Educação do Campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência
Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação de professores, Práticas de resistênciasResumo
Este estudo refere-se à formação de professores do campo e às narrativas que protagonizam práticas de resistência no campo. O objetivo é refletir como a educação do campo contribui para o protagonismo das práticas educativas de resistência no campo. A metodologia deste estudo baseou-se na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e história de vida, com apoio da observação participante, a partir de entrevista semiestruturada realizada com três professores que se formaram por meio da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2015, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. Nosso lócus de pesquisa é a comunidade de Vila do Carmo, onde os sujeitos foram entrevistados. Vale ressaltar que é uma comunidade do Baixo Tocantins, município de Cametá – Pará. Percebeu-se que este estudo fortaleceu as práticas educativas no campo e incentivou educadores a reconhecerem suas culturas e identidades dentro da escola.
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