Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História., Aprendizagem Histórica., Culturas digitais., Tecnologias digitais., Conceito epistemológico da história.

Resumo

No texto encontra-se a discussão sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento da aprendizagem histórica como estratégia do ensino de História realizada durante a oficina: O uso das culturas digitais na construção de uma aprendizagem significativa para o Ensino de História. Esta experiência docente foi coordenada e desenvolvida durante o X Encontro Estadual de História ANPUH/BAHIA em outubro de 2020 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Vitória da Conquista – BA; ofertou-se formação continuada para professores de História da Educação Básica e graduandos de História. Como aporte teórico selecionamos entre outros: AGUIAR (2020); ARRUDA (2014); SCHMIDT e CAINELLI (2014); COSTA (2017) e PEREIRA (2013). Ressaltamos o valor de atividades dessa natureza porque nos instigam a repensar nossa prática docente e nos reinventar para criar sequências didáticas que venham a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem histórica.

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Biografia do Autor

Izis Pollyanna Teixeira Dias de Freitas, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA)

Mestre em Educação (PPGED/UNEB), especialista em Ensino de História (UCAM), licenciada em História (UNEB) é professa de História da educação básica e pesquisadora integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LAPEH/UESB). Desenvolve pesquisas com ênfase em Aprendizagem Histórica, Didática da História e Educação Histórica.

Nallyne Celene Neves Pereira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA)

 

Mestre em Educação pelo PPGED/UESB; especialista em Educação, Cultura e Memória (Museu Pedagógico/UESB); licenciada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É professora da Educação Básica e pesquisadora integrantes do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Ensino de História (LAPEH/UESB). Desenvolve pesquisas com ênfase em Aprendizagem Histórica e Educação Histórica.

 

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Freitas, I. P. T. D. de, & Pereira, N. C. N. (2021). Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947