Apresentação: Práticas curriculares, didáticas e inovações no contexto da educação básica e do ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Práticas curriculares, Didática, Inovação

Resumo

O dossiê temático reúne artigos que discutam experiências e/ou apresentem resultados de pesquisas concluídas e em andamento sobre práticas curriculares e didáticas, além da socialização de inovações pedagógicas no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior. Nesse sentido, explora as correlações existentes entre as práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades de ensino; experiências didáticas na formação inicial e continuada de professores; experiências de inovações pedagógicas em propostas curriculares, modelos e práticas de formação, além de estratégias de desenvolvimento profissional docente. Envolve reflexões teóricas e resultados de investigações sobre as temáticas, com ênfase no rigor teórico-metodológico, e adequação aos objetivos aqui apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Viana Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e Pedagogo pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas
em Práticas Curriculares e Educativa (GEPPCE/CNPq).

Janaína Alves de Oliveira Serejo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares e Educativa (GEPPCE/CNPq).

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestre em Educação pela UEFS. Pedagogo pela UEFS. Membro do GEPEPINFOR (UNIFESP/CNPq).

Referências

BEILLEROT, Jacky. A sociedade pedagógica. Porto: Rés, 1985

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 15/2005. Esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nºs 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Brasília, 02 de fevereiro de 2005.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

CRUSOÉ, N. M. de C.; MOREIRA, N. R.; PINA, M. C. D. Definições de prática educativa em diferentes perspectivas sócio-educacionais. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 31, p. 46-63, 2014.

DE OLIVEIRA, Tiago Melo; SANTOS, Fábio Viana. “CAMINHANDO CONTRA O VENTO, SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO”: EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, p. 99-106, 2020.

DOS SANTOS, J. P. L.; MOREIRA, N. R. Articulando currículo, prática e cultura: exigências formativas que impactam a escolarização de mulheres negras no ensino superior brasileiro. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(31), 233-254. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.10678

DUTRA, M. de F. da C.; FREITAS, R. M. de. Os interesses do empresariado no ensino remoto e a desigualdade educacional no Brasil no contexto da pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5080. Acesso em: 18 abr. 2021.

EÇA, A. C.; COELHO, L. A. Planejamento e construção do projeto político pedagógico: algumas considerações. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5311. Acesso em: 18 abr. 2021.

FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em: 18 abr. 2021.

FURLEY, A. K. L.; MIGUEZ, B. P.; PINEL, H.; RODRIGUES, J. R.; ALMEIDA, L. E. ´Cândido de; MARTINS, S. A. Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Espaços de práticas curriculares inclusivas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–21, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4971. Acesso em: 18 abr. 2021

LUCARELLI, E. et al. Teoría y práctica como innovación en docencia. Buenos Aires: FFyL/UBA, 1994.

MOREIRA, J. da S; SANTOS, D. M. B; SILVA, F. O. Aprendizagem experiencial da docência universitária: desenvolvimento profissional de professores-tutores no método Problem-Based Learning (PBL). Revista Diálogo Educacional, (PUCPR. Paraná), v. 21, p. 184-209, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26298. Acesso em: 18/04/2021.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde Mental de Docentes em Tempos de Pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020.

SANTOS, E. J. dos; BRAZ JUNIOR, P.; ALVES, C. M. S. D.; ALVES, J. M. Repercussões e limites do PRONATEC para desenvolvimento de um município do Vale São-Franciscano da Bahia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5205. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANTOS, L. S. dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 18 abr. 2021b.

SANTOS, R. C. dos. Educação para Diversidade Étnico-Racial: um estudo com professores de duas Escolas Estaduais em Taperoá-BA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4952. Acesso em: 18 abr. 2021a.

SENA, P. S. G. S.; NUNES, C. P. Condições de trabalho: sentidos de ser professor do ensino médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4999. Acesso em: 18 abr. 2021.

SILVA JÚNIOR, G. J. da. Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973. Acesso em: 18 abr. 2021.

SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. Docência Universitária nas pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências na UFBA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5024. Acesso em: 18 abr. 2021.

SILVA, R. M. O. da. O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5115. Acesso em: 18 abr. 2021.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 18 abr. 2021.

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Santos, F. V., Serejo, J. A. de O. ., & Moreira, J. da S. (2021). Apresentação: Práticas curriculares, didáticas e inovações no contexto da educação básica e do ensino superior. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5375