Coutinho. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Pedagogia) – Centro de Educação – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa, 2017.
BRASIL. Princípios da Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://www.ceeja.ufscar.br/legislacao-vigente-para-a-eja. Acesso em: 22 nov. 2019.
BRASIL. Resolução Nº 466/12, de 12 de dezembro de 2012. Institui as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/ensino-e-pesquisa/pesquisa-clinica/resolucao-466.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
CACHAPUZ, Antonio Carrelhas; PÉREZ, Daniel Gil; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 263p.
CONCEIÇÃO, Marnise de Almeida Nabuco; MERQUIOR, Douglas Marcelo. Uso de notícias de jornal nas aulas de Química do Ensino Médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2018, v.8 n.1, p.4-15. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4268/2642. Acesso em 17 set. 2019.
COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/.Acesso em: 06 jan. 2020.
DANTAS, F.; TRINDADE, G. Educação de jovens e adultos e o uso das tecnologias digitais: ressignificando a práxis docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-14, 7 jan. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4561. Acesso em: 06 jan. 2020.
DINIZ, José Péricles. O desenvolvimento da leitura crítica e o papel do jornal escolar no processo. Comunicação: reflexões, experiências, ensino, v. 11, n.11, p. 125-138, 2016. Disponível em: https://issuu.com/revista_comunicacao/docs/revista_de_comunica____o_1___semest_dae3614b875242. Acesso em: 05 maio 2020.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. Brasília: Liber Livros, 2008. 79p.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200p.
GOMES, André Taschetto; GARCIA, Isabel Krey. Aprendizagem significativa na EJA: uma análise da evolução conceitual a partir de uma intervenção didática com a temática energia. Investigações em Ensino de Ciências – v. 19, n.2, p. 289-321, 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/81. Acesso em: 20 nov. 2019.
IAGER, F. A pedagogia de Paulo Freire no centro municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Erechim, 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) – Universidade Federal da Fronteira Sul, RS, 2015.
LARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves et al. Jornal da química inorgânica: uma estratégia de alfabetização científica. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1 n. 2, p. 235-248, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2507. Acesso em: 12 set. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Educativa, v. 19, n. 2, p. 353-387, 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5391/2954. Acesso em: 14 jan. 2020.
LIMA, Maria Leidiana Oliveira. Feira de Ciências: interdisciplinaridade no Ensino de Biologia para o ensino médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39242. Acesso em: 03 mar. 2020.
LONGO, Vera Carolina Cambréa. Vamos Jogar? Jogos como Recursos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. Incentivo a quem ensina a Ensinar, 2012. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/jsp/premioIncentivoEnsino/arquivo/textos/TextosFCC_35_Vera_Carolina_Longo.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.
MARTINS, Vitória Catarina Cardoso et al. Tecnologias digitais: criação e utilização de mídias sociais como ferramenta educacional para a temática ambiental e o ensino de ciências. Rer. BEA, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 190-206, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2583. Acesso em: 12 dez. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 2016. 96p.
MOREIRA, Fernanda de Freitas. Um estudo sobre a evasão na educação de jovens e adultos na escola municipal Luiz Eduardo Magalhães Santa Terezinha – Ba, 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Faculdade Maria Milza, Governador Mangabeira, Bahia, 2016.
MOURA, Andrea Larissa Castro. O jornal escolar como recurso pedagógico. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras. v. 09, n. 01, jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/755. Acesso em: 29 ago. 2019.
NETO, E. R. V. Diversidade na EJA: valorizando os diferentes saberes. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação (Org.). Gestão escolar da educação de jovens e adultos: aspectos legais e pedagógicos, 2018. Curitiba: SEED/PR., 2018. V.2. p. 1-37. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/educacao_jovens_adultos_unidade2.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020
PINHEIRO, Alexsandra Alves de Sousa; OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de; MACIEL, Nara Maria Tavares Câmara. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544/3756. Acesso em: 11 jan. 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277p.
ROCHA, Aline Lira Da. O uso de atividades lúdicas em aulas sobre viroses na EJA. Congresso Nacional de Educação. Anais [...] Campina Grande, 2018 p. 1-4. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48343. Acesso em: 15 nov. 2019.
SANDRI, Simone; YAMANOE, Mayara Cristina Pereira. As Relações Estabelecidas Pelos Sujeitos-Alunos Do Proeja: Desintegração Da Formação Integrada. Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em educação profissional. Anais [...], Natal, p. 1-12. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1326?show=full. Acesso em: 20 nov. 2019.
SILVA, André Luis Silva; CARVALHO, Graça da Silva; MOURA, Paulo Rogério Garcez de. Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de Ciências). Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, 464-477. Disponível em: https://www.revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/revint/article/view/169/102. Acesso em: 14 out. 2019.
SILVA, Carlos Augusto dos Santos; PIMENTEL, Marcelo Conceição. Quais os problemas que levaram a evasão da EJA” na (2ª etapa) na escola municipal de ensino fundamental Bertoldo Costa no Município de Maracanã no Estado Pará no ano de 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) – PARFOR- Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2017.
SILVA, Tania Maria Nunes Sousa. Educação de Jovens e adultos: memórias, percepções e aprendizados. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) – Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
SIPEC, I. O JORNAL ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO BÁSICO. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 21, n. 3, p. 132-141, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40948. Acesso em: 29 ago. 2019.
ZANCHI, Verenice; SOUZA, Mariana Barbosa de; COSTA, João Paulo Reis. A centralidade da agricultura familiar nas questões relacionadas à sustentabilidade do meio ambiente em pequenas propriedades rurais. Ágora, Revista de História e Geografia. 2017, v.19, n. 01, p. 64-74. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/8764. Acesso em: 12 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Isabel Cristina Higino Santana, Ariel Peixe Ximenes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.