Condições de trabalho: sentidos de ser professor do ensino médio
Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Condições de Trabalho Docente, Precarização do Trabalho DocenteResumo
O presente ensaio tem como objetivo realizar um mapeamento da produção científica que trata sobre as condições de trabalho impostas aos professores do ensino médio, com foco nos sentidos de ser professor. O desenvolvimento do trabalho, caracterizado como Estado do Conhecimento. Dessa forma, a produção científica levantada permite conhecer as tendências e abordagens das pesquisas, além de possibilitar a percepção de lacunas existentes na produção. Nessa perspectiva, verificou-se a linha do tempo dos trabalhos, a distribuição por regiões, as principais categorias presentes nas pesquisas, entre outros, em um recorte temporal de 10 anos (de 2010 a 2020). Os resultados das pesquisas selecionadas apontam que as instituições públicas de ensino, no contexto neoliberal, vêm assumindo um formato que atende a uma perspectiva mercadológica e gerencialista, seguindo a mesma lógica das organizações empresariais, com foco nos fins e nos aspectos quantitativos. Tal realidade, tendo como foco a percepção a partir da prática dos professores, desdobra na precarização do trabalho docente.
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