O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?

Autores

Palavras-chave:

Criança, Narrativas, Currículo, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo analisa como a escuta das crianças pode contribuir na elaboração do Referencial Curricular Franciscano (RCF). Participaram dessa pesquisa os profissionais das unidades escolares, 10 técnicos da secretaria e 170 crianças da Educação Infantil, da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde - Bahia. O quadro teórico dialoga com  os estudos da Sociologia e Antropologia da Infância, a partir das contribuições de Cohn, 2005; Corsaro, 2011; Friedmann, 2020; Martins Filho e Prado, 2020; Oliveira-Formosinho, 2007; Rinaldi, 2018. Buscou-se escutar as narrativas das crianças sobre o cotidiano escolar, suas preferências e desejos. Os dados foram produzidos por meio de desenhos, fotografias, entrevistas gravadas  e transcritas para a categorização dos dados. Por fim, o principal achado desse estudo foram os saberes presentes nas narrativas infantis. Tais narrativas revelam o que as crianças aprendem e o que  desejam aprender na escola.

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Biografia do Autor

Lilian Santana dos Santos, UFBA

Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2009). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia(2015). Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (2017). Mestre em Educação pela UFBA. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFBA). Em 2017 e 2018 coordenou uma escola municipal com crianças de 4 e 5 anos, no município de São Francisco do Conde-Bahia. Atualmente é gerente de Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), no município de São Francisco do Conde. Temas de interesse: Escrita Infantil, Alfabetização, Letramento e Gestão Educacional.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Santos, L. S. dos. (2021). O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119