O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?
Palavras-chave:
Criança, Narrativas, Currículo, Educação InfantilResumo
O presente artigo analisa como a escuta das crianças pode contribuir na elaboração do Referencial Curricular Franciscano (RCF). Participaram dessa pesquisa os profissionais das unidades escolares, 10 técnicos da secretaria e 170 crianças da Educação Infantil, da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde - Bahia. O quadro teórico dialoga com os estudos da Sociologia e Antropologia da Infância, a partir das contribuições de Cohn, 2005; Corsaro, 2011; Friedmann, 2020; Martins Filho e Prado, 2020; Oliveira-Formosinho, 2007; Rinaldi, 2018. Buscou-se escutar as narrativas das crianças sobre o cotidiano escolar, suas preferências e desejos. Os dados foram produzidos por meio de desenhos, fotografias, entrevistas gravadas e transcritas para a categorização dos dados. Por fim, o principal achado desse estudo foram os saberes presentes nas narrativas infantis. Tais narrativas revelam o que as crianças aprendem e o que desejam aprender na escola.
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