Educação do Campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de professores, Práticas de resistências

Resumo

Este estudo refere-se à formação de professores do campo e às narrativas que protagonizam práticas de resistência no campo. O objetivo é refletir como a educação do campo contribui para o protagonismo das práticas educativas de resistência no campo. A metodologia deste estudo baseou-se na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e história de vida, com apoio da observação participante, a partir de entrevista semiestruturada realizada com três professores que se formaram por meio da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2015, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. Nosso lócus de pesquisa é a comunidade de Vila do Carmo, onde os sujeitos foram entrevistados. Vale ressaltar que é uma comunidade do Baixo Tocantins, município de Cametá – Pará. Percebeu-se que este estudo fortaleceu as práticas educativas no campo e incentivou educadores a reconhecerem suas culturas e identidades dentro da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Laura Cota Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA – Campus Tucuruí

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pará, UFPA/Cametá. Pós-graduanda em Especialização em Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA/Tucuruí.

Miranilde Oliveira Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal

Doutora em Educação. Professora dos Ensinos Básico, Técnico, Tecnológico e pós-graduação no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA – nos Campi de Castanhal, Paragominas e Tucuruí.

Referências

BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2001.

Educador musical ribeirinho. Entrevista. Vila do Carmo. 5 de novembro de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Transgressão do Paradigma da (multi)Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo. Educ. Soc. [online]. 2014, vol.35, n.129, pp.1165-1182.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. 2 ed. Natal, RN:EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej. Política de expansão de formação de educadores do campo no contexto da educação superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146, jan./abr. 2015.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Campinas-SP. N.º 23. p. 156-168. Maio/junho/julho/Agosto 2003.

OLIVEIRA, Sonia Maria Soares de; ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; SILVA, Carlos Diogo Mendonça da. A prática como lócus de produção de saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas. Educ. Form., Fortaleza, v.6, n. 1, e2885, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SOUZA, Leticia Oliveira de; ANSELMO, Katyanna de Brito. Saberes da docência: leitura crítica, emancipação humana e profissional. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e314290, 2021.

Publicado

2021-07-17

Como Citar

Corrêa, J. L. C. ., & Neves, M. O. . (2021). Educação do Campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6055

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)