Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica
Palavras-chave:
Ensino de História., Aprendizagem Histórica., Culturas digitais., Tecnologias digitais., Conceito epistemológico da história.Resumo
No texto encontra-se a discussão sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento da aprendizagem histórica como estratégia do ensino de História realizada durante a oficina: O uso das culturas digitais na construção de uma aprendizagem significativa para o Ensino de História. Esta experiência docente foi coordenada e desenvolvida durante o X Encontro Estadual de História ANPUH/BAHIA em outubro de 2020 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Vitória da Conquista – BA; ofertou-se formação continuada para professores de História da Educação Básica e graduandos de História. Como aporte teórico selecionamos entre outros: AGUIAR (2020); ARRUDA (2014); SCHMIDT e CAINELLI (2014); COSTA (2017) e PEREIRA (2013). Ressaltamos o valor de atividades dessa natureza porque nos instigam a repensar nossa prática docente e nos reinventar para criar sequências didáticas que venham a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem histórica.
Downloads
Referências
AGUIAR, E. P. Aprendizagem Histórica: diálogos para uma aproximação com a teoria da História. História & Ensino, Londrina, v. 26, n. 2, p. 51-72, Jul./Dez. 2020. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/39357. Acesso em: 18 fev. 2021.
ARRUDA, E. P. Aprender história com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para os professores. In: MAGALHÃES, M. et al. Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014.
CAINELLI, M.; SCHMIDT, M. A. Ensinar História (coleção pensamentos e ação em sala de aula) São Paulo: Scipione, 2009.
COSTA, M. A. F. da. Ensino de história e games: dimensões práticas em sala de aula. Curitiba: Appris, 2017.
OLIVEIRA, T. M. de; SANTOS, F. V. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, p. 99-106, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/41. Acesso em: 06 mar. 2021.
DUTRA, M. de F. da C.; FREITAS, R. M. de. Os interesses do empresariado no ensino remoto e a desigualdade educacional no Brasil no contexto da pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5080/4056. Acesso em: 06 mar. 2021.
GIACOMONI, M. P. Construindo jogos para o Ensino de História. In: GIACOMONI, M. P. PEREIRA, N. M. Jogos e Ensino de História. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
FERREIRA, A., ATAIDE, M. W.; FRANCISCO, D. Tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFAL: o que pensam os docentes?. Ensino Em Perspectivas,1(2). 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4570. Acesso em: 06 mar. 2019.
FONSECA, G. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 3-23, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254/1149. Acesso em: 06 mar. 2021.
FREITAS, I. P. T. D.; AGUIAR, E. P. Conceito de segunda ordem: o diálogo com o passado pelos alunos do Ensino Médio. Cenas Educacionais, 3, e8618. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8618/5506. Acesso em: 18 fev. 2021.
LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, nº esp. Curitiba, p. 131-150, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.403. Acesso em: 11 jan. 2019.
MEINERZ, C. B. Jogar com a História na sala de aula. In: GIACOMONI, M. P.; PEREIRA, N. M. Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Pereiraetal. Acesso em: 10 mar. 2021.
RÜSEN, J. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
SCHMIDT, M. A. Jörn Rüsen e a sua contribuição para a didática da História. Intelligere. Vol. 3, nº 2, 60-70, out. 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaintelligere/article/view/127291. Acesso em: 10 mar. 2020.
SEFFNER, F. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. In: GIACOMONI, M. P. PEREIRA, N. M. Jogos e Ensino de História. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Izis Pollyanna Teixeira Dias de Freitas, Nallyne Celene Neves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.