Hidrografia e Google Earth: aula de campo virtual em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Geotecnologias. , Voo virtual. , Ensino virtual. , Ensino de Geografia.Resumo
A pandemia de Covid-19, causada pelo SARS-COV-2 tem se espalhado em todo o mundo, afetando diretamente todas as atividades humanas. O ensino regular em ambiente escolar presencial deixou, no momento, de existir ou quando realizado, não abarca toda a comunidade de estudantes profissionais, dessa forma afetando as dinâmicas dos escolares. As aulas de campo, muito utilizadas pela Geografia, deixaram de ser realizadas devido ao isolamento social necessário nesse período. Para minimizar esse problema, as imagens disponibilizadas pelo Google Earth podem ser utilizadas, na forma de um voo virtual, onde se visualiza informações que podem ser utilizadas na aula. O Google Earth, portanto, apresenta-se como uma ferramenta auxiliar em aulas virtuais de campo.
Downloads
Referências
BAO, W. COVID-19 and online teaching in higher education: a case study of Peking University. Human Behavior and Emerging Technologies, v.2, n.2, p.113-115, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/hbe2.191. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/hbe2.191. Acesso em: 02 abr. 2021.
BRYSON, J. R.; LAUREN, A. Covid-19 and rapid adoption and improvisation of online teaching: curating resources for extensive versus intensive online learning experiences. Journal of Geography in Higher Education, v.44, n.4, p.608-623, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/03098265.2020.1807478. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03098265.2020.1807478. Acesso em: 02 abr. 2021.
COSTA, F. R.; SOUZA, R. F.; SILVA, S. M. P. Geoprocessamento aplicado a caracterização geoambiental da bacia hidrográfica do Rio Doce - RN/BRASIL. Boletim Paranaense de Geociências, Curitiba, v.75, p.43-63, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/geociencias/article/view/58756. Acesso em: 02 abr. 2021.
EVANGELISTA, A. M.; MORAES, M. V. A. R.; SILVA, C. V. R. Os usos e aplicações do Google Earth como recurso didático no ensino de Geografia. Revista Percursos, Florianópolis, v.18, n.38, p.152-166, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017152/.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021.
GUEDES, J. A. Poluição de rios em áreas urbanas. In: GUEDES, J. A. Estudos em Hidrogeografia. Belo Horizonte: Dialética, 2020, Cap.1, p.13-29.
GUEDES, J. A.; AMARAL, V. S. Hidroquímica do reservatório Tabatinga. In: GUEDES, J. A. Estudos em Hidrogeografia. Belo Horizonte: Dialética, 2020, Cap.3, p.53-68.
MACHADO, P. J. O.; TORRES, F. T. P. Introdução à Hidrogeografia. São Paulo: Cengage, 2013.
NOGUEIRA, J. V. D.; SILVA, C. M. Conhecendo a origem do SARS-COV-2 (COVI-19). Revista Saúde e Meio Ambiente. Três Lagoas, v.11, n.2, p.115-124, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/sameamb/issue/view/609. Acesso em: 17 mai. 2021.
OLIVEIRA, I. J. As geotecnologias e o ensino de Cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.13, p.158-172, jan./jun., 2017. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/491/233. Acesso em: 02 abr. 2021.
OLIVEIRA, V. H. N. Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19? Ensino em Perspectivas. Fortaleza, v.2, n.1, p.1-15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577/3753. Acesso em: 30 abr. 2021.
QUEIROZ FILHO, A. P.; RODRIGUES, M. A arte de voar em mundos virtuais. São Paulo: AnnaBlume, 2007.
SANTOS, A. F. L.; BURITI, M. M. S. A importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. GeoUECE (online), Fortaleza, v.9, n.16, p.181-194, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205/3638. Acesso em: 17 mai. 2021.
SANTOS JÚNIOR, W. M.; SANTOS, S. V. O. Geoprocessamento e seus conceitos. In: CARDOSO, C.; SILVA, M. S. A Geografia Física: teoria e prática no ensino de geografia. Curitiba: Appris, 2018, p.81-101.
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, e2016289, p.1-24, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529. Acesso em: 02 abr. 2021.
SILVA, Í. R. F.; LIMA, R. F. P. A aplicação do software Google Earth Pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia. Diversitas Journal. Santana do Ipanema, v.5, n.1, p.392-408, jan./mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal/article/view/1068/940. Acesso em: 30 abr. 2021
SOUSA, L. M. S.; ALBUQUERQUE, E. L. S. Google Earth e ensino de cartografia: um olhar para as novas geotecnologias na Escola Santo Afonso Rodriguez, município de Teresina, estado do Piauí. Geosaberes, Fortaleza, v.8, n.15, p.94-104, mai./ago. 2017. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/573/565. Acesso em: 02 maio 2021.
SOUZA, M. S.; SILVA, S. M. F.; ALBUQUERQUE, E. L. S. Aula de campo no entendimento do espaço geográfico: um projeto no CETI Governador Freitas Neto, Teresina-Piauí. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v.10, n.18, p.40-51, jan./jun. 2019. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/. Acesso em: 02 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josiel de Alencar Guedes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.