O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil
Palavras-chave:
Memorial autobiográfico., Didática., Formação Docente.Resumo
O artigo objetiva discutir a importância do memorial autobiográfico nos processos de formação docente. Para tanto toma como ponto de partida um curso de extensão, o PROEI[1], com professores de Educação Infantil que adota como caminho formativo e didático a construção de memoriais. Neste caminhar as cursistas fazem uma análise da sua história de vida-formação buscando as relações nos fundamentos teóricos trabalhados ao longo do próprio curso. Entende-se assim que a autobiografia coaduna com uma nova possibilidade didática para a formação de professores. A partir disto, objetivo refletir neste artigo sobre o contexto histórico da utilização autobiográfica pelos estudos acadêmicos, abordando as histórias de vida como componentes formativos que emanam das narrativas e memórias a partir da sua correlação com as experiências docentes. Para tanto, alguns autores, como Saviani (2009), Souza (2007), Larrosa (2002) e Nóvoa (1999), embasarão a escrita do presente texto.
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