Corporeidade e motricidade na escola: o jogo enquanto ferramenta de desenvolvimento da criança

Autores

Palavras-chave:

Criança, Jogo, Corpo

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender a importância da corporeidade e da motricidade para a criança na educação básica e analisar os impactos do jogo e do movimento corporal para a formação integral da criança. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foram analisadas obras de autores que tratam da temática em questão. Os resultados mostram que o jogo é uma ferramenta de desenvolvimento do aluno, onde através deste, ela desenvolve seu processo de criatividade e aprendizagem. Portanto, conclui-se que o corpo deve ser valorizado pela escola, pois é através dele que a criança se socializa, interage e se percebe no mundo, expressando sua subjetividade através da transformação da realidade.

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Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Licenciado e Bacharel em Educação Física, Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Física e Especialista em Docência do Ensino Superior. Professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA/CE. Realiza pesquisas nas áreas da sociolingüística, Escola e comunicação, aspectos socioculturais da educação e avaliação escolar.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Lima, G. A., & Silva, M. L. G. da. (2021). Corporeidade e motricidade na escola: o jogo enquanto ferramenta de desenvolvimento da criança. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4801