Docência Universitária nas pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências na UFBA
Palavras-chave:
Saberes Docentes, Ensino Superior, Docência UniversitáriaResumo
Este artigo teve como objetivo conhecer como o tema da docência universitária vem sendo difundido nas dissertações e teses em dois repositórios da UFBA. Foi realizada no ano de 2019, a partir de uma pesquisa qualitativa, exploratória, tipo estado da questão. Para isso, foram visitadas o Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, com interesse específico no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Os resultados mostraram poucos estudos sobre o tema no primeiro programa e nenhum estudo no segundo. Desse modo, a docência universitária se revela como campo profícuo de investigações e tema emergente.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. A. O. Bacharéis na docência: educação contábil na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 219-230.
BEZERRA, P. O. Docência, arte e formação humana: olhares e composições para reinventar a educação. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 93-108.
D’ÁVILA, C.; FERREIRA, L. G. Aprendizagem da docência e profissionalidade de docentes universitários iniciantes. Revista Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 21, n. 35, jul./dez 2016. p.5-22. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7441. Acesso em: 23 nov. 2018.
D’ÁVILA, C.; VEIGA, I. P. A. Didática e Docência na Educação Superior: implicações para a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FERRAZ, R. D.; FERREIRA, L. G.; NOVA, C. C. C. A docência universitária e suas interfaces didáticas: movimentos de aprendizagens. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 68, p. 155-183, jan./mar. 2021. Disponível em: http://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS07. Acesso em: 7 fev. 2021
FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar, n. 9, Edição especial, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 8 jan. 2021.
FERREIRA, L. G.; GUERRA, A. SILVA, M. A. A. As pesquisas sobre docência universitária: concepções e diálogos com a produção nacional de dissertações e teses. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 169-183.
FERREIRA, L. G.; BEZERRA, P. O professor do ensino superior e sua formação: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Educação. Americana, v. 01, n. 32, p. 05-28, jan-jun, 2015. Disponível em: http://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/396. Acesso em: 23 out. 2020.
FERREIRA, L. G.; FERREIRA, L. G.; ZEN, G. C. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. p. 283-299. Disponível em: https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453. Acesso em: 10 jan. 2021.
FERREIRA, L. G.; D’ÁVILA, C.; ZEN, G. C. Ateliês Didáticos: “ensinar” e “aprender” na docência universitária. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 41-60.
FERREIRA, A. R.; ATAIDE, M. W. O.; FRANCISCO, D. J. Tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFAL: o que pensam os docentes?. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4570. Acesso em 7 mar. 2021.
GALLO, E. A. A Construção da Profissionalidade Docente dos Licenciandos em Biologia, Física e Química: mediação, saberes pedagógicos e lúdico-sensíveis. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18054/1/ELISA%20GALLO%20-DISSERTA%c3%87%c3%83O_Final-corrigida%20p%c3%b3s-defesa.pdf. Acesso em 28 fev. 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ISAIA, S. M. A. O.; BOLZAN, D. P. V. Formação do professor do Ensino Superior: um processo que se aprende? Revista Educação. v. 29, n2, p. 121-133. UFSM. Santa Maria-RS, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3845/2198. Acesso em: 07 jan. 2020.
LEITE, M. L. S.; TORRES, G. G. S.; CUNHA, R. D. T. da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 7-30, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7532. Acesso: 05 jan. 2021.
LIMA, A. C. R. E. A experiência na docência: por uma formação que faça sentido aos professores universitários. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18810/1/PDF%20FINAL.pdf. Acesso em 28 fev. 2021.
MADEIRA, A. V. M. Hibridismo epistemológico e formativo na Licenciatura em Ciências Biológicas: como os docentes de disciplinas específicas se implicam na articulação da formação inicial com a prática profissional. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18046/1/TESE%20AVMADEIRA%20%20CD.PDF. Acesso em 28 fev. 2021.
MASETTO, M. T. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas-SP: Papirus, 2002.
MASSA, M. S. Docentes de Computação: mediação didática e prática profissional. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16702/1/monica%20de%20souza%20massa.pdf. Acesso em 28 fev. 2021.
MELO, G. F.; CAMPOS, V. T. B. Pedagogia universitária: de práticas formativas pulverizadas à construção dos processos de desenvolvimento profissional docente. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 17-40.
MINAYO, M. C. S. (Org.); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NOVA, C. C. C. Rememorar, refletir, situar: o ensino com pesquisa na docência universitária. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 205-218.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, F. M. B.; GIASSON, F. F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (Rev. Pemo), v. 1, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3543. Acesso em: 15 mar. 2021.
SANTOS, S. L. S.; SANTANA, V. M. A literatura no ensino superior e a ludicidade: entrelaçando razão, ação e emoção. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 129-145.
SILVA, N. G.; AGUIAR, M. C. C. Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 124-142, 2 jan. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1918. Acesso em: 28 fev. 2021.
SILVA, M. A. A.; FERREIRA, L. G. A formação dos formadores de química: sobre os
silenciamentos legislativos e institucionais. Boletim da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, n. 2, p. 2, jul. 2020. Disponível em: https://sbenq.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Boletim_SBEnQ_02_17_07_2020.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
SILVA, M. A. A. Convite a leitura – abrindo a caixa preta do ensino superior. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 9-10.
SILVA, M. A. A.; SILVA, J. G. Docência universitária em Química: reflexões sobre a formação acadêmica e a atuação profissional dos professores universitários. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 77-92.
SILVA, M. A. A.; FERREIRA, L. G.; SILVA; J. G. As Produções Científicas sobre Docência Universitária: um estudo nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAL (GEPRÁXIS), 3., 2019, Vitória da Conquista, BA. Anais [...]. v. 7, n. 7. Vitória da Conquista, BA: UESB, 2019. p. 2159-2172. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229304003.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.
SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 15 nov. 2020.
SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Práxis Educacional, v. 17, n. 44, 1-21. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8029. Acesso em: 7 mar. 2021.
NÓBREGA-THERRIEN, S.; THERRIEN, J. O estado da questão: sua compreensão na construção de trabalhos científicos: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5-16, jul./dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2148. Acesso em: 7 abr. 2021.
VEIGA, I. P. A. A Educação superior: políticas educacionais, currículo e docência. Curitiba: Editora CRV, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mara Aparecida Alves da Silva, Lúcia Gracia Ferreira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.