Educação e trabalho: Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932)

Autores

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932

Resumo

Este estudo analisa a relação trabalho e educação no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. Para tanto, parte de uma análise documental do Manifesto de 1932 em diálogo com as contribuições de autores como Saviani (1994) e Ciavatta (2009), sobre o trabalho como princípio educativo, a fim de perceber traços dessa relação na definição das finalidades da educação nacional frente ao contexto sócio-político da época. Isto posto, conclui que o trabalho como princípio educativo, embora não seja predominante, está presente no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, sob o viés da formação humana alinhada as demandas da sociedade capitalista em crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Graduado em História, Letras Espanhol e Pedagogia. Especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas. Mestrando em educação (MAIE-UECE), pedagogo na Faculdade de Tecnologia CENTEC e professor da Educação Básica no município de Quixeramobim.

Edilene Ferreira de Sena, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Letras Inglês. Especialista em Literatura e Formação do leitor pela UECE e em
Gestão escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade ÚNICA. Mestranda em
educação (MAIE/UECE). Atualmente é bolsista FUNCAP.

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará-UFC

Pós-doutor pela École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação. Professor colaborador do mestrado intercampi FECLESC/FAFIDAM (MAIE). 

Referências

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, v. 122, 2010.

BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v. 55, n. 45, p. 101-126, 2017.

CIAVATTA, M. Trabalho como princípio educativo. Dicionário da educação profissional em saúde, v. 2, p. 408-415, 2009. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/trabalho_proncipioeducativo_joel.pdf. Acessado em: 27 de fev. de 2021.

ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 3. ed. São Paulo: Global, 1986.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 8. reimpr. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Coletivo Veredas, 2018

MARX; ENGELS. A ideologia alemã (Feurbach). São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MÉZAROS, I. A educação para além do capital. Boitempo editorial, 2015.

NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1974.

RIBEIRO, M. L. S. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 21 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, p. 147-164, 1994.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados, 2019.

SCHWARTZMAN, S; BOMENY, H. M. B; COSTA, V. M. R. Tempos de capanema. 1984.

XAVIER, L. N. O Manifesto dos pioneiros da educação nova como divisor de águas na história da educação brasileira. Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: FGV, p. 21-38, 2004.

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Nogueira, A. W. R., Sena, E. F. de, & Ribeiro, L. T. F. (2021). Educação e trabalho: Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5691

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)