A proposta de redesenho curricular nas premissas do programa PNEM

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Redesenho curricular, Ensino Médio

Resumo

A pesquisa investigou sobre a proposta de redesenho curricular nas premissas do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), programa que traz, no seu escopo, elevar a qualidade do ensino médio em nosso país através da formação continuada de professores e do redesenho curricular. Quanto aos procedimentos, optamos pela pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Depreende-se, a partir do estudo feito sobre o Programa Pacto, que se faz necessário um estudo mais aprofundado a fim de construir novas alternativas, perspectivas e olhares sobre o processo de parceira por um fortalecimento do ensino médio, compreendendo os limites e as possibilidades. Urge, então, a necessidade de uma revisão dessa extinta política pública no intuito de analisar com solitude suas peculiaridades, com vistas a subsidiar uma educação de qualidade e inclusiva no Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cibelle Moreira de Araújo, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Professora de sociologia da rede estadual de ensino do Ceará; Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (UECE); pós graduada em gestão de organizações sociais (UVA) e Graduada em Ciências Sociais (UVA).

Eliete de Castro Cordeiro, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Professora da Rede de Educação Estadual do Ceará e Rede Municipal de Juazeiro do Norte; Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (UECE), pós-graduada em História e Sociologia (URCA) / Gestão Escolar e formação de professores (FJN/UNIJUAZEIRO) e graduada em História (URCA).

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria F. Conteúdos e métodos de ensino de História: breve abordagem histórica. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo, Cortez, 2004.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas? Disponível em www.ngd.ufsc.br/files/2012/04/ric_CLASSIFICAPESQUISAGIL.doc. Acesso em: 16 maio 2021.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. LEI No 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, Capítulo II - Da Educação Básica, Seção I - Disposições Gerais. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 05 jan. 2017.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara. 32ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

STIGAR, Robson; SCHUCK, Neivor. Refletindo sobre a História da Educação no Brasil. Disponível em: http://www.opet.com.br/artigos/pdf Acesso em: 16 dez. 2018.

WALDHELM, Mônica Currículo de Ensino Médio Orientado para o Trabalho e Demais Práticas Sociais: Reflexões, Implicações e Possibilidades. Rio de janeiro: UNESCO, 2013.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Araújo, M. C. M. de ., & Cordeiro, E. de C. . (2021). A proposta de redesenho curricular nas premissas do programa PNEM. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5699

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)