Aprendizagens forjadas entre o cárcere e a rua
Palavras-chave:
Aprendizagens. , Estratégias de sobrevivência. , Cárcere. , Rua.Resumo
O objetivo desse trabalho é registrar algumas aprendizagens adquiridas através das práticas educativas informais e estratégias de sobrevivência desenvolvidas por indivíduos em situação de rua. Destacamos as experiências de Valentina durante sua trajetória entre a rua e o cárcere. Tomando como referência as histórias infames da biografada que, ao longo dos anos, sobrevivendo entre o cárcere e a rua, aprendeu a produzir e adquirir múltiplos saberes para proteger-se dos inimigos que se multiplicam entre os colegas de rua, as vítimas de assalto, a polícia e o Estado. A metodologia adotada seguiu os critérios de uma abordagem etnográfica, utilizamos técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e análise de narrativas colhidas por meio da história oral. Apresento o perfil da população em situação de rua da cidade de Fortaleza-Ceará, como forma de situar a discussão em torno dos processos educativos elaborados nos cenários mais hostis.
Downloads
Referências
ALVES, F. L. Noites de Cabaré: prostituição feminina, gênero e sociabilidade na zona de meretrício. 2 ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2012
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CEDRO, M. Pesquisa social e fontes orais: particularidades das entrevistas como procedimento metodológico qualitativo. Pelotas, Ano 1 n. 1, p. 125-135, 2003.
COSTA, A. P. M. População em situação de rua: contextualização e caracterização. Revista virtual & contextos. n. 4 ano IV, Porto Alegre, dez, 2007.
DAMATTA, R. A casa e a rua. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1991.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão; trad. de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FRANGELLA, S. Prefácio. In: RUI, Taniele et al. (Orgs.). Novas faces da vida nas ruas. vol. I, São Carlos, SP: EdUFScar, pp. 9-14, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 15 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. L. Valentina: uma educadora infame forjada entre o cárcere e a rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
FREIRE, P. L.; VASCONCELOS, J. G. Estratégias de sobrevivência de uma educadora Infame forjada entre o cárcere e a rua. In: FARIAS, Gilmar Alves de, et al. (Orgs). Uma gota de conhecimento. Campinas, São Paulo, SP: Pontes Editores, 2019.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
LOBO, L. F. Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
MALINOWSKI, B. A Vida sexual dos selvagens do noroeste da Melanésia: descrição etnográfica do namoro, do casamento e da vida de família entre os nativos das Ilhas Trobiand (Nova Guiné Britânica). Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.
MONTEIRO, M. O. de A. Pobreza extrema no espaço urbano: o caso dos moradores de rua de Fortaleza, CE, Brasil. 121 f. Fortaleza, 2011.
POLLAK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos, São Paulo, Edições Vértice, v.5, n.3, 1989. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278. Acesso em: 20 fev. 2021.
VIEGAS, I. O. M. Morar na rua: um estudo sobre sobrevivência e identidade de pessoas sem abrigo. Dissertação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto, 2013.
VIEIRA, M. A. C.; ROSA, C. M. M. População de rua: quem é, como vive, como é vista. São Paulo: Hucitec, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Patrícia Lima Freire, José Gerardo Vasconcelos, Camila Saraiva de Matos, Josivan Alves Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.