Aprendizagens forjadas entre o cárcere e a rua

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagens. , Estratégias de sobrevivência. , Cárcere. , Rua.

Resumo

O objetivo desse trabalho é registrar algumas aprendizagens adquiridas através das práticas educativas informais e estratégias de sobrevivência desenvolvidas por indivíduos em situação de rua. Destacamos as experiências de Valentina durante sua trajetória entre a rua e o cárcere.  Tomando como referência as histórias infames da biografada que, ao longo dos anos, sobrevivendo entre o cárcere e a rua, aprendeu a produzir e adquirir múltiplos saberes para proteger-se dos inimigos que se multiplicam entre os colegas de rua, as vítimas de assalto, a polícia e o Estado. A metodologia adotada seguiu os critérios de uma abordagem etnográfica, utilizamos técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e análise de narrativas colhidas por meio da história oral. Apresento o perfil da população em situação de rua da cidade de Fortaleza-Ceará, como forma de situar a discussão em torno dos processos educativos elaborados nos cenários mais hostis.

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Biografia do Autor

Patrícia Lima Freire, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Bolsista Capes

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Camila Saraiva de Matos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Josivan Alves Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Freire, P. L., Vasconcelos, J. G., Matos, C. S. de, & Ribeiro, J. A. (2021). Aprendizagens forjadas entre o cárcere e a rua. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–20. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5269

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