Educação para Diversidade Étnico-Racial: um estudo com professores de duas Escolas Estaduais em Taperoá-BA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Professores, Relações Étnico-raciais, Diferença

Resumo

O presente artigo, é resultado de um estudo realizado com professores(as) da educação básica das escolas estaduais Doutor Antônio Balbino e Estela Aleluia Guimarães no município de Taperoá-Bahia. A investigação apresentou por objetivo; realizar uma análise comparativa sobre as relações étnico-raciais nas práticas escolares das referidas escolas, como também, os olhares dos docentes sobre os saberes que entrelaçam o campo epistemológico étnico-racial. O público participante foi constituído por dez professores(as) que atuavam no turno vespertino destes espaços educativos, para o levantamentos dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, constituindo-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Ademais, a discussão aqui presente, pretende refletir sobre as ações educativas das instituições de ensino, buscando também compreender a importância da formação do professor, para o desenvolver de práticas educativas de valorização à diferença.

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Biografia do Autor

Rafael Conceição dos Santos, Universidade do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd/UESB. Licenciado em Pedagogia pela UNEB Campus-XV e especialização em Relações Étnico-raciais pela Universidade Cândido Mendes.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Santos, R. C. dos. (2021). Educação para Diversidade Étnico-Racial: um estudo com professores de duas Escolas Estaduais em Taperoá-BA. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4952