Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino, Matemática

Resumo

O objetivo é discutir sobre a importância do ensino de Matemática a partir do uso das tecnologias. Metodologicamente, fez-se uso do questionário para a coleta de dados juntos aos docentes dessa disciplina, que possibilitou conhecer como vem sendo desenvolvidas as aulas de Matemática nos tempos atuais. Verifica-se que a Matemática é uma disciplina que pode ser otimizada a partir das inovações tecnológicas, como computadores, tablets, internet e, mais especificamente, de programas e softwares específicos dessa área. No entanto, asseverou-se que há um panorama de dificuldades para que isso seja efetivado, pois nem todas as escolas possuem equipamentos tecnológicos disponíveis, e nem sempre a classe docente sabe ou demonstra interesse de utilizar a tecnologia. Conclui-se ser necessário que as escolas sejam equipadas com aparatos tecnológicos e que os docentes contem com formações continuadas que lhes amparem nesse processo de inovação em sala de aula.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integrande do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Francisca Risolene Fernandes, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Especialista em Alfabetização e Multiletramentos, em Gestão Pedagógica da Escola Básica e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Sousa, F. G. A. de, & Fernandes, F. R. (2021). Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4556

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