Docência Universitária nas pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências na UFBA

Autores

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Ensino Superior, Docência Universitária

Resumo

Este artigo teve como objetivo conhecer como o tema da docência universitária vem sendo difundido nas dissertações e teses em dois repositórios da UFBA. Foi realizada no ano de 2019, a partir de uma pesquisa qualitativa, exploratória, tipo estado da questão. Para isso, foram visitadas o Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, com interesse específico no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Os resultados mostraram poucos estudos sobre o tema no primeiro programa e nenhum estudo no segundo. Desse modo, a docência universitária se revela como campo profícuo de investigações e tema emergente.

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Biografia do Autor

Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Doutoranda em educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

 

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Silva, M. A. A. da, & Ferreira, L. G. (2021). Docência Universitária nas pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências na UFBA. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5024