Reflexões sobre a revista Educação & Ensino como espaço de apoio a publicações científicas

Autores

Palavras-chave:

Educação & Ensino., Produção Acadêmica., Artigos científicos.

Resumo

Este relato de experiência é sobre a revista Educação & Ensino, vinculada ao Centro Universitário Ateneu. Os objetivos são apresentar a experiência da Revista Educação & Ensino e refletir sobre a tendência das temáticas publicadas a fim de direcionar o editorial da revista. Metodologicamente, essa pesquisa se constituiu como básica e qualitativa. Efetuou-se um levantamento de todos os artigos publicados, sendo estes apresentados em formas de tabelas para melhor análise de temáticas e autorias. Concluiu-se que a revista cumpre critérios de qualidade e é um espaço importante para a divulgação do conhecimento na área de formação de professores, sendo publicados artigos de temáticas bastante variadas, mas todas de acordo com a proposta editorial da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janote Pires Marques, Centro Universitário Ateneu

Licenciado em História, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em História Social e Doutor em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Centro Universitário Ateneu. Editor Chefe da Revista Educação & Ensino.

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Centro Universitário Ateneu

Pedagoga. Mestre em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu. Editora Assistente da Revista Educação & Ensino.

Referências

ALMEIDA, G. S. de.; SILVA, R. M. M. da; MARQUES, J. P. Ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios para lecionar em uma sociedade plurirreligiosa. Educação & Ensino, v.3, n.2, jul./dez. 2019, p.71-88, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/18. Acesso em: 21 dez. 2020.

ALVES, S. R. F.; ASSUNÇÃO, F. N. A literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental: importância e contribuição para a formação de leitores. Educação & Ensino, v.2, n.1, jan./jun.2018, p.6-16, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

ARAÚJO, R. C. de.; AMORIM, I. B.; CASTRO, S. B. D. de. Formação de professores em pedagogia e o que dizem as dissertações investigadas: recorte temporal dos anos de 2015 a 2018. Educação & Ensino, v.2, n.2, jul./dez.2018, p.6-15, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

ARAÚJO, H. de L. M. R.; BRAGA, A. C. C. A história da língua brasileira de sinais. Educação & Ensino, v.3, n.2, jul./dez. 2019, p.89-116, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/18. Acesso em: 21 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 21 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução 2, de 22 dez. 2017. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 22 dez. 2017.

BARBOSA, S. C.; BARBOSA, E. C. B. F. A função social da leitura no processo de ensino e aprendizagem. Educação & Ensino, v.2, n.2, jul./dez.2018, p.50-59, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

BARBOSA, C. H. de. S.; SAMPAIO, L. G. Os jesuítas e a educação: o papel dos valores na escola básica. Educação & Ensino, v.3, n.1, jan./jun.2019, p.104-131, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/10. Acesso em: 21 dez. 2020.

CLEMENTINO, I. T. A.; CABRAL, K. C. de A.; RODRIGUES, F. S. Mulheres, trabalhadoras e mães: desafios para a conclusão do ensino médio na EJA em uma escola estadual de Fortaleza. Educação & Ensino, v.4, n.1, jan./jun. 2020, p.3-23, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/19. Acesso em: 21 dez. 2020.

COSTA, E.; VASCONCELOS, K. C. Inclusão educacional: aspectos legais × tangência escolar. Educação & Ensino, v.2, n.1, jan./jun.2018, p.17-29, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

DANTAS, S. J.; NASCIMENTO, W. P.; LIMA, J. M. C. O pedagogo como parte do processo educativo de adolescentes em conflito com a lei no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota. Educação & Ensino, v.3, n.2, jul./dez. 2019, p.89-116, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/18. Acesso em: 21 dez. 2020.

DIONÍSIO, M. A. da C.; MAROS, S. R.; MATOS, E. O. da F. O bullying e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Educação & Ensino, v.4, n.1, jan./jun. 2020, p.81-98, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/19. Acesso em: 21 dez. 2020.

FERNANDES, D. F.; CABRAL, C. F. de P. O papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Educação & Ensino, v.2, n.1, jan./jun.2018, p.17-29, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

FIALHO, L. Ensino em Perspectivas: a experiência de elaboração coletiva de um periódico científico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324555, 3 jan. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4559. Acesso em: 10 jan. 2021.

FREITAS, Z. A.; SILVA, J. C. R. Contribuições do software “luz do Saber” como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. Educação & Ensino, v.2, n.1, jan./jun.2018, p.63-76, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.5 ed. São Paulo: Atlas, 2010a.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010b.

GUEDES, D. K. de O.; LIMA, T. O.; LIMA, J. M. C. Uma análise da indisciplina de alunos do 5º ano em uma escola municipal. Educação & Ensino, v.3, n.1, jan./jun.2019, p.62-78, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/10. Acesso em: 21 dez. 2020.

KRAINE, S. de A.; GONÇALVES, F. V.; BATISTA, E. C. Sentidos atribuídos à medicalização na educação por professores de uma escola estadual do município de Rolim de Moura – RO. Educação & Ensino, v.2, n.1, jan./jun.2018, p.49-62, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J.C.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, M. T. P. de; MATOS, E. O. da F. Autismo e escola: os desafios e a necessidade de inclusão. Educação & Ensino, v.4, n.1, jan./jun. 2020, p.99-113, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/19. Acesso em: 21 dez. 2020.

LOPES, S. A.; CASTRO, S. B. D. de; FERREIRA, J. L. Professores e perspectivas de atuação em uma escola família agrícola do Território do Sisal. Educação & Ensino, v.3, n.1, jan./jun.2019, p.44-61, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/10. Acesso em: 21 dez. 2020.

MACIEL, A. de O.; SILVA NETA, M. de L..; MAGALHÃES JÚNIOR, A. G. O curso de licenciatura em matemática: dimensões documentais e formativas. Educação & Ensino, v.2, n.1, jan./jun.2018, p.77-85, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

MARQUES, F. R. P.; LIMA, M. S. de. Formação de professores: uma análise dos egressos do curso de pedagogia do Centro Universitário Ateneu. Educação & Ensino, v.3, n.1, jan./jun.2019, p.22-43, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/10. Acesso em: 21 dez. 2020.

MELO, D; K. F. de; SILVA, A. S. da. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre o uso das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas. Educação & Ensino, v.4, n.2, jul./dez. 2020, p.38-57, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/20. Acesso em: 22 dez. 2020.

MOREIRA, A. L.; SOUZA, A. L. O trabalho do coordenador pedagógico na escola: rotinas e desafios. Educação & Ensino, v.4, n.2, jul./dez. 2020, p.19-37, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/20. Acesso em: 22 dez. 2020.

MOTA, B. G. N.; MAGALHÃES, J.; SANTANA, J. R. Educação e gênero: a violência contra mulheres no contexto atual. Educação & Ensino, v.3, n.2, jul./dez. 2019, p.55-68, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/18. Acesso em: 21 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A. S. DO. Catálogo de publicações de 2020. Educação & Formação, v. 5, n. 3, 18 set. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4041. Acesso em: 28 dez. 2020.

NASCIMENTO, K. A.; FIALHO, L.; BRANDENBURG, C. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314204, 16 out. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204. Acesso em: 23 dez. 2020.

NASCIMENTO, N. F.; LIMA, J. M. C. Docência para adolescentes em conflito com a lei no sistema socioeducativo de internação provisória. Educação & Ensino, v.2, n.2, jul./dez.2018, p.16-26, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

NEVES, A. C. da S; PAIVA, E. F. S.; SILVA, J. C. R. da. Gestão escolar e sua influência na educação de jovens e adultos. Educação & Ensino, v.4, n.2, jul./dez. 2020, p.3-18, 2020. Disponível em: <http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/20. Acesso em: 22 dez. 2020.

OLIVEIRA, B. P. de; BARRETO, M. C. Sessões reflexivas e o ensino de matemática: o encontro do professor com sua prática. Educação & Ensino, v.3, n.1, jan./jun.2019, p.3-21, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/10. Acesso em: 21 dez. 2020.

OLIVEIRA, L. da S.; FONSECA, E. O. da. A gestão pedagógica e as avaliações externas da educação básica: uma aliança necessária. Educação & Ensino, v.2, n.1, jan./jun.2018, p.17-29, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

OLIVEIRA, A. P. G. de; LOPES, Y. K. S.; OLIVEIRA, B. P. de. A importância da música na educação infantil. Educação & Ensino, v.4, n.1, jan./jun. 2020, p.46-61, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/19. Acesso em: 21 dez. 2020.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RABELO, L. M.; GOIS, R. A. de; PEQUENO, L. L. C. A relação entre cuidar e educar na prática pedagógica da educação infantil. Educação & Ensino, v.4, n.2, jul./dez. 2020, p.58-79, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/20. Acesso em: 22 dez. 2020.

RAMOS, J. R.; GUIMARÃES, J. N.; MOTA, B. G. N. Educação infantil e o desenvolvimento da autonomia. Educação & Ensino, v.4, n.2, jul./dez. 2020, p.80-101, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/20. Acesso em: 22 dez. 2020.

SARAIVA, E. P.; LIMA, R. M. de; PEQUENO, L. L. C. Contribuições da música no processo de aprendizagem em uma escola privada na cidade de Eusébio. Educação & Ensino, v.3, n.2, jul./dez. 2019, p.36-54, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/18. Acesso em: 21 dez. 2020.

SILVA, E. A. da. As contribuições da relação família e escola para a aprendizagem sob o olhar de professoras do 2º ano do ensino fundamental. Educação & Ensino, v.3, n.1, jan./jun.2019, p.79-103, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/10. Acesso em: 21 dez. 2020.

SILVA, J. C. R. Fake news: um velho hábito e as novas tecnologias. Educação & Ensino, v.2, n.2, jul./dez.2018, p.60-69, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

SILVA, J. K. F. da; BATISTA, A. de S. L. Ensino da cultura afrodescendente na escola. Educação & Ensino, v.4, n.2, jul./dez. 2020, p.102-118, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/20. Acesso em: 22 dez. 2020.

SILVA, J. C. dos S.; LUCENA, R. M. Produção audiovisual e sua correlação com as novas tecnologias: a realização e os impactos da oficina do audiovisual no processo ensino-aprendizagem em Barreiras-BA. Educação & Ensino, v.3, n.1, jan./jun.2019, p.132-148, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/10. Acesso em: 21 dez. 2020.

SILVA, A. S.; SILVA, C. M. F. da; GUIMARÃES, O. M. de S. O papel da gestão escolar e do projeto político-pedagógico na inclusão educacional de alunos em uma escola municipal na cidade de Caruaru-PE. Educação & Ensino, v.2, n.2, jul./dez.2018, p.27-37, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

SILVA, M. da; SOUSA, M. dos R. de; MATOS, E. O. da F; LIMA, M. S. L. A formação continuada do pedagogo: uma reflexão sobre sua ação docente. Educação & Ensino, v.3, n.2, jul./dez.2019, p.17-35, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/18. Acesso em: 21 dez. 2020.

SILVEIRA, J. N. F. da; VIEIRA, J. dos S.; FONSECA, E. O. da. O papel da didática na prática docente: reflexões acerca do professor da educação infantil. Educação & Ensino, v.2, n.2, jul./dez. 2018, p.38-49, 2018. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/archive. Acesso em: 21 dez. 2020.

SOUSA, A. M. M.; SILVA NETA, M. de L.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. G. Programa residência pedagógica: formação continuada de professores de matemática. Educação & Ensino, v.3, n.2, jul./dez. 2019, p.3-16, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/18. Acesso em: 21 dez. 2020.

SOUZA, A. F. de; SOUSA, M. A. de; MARQUES, J. P. Interação entre professor e família: a influência na aprendizagem dos alunos do 2° ano do ensino fundamental em escola pública. Educação & Ensino, v.4, n.1, jan./jun. 2020, p.62-79, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/19. Acesso em: 21 dez. 2020.

VERGAMOTA DE SÁ, A. P. F; LIMA, A. B. de L; GOMES, M. J.; PEQUENO, L. L. C. A (in)disciplina no contexto escolar: desafios e perspectivas. Educação & Ensino, v.4, n.1, jan./jun. 2020, p.24-45, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/view/19. Acesso em: 21 dez. 2020.

VIEIRA, S. L.; ALBUQUERQUE, M.G. Política e Planejamento Educacional. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Marques, J. P., & Matos, E. O. da F. (2021). Reflexões sobre a revista Educação & Ensino como espaço de apoio a publicações científicas. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4937

Edição

Seção

Relato de experiência