O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Memorial autobiográfico., Didática., Formação Docente.

Resumo

O artigo objetiva discutir a importância do memorial autobiográfico nos processos de formação docente. Para tanto toma como ponto de partida um curso de extensão, o PROEI[1], com professores de Educação Infantil que adota como caminho formativo e didático a construção de memoriais. Neste caminhar as cursistas fazem uma análise da sua história de vida-formação buscando as relações nos fundamentos teóricos trabalhados ao longo do próprio curso. Entende-se assim que a autobiografia coaduna com uma nova possibilidade didática para a formação de professores. A partir disto, objetivo refletir neste artigo sobre o contexto histórico da utilização autobiográfica pelos estudos acadêmicos, abordando as histórias de vida como componentes formativos que emanam das narrativas e memórias a partir da sua correlação com as experiências docentes. Para tanto, alguns autores, como Saviani (2009), Souza (2007), Larrosa (2002) e Nóvoa (1999), embasarão a escrita do presente texto.

 

 

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Biografia do Autor

Rebecca Machado Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica na rede pública do município de Feira de Santana, Bahia.

Referências

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Silva, R. M. O. da. (2021). O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5115