Educação para Diversidade Étnico-Racial: um estudo com professores de duas Escolas Estaduais em Taperoá-BA
Palavras-chave:
Educação, Professores, Relações Étnico-raciais, DiferençaResumo
O presente artigo, é resultado de um estudo realizado com professores(as) da educação básica das escolas estaduais Doutor Antônio Balbino e Estela Aleluia Guimarães no município de Taperoá-Bahia. A investigação apresentou por objetivo; realizar uma análise comparativa sobre as relações étnico-raciais nas práticas escolares das referidas escolas, como também, os olhares dos docentes sobre os saberes que entrelaçam o campo epistemológico étnico-racial. O público participante foi constituído por dez professores(as) que atuavam no turno vespertino destes espaços educativos, para o levantamentos dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, constituindo-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Ademais, a discussão aqui presente, pretende refletir sobre as ações educativas das instituições de ensino, buscando também compreender a importância da formação do professor, para o desenvolver de práticas educativas de valorização à diferença.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luis Roque. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628/3115. Acesso em: 24 fev. 2021.
ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. In: BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 496-513.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro; PINA, Maria Cristina Dantas; MOREIRA, Nubia Regina. Definições de prática educativa em diferentes perspectivas sócio-educacionais. Linguagens, educação e sociedade. v. 19, p. 68-88, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/8656. Acesso em: 15 de fev. 2021.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório. In: FONSECA, Marcus Vinicius; et. al (Orgs.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: MAZZO, 2011. p.39-59.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1. p. 98-109, Jan/Abr, 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2021.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Pensar a educação, pensar o racismo no Brasil. In: FONSECA, Marcus Vinicius; et. al (Orgs.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: MAZZO, 2011. p.93-144.
GUEDES, Neide Cavalcante. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815. Acesso em: 24 fev. 2021.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Desigualdade e diversidade: os sentidos contrários da ação. In: BOTELHO, André. SCHWARCZ, Lilia Moritz (Orgs.). Cidadania um projeto em construção minorias, justiça e direitos. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma. 2012. p. 38-47.
JESUS, Rita de Cássia dias de. Influxos da formação: currículo, formação docente e debates contemporâneos. In: NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; JESUS, Rita de Cássia dias de. Currículo e formação diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva, 2010. p. 59-76.
LINS, Maria Geísa Morais; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Os desafios do currículo: discursos e práticas pedagógicas do(a) professor(a) / cursista. In: SOUZA, Ester Maria de Figueiredo (Org). Letramento e Dialogia enfoques para a formação de professores. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016. p. 93-120.
LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MATTOS, Hebe; ABREU, Martha. Uma conversa com professores de história sobre as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”. In: ABREU, Martha; DANTAS, Carolina Vianna; MATTOS, Hebe (Orgs.). O negro no Brasil trajetórias e lutas em dez aulas de história. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 115-137.
MENEZES, Jaci. Educação, cultura, diversidade e inclusão social. Revista Cocar. v. 1 n. 2 Jul/Dez. 2007. p. 7-20. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/11. Acesso em: 15 de fev. 2021.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2008.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto; CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Eduardo Vinicius Mota e. Aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2019, p. 412-418. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0101328918300477?via%3Dihub. Acesso em: 12 de mar. 2021.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; SILVA, Fabrício Oliveira da; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Formação docente no ensino fundamental: interfaces com a diversidade. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 109-124, jan./mar. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8273. Acesso em: 19 de fev. 2021.
SANTOS, Etelvina de Queiroz; MOREIRA, Núbia Regina. Recontextualização da política curricular para a educação das relações étnico-raciais. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 28, n. 54, p. 28-42, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6179. Acesso em: 16 de fev. 2021.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil: Quando a inclusão combina com exclusão. In: BOTELHO, André. SCHWARCZ, Lilia Moritz (Orgs.). Cidadania um projeto em construção minorias, justiça e direitos. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma. 2012. p. 94-107.
SILVA, Ana Celia da. A discriminação do negro no livro didático. 2ª. ed. Salvador: EDUFBA, 2004.
SILVA, Claudilene, Maria da. A questão da identidade na contemporaneidade. In: SILVA, Claudilene, Maria da. Professoras negras identidade e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Recife: Editora Universitária da UPPE, 2013. p. 63-85. (Coleção Etnicorracial).
SILVA, Daiana Oliveira da; MOREIRA, Núbia Regina. O contexto discursivo das políticas curriculares: relações étnico-raciais. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa. v. 12, maio/ago. 2019. p. 277-288. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334525249_O_CONTEXTO_DISCURSIVO_DAS_POLITICAS_CURRICULARES_relacoes_etnico-raciais. Acesso em: 15 fev. 2021.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. In: FONSECA, Marcus Vinicius; et. al (Orgs.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: MAZZO, 2011. p. 11-37.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. MODL, Fernanda de Castro. A docência como objeto de discurso: contrapontos entre linguagem e educação. In: SOUZA, Ester Maria de Figueiredo (Org). Letramento e Dialogia enfoques para a formação de professores. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016. p. 123-144.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Conceição dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.