Estado da Arte das publicações dos três primeiros números da revista Ensino em Perspectivas
Palavras-chave:
Produção acadêmica, Revista científica, Ensino em PerspectivasResumo
Objetivou-se identificar o quantitativo e os tipos de textos publicados pelo periódico Ensino em Perspectivas (EnPe), bem como compreender quais as temáticas que perpassam a produção científica dos seus três primeiros números. A pesquisa é do tipo Estado da Arte e metodologicamente amparada pela análise do conteúdo. Os resultados mostraram que foram publicados um total de 20 textos, sendo 12 artigos, 3 relatos de experiência e 5 resumos. No que concerne às temáticas, contatou-se que os principais assuntos diziam respeito, em sua maioria, à docência, representada pelas três categorias que emergiram neste estudo: Prática docente, Formação docente e História e memória. A análise permitiu concluir que a EnPe, apesar do pouco tempo de existência, constitui-se em importante instrumento de disseminação do conhecimento no campo do Ensino.
Downloads
Referências
ALENCAR, C. Práticas pedagógicas antirracista na educação básica: a experiência da escola Professor José Sobreira de Amorim da rede municipal de Fortaleza. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4538. Acesso em: 03 jan. 2021.
ARRUDA, A.; CASTRO, E.; BARRETO, R. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 03 jan. 2021.
BARBOSA, R.; SABOIA, V. Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512. Acesso em: 03 jan. 2021.
BARDIN, L. Análise do conteúdo. 4. ed. Lisboa: 70, 2010.
BRANDENBURG, C.; SILVA MACIEL, J.; BARON, M.; COSTA, B.; FIALHO, L.; SILVA, J. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670. Acesso em: 03 jan. 2021.
COELHO, K. A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529. Acesso em: 03 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. Juventudes em políticas públicas: o estado da questão em pesquisas cearenses (2010-2016). Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 15, p. 163, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7457. Acesso em: 03 jan. 2020.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; FREIRE, V. C. C. Formação continuada de professores: O que se publica no Norte e Nordeste?. Revista Exitus, v. X, p. 1-24, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1286. Acesso em: 03 jan. 2020.
FERREIRA NETO, J. O legado da Associação Terreiro para a capoeira do Ceará. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4533. Acesso em: 03 jan. 2021.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/NSAF-AsPesquisasDenominadasEstadodaArte.pdf. Acesso em: 2 jun. 2020.
FREITAS, B.; FREITAS, M.; CAVALCANTE, G. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 03 jan. 2021.
FREITAS, M.; FREITAS, B.; ALMEIDA, D. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 03 jan. 2021.
FREITAS, M.; FREITAS, B.; CAVALCANTE, G. A importância da escola para crianças em contexto familiar monoparental. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4536. Acesso em: 03 jan. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. Juventudes em políticas públicas: o estado da questão em pesquisas cearenses (2010-2016). Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 15, p. 163, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7457. Acesso em: 3 jul. 2020.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de.; NASCIMENTO, K. A. S do. Revista Educação & Formação: balanço das produções científicas. Tempos e Espaços em Educação, v.13, n. 32, p. 1-25, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12926. Acesso em: 3 jul. 2020.
GUERRA, F. Geoecologia das paisagens como contributo ao ensino de geografia física. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4513. Acesso em: 03 jan. 2021.
GUERRA, F. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530. Acesso em: 03 jan. 2021.
JORGE, F.; ARAÚJO, A. Reflexões sobre a história do Pinóquio e os direitos das crianças. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4542. Acesso em: 03 jan. 2021.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MOURA, A.; PORTELA, A.; LIMA, A. Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541. Acesso em: 03 jan. 2021.
NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L.; BRANDENBURG, C. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314204, 16 out. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204. Acesso em: 03 jan. 2021.
OLIVEIRA NETO, B. Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525. Acesso em: 03 jan. 2021.
PEREIRA, L. Projeto letras solidárias: experiência cooperativa para o futuro pedagogo. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4539. Acesso em: 03 jan. 2021.
PEREIRA, M. Biblioteca on-line em tempo de isolamento social. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4537. Acesso em: 03 jan. 2021.
PINHEIRO, A. A. DE; OLIVEIRA NETO, B.; MACIEL, N. M. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544. Acesso em: 03 jan. 2021.
ROLIM, M.; ALMEIDA, D. A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4532. Acesso em: 03 jan. 2021.
SABOIA, V. S. M. S.; BARBOSA, R. Pandemias reais, currículo, gestão escolar e nós. E agora? Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4545. Acesso em: 03 jan. 2021.
SILVA, P.; JORGE, F.; FERREIRA, F. Meninas e meninos: brincar e suas relações de gênero. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4535. Acesso em: 03 jan. 2021.
SILVA, R.; FERREIRA NETO, J. O. O protagonismo do Grupo Senzala na capoeira de Fortaleza e Teresina (1980-1990). Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4551. Acesso em: 03 jan. 2021.
SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Principais discussões tecidas nas publicações mais citadas da Revista Educação & Formação (2016-2019). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3473. Acesso em: 03 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Francinalda Machado Stascxak
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.