Diálogo entre Família e Escola: necessidade ou entrave?

Autores

Palavras-chave:

Educação. , Dialocidade. , Familiares. , Conhecimento.

Resumo

Através do levantamento bibliográfico e do relato de experiência, este artigo buscar discorrer sobre o diálogo entre entidades que detêm papéis muito importantes na vida dos indivíduos. É de se esperar que família e escola caminhem juntas e construam parcerias para o bem comum de todos os envolvidos.  O fato é que existe um distanciamento entre essas instituições que ocorre por muitos motivos. Podemos destacar dentre eles o cotidiano corrido dos pais, carga horária excessiva de trabalho, falta de uma comunicação satisfatória e a própria desvalorização da educação escolar. O que acaba gerando um excesso de trabalho aos educadores que ficam responsáveis pelo papel de educar, orientar e colocar limites e regras aos seus alunos.  É necessário refletir e trazer considerações sobre essa relação dialógica que proporciona aproximação e determina que a função de cada um seja realizada de maneira eficaz.

Downloads

Biografia do Autor

Glaucio Martins da Silva Bandeira, Universidade Federal Fluminense

Mestre pela UFF na temática de Estimulação Cognitiva e Motora. Pedagogo, Historiador e Geógrafo. Psicopedagogo, Especialista em EJA e EAD pela UFF. Membro dos grupos de pesquisa GEMIC (UFF) e PPEJAT (UERJ).

Referências

ANDRADE. Luciana Bozzi de. Psicopedagogia e distúrbios de aprendizagem: uma visão diagnóstica. Encontro: Revista de Psicologia Vol. 13, Nº. 19, Ano 2010 p. 115-143. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/renc/article/view/2521. Acesso em: 07 nov. 2019.

BENVIDES, M. V. de M. S. A cidadania Ativa. São Paulo, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB. Lei Darcy Ribeiro nº 9.394/96. Brasília-1998.

CAMARGO, O. "Sociedade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/sociedade-1.htm. Acesso em: 07 nov. 2019.

DURKHEIM, É. Da divisão do trabalho social. trad. Eduardo Brandão,. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LUCENA, C. O pensamento educacional de Émile Durkheim: estrutura e organização. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Docência em Formação).

FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; SIMÕES, R. G. F. Scientific research methodology: Guidelines for elaboration of a research protocol. Revista Paraense de Medicina, 23 (3), 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

GOLDMAN, S. N. et al. Gerações: notas para iniciar o debate. Revista Geração, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 2-9. 2002.

GROLLMUS, N. S.; TARRÈS, J. P. Relatos metodológicos: difractando

experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Particular/Downloads/2207-9561-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 28 fev. 2017.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.

MACHADO, P. L. P. Educação em tempos de pandemia: o ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, p. 58-68. Junho de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em: abr. 2021.

MARTURANO, E. M. Ambiente familiar e aprendizagem escolar. In: FUNAYAMA, C. A. (Org.). Problemas de aprendizagem: enfoque multidisciplinar. Ribeirão Preto: Legis, 1998.

PARO, V. H. Qualidade de ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. 126.

RIBEIRO, N. V; BÉSSIA, J. F. As contribuições da família para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Anais da Jornada de Iniciação Científica da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz). 2015. Nº 1, V. 1.

SANTANA, F. W. M.; BANDEIRA, G. M. da S. Gestão democrática escolar: esferas, funcionamento e legislações. Educação Pública, v. 21, nº 5, 9 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/5/gestao-democratica-escolar-esferas-funcionamento-e-legislacoes. Acesso em: abr. 2021.

SILVA, M. B. N da. Cultura e Sociedade no Rio de Janeiro (1808 – 1821). São Paulo/Brasília, Ed. Nacional/INL, 1977.

SMITH, C. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores [recurso eletrônico] – Porto Alegre: Artmed, 2007

SOUZA, A. da S.; et al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021.

SOUSA, A. K. C.; et al. Participação da escola, família e sociedade na formação dos alunos. 2 ed. Vitória da Conquista: Realize, 2013. 1 v. Summa, 1998.

TEIXEIRA. G. A. S. Família e escola: considerações sobre o papel social dessas instituições na sociedade contemporânea. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

VASCONCELOS, C. dos S. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 7 ed. São Paulo: Libertad, 1989.

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Bandeira, G. M. da S. (2021). Diálogo entre Família e Escola: necessidade ou entrave?. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5306

Edição

Seção

Relato de experiência