Aprendizagens forjadas entre o cárcere e a rua
Palavras-chave:
Aprendizagens. , Estratégias de sobrevivência. , Cárcere. , Rua.Resumo
O objetivo desse trabalho é registrar algumas aprendizagens adquiridas através das práticas educativas informais e estratégias de sobrevivência desenvolvidas por indivíduos em situação de rua. Destacamos as experiências de Valentina durante sua trajetória entre a rua e o cárcere. Tomando como referência as histórias infames da biografada que, ao longo dos anos, sobrevivendo entre o cárcere e a rua, aprendeu a produzir e adquirir múltiplos saberes para proteger-se dos inimigos que se multiplicam entre os colegas de rua, as vítimas de assalto, a polícia e o Estado. A metodologia adotada seguiu os critérios de uma abordagem etnográfica, utilizamos técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e análise de narrativas colhidas por meio da história oral. Apresento o perfil da população em situação de rua da cidade de Fortaleza-Ceará, como forma de situar a discussão em torno dos processos educativos elaborados nos cenários mais hostis.
Downloads
Referências
ALVES, F. L. Noites de Cabaré: prostituição feminina, gênero e sociabilidade na zona de meretrício. 2 ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2012
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CEDRO, M. Pesquisa social e fontes orais: particularidades das entrevistas como procedimento metodológico qualitativo. Pelotas, Ano 1 n. 1, p. 125-135, 2003.
COSTA, A. P. M. População em situação de rua: contextualização e caracterização. Revista virtual & contextos. n. 4 ano IV, Porto Alegre, dez, 2007.
DAMATTA, R. A casa e a rua. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1991.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão; trad. de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FRANGELLA, S. Prefácio. In: RUI, Taniele et al. (Orgs.). Novas faces da vida nas ruas. vol. I, São Carlos, SP: EdUFScar, pp. 9-14, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 15 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. L. Valentina: uma educadora infame forjada entre o cárcere e a rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
FREIRE, P. L.; VASCONCELOS, J. G. Estratégias de sobrevivência de uma educadora Infame forjada entre o cárcere e a rua. In: FARIAS, Gilmar Alves de, et al. (Orgs). Uma gota de conhecimento. Campinas, São Paulo, SP: Pontes Editores, 2019.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
LOBO, L. F. Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
MALINOWSKI, B. A Vida sexual dos selvagens do noroeste da Melanésia: descrição etnográfica do namoro, do casamento e da vida de família entre os nativos das Ilhas Trobiand (Nova Guiné Britânica). Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.
MONTEIRO, M. O. de A. Pobreza extrema no espaço urbano: o caso dos moradores de rua de Fortaleza, CE, Brasil. 121 f. Fortaleza, 2011.
POLLAK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos, São Paulo, Edições Vértice, v.5, n.3, 1989. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278. Acesso em: 20 fev. 2021.
VIEGAS, I. O. M. Morar na rua: um estudo sobre sobrevivência e identidade de pessoas sem abrigo. Dissertação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto, 2013.
VIEIRA, M. A. C.; ROSA, C. M. M. População de rua: quem é, como vive, como é vista. São Paulo: Hucitec, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Patrícia Lima Freire, José Gerardo Vasconcelos, Camila Saraiva de Matos, Josivan Alves Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.