Condições de trabalho: sentidos de ser professor do ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Condições de Trabalho Docente, Precarização do Trabalho Docente

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo realizar um mapeamento da produção científica que trata sobre as condições de trabalho impostas aos professores do ensino médio, com foco nos sentidos de ser professor. O desenvolvimento do trabalho, caracterizado como Estado do Conhecimento. Dessa forma, a produção científica levantada permite conhecer as tendências e abordagens das pesquisas, além de possibilitar a percepção de lacunas existentes na produção. Nessa perspectiva, verificou-se a linha do tempo dos trabalhos, a distribuição por regiões, as principais categorias presentes nas pesquisas, entre outros, em um recorte temporal de 10 anos (de 2010 a 2020). Os resultados das pesquisas selecionadas apontam que as instituições públicas de ensino, no contexto neoliberal, vêm assumindo um formato que atende a uma perspectiva mercadológica e gerencialista, seguindo a mesma lógica das organizações empresariais, com foco nos fins e nos aspectos quantitativos. Tal realidade, tendo como foco a percepção a partir da prática dos professores, desdobra na precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Patrícia Sinara Gomes Santos Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela UNIGRAD (2016-2017). Graduada em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC/Vitória da Conquista - BA (2012-2016). Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação à Distância: Gestão e Tutoria e Gestão de Polos pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/GEPRÁXIS/CNPq). Atualmente professora do curso de Administração, Ciências Contábeis e RH da Faculdade Pitágoras. É servidora pública da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, desde 2014. Foi gestora de Recursos Humanos na empresa metalúrgica Brusck (2013-2014) e estagiária da Qualidade Total na Coca-Cola, filial de Vitória da Conquista (2012-2013).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (UESB). É Vice-Presidente Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Líder do Grupo de Estudos Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Sena, P. S. G. S., & Nunes, C. P. (2021). Condições de trabalho: sentidos de ser professor do ensino médio. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–27. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4999