Os interesses do empresariado no ensino remoto e a desigualdade educacional no Brasil no contexto da pandemia

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto., Desigualdade educacional., Pandemia, Empresariado

Resumo

Desde o final de fevereiro de 2020, as escolas e universidades foram fechadas, considerando o alto risco de contágio frente a aglomeração de pessoas. Nesse contexto, o governo federal aplicou uma série de medidas relacionadas a substituição das aulas presenciais por aulas que favoreçam os meios de tecnologia. Iniciou-se, então, as aulas híbridas ou remotas. Muitos (as) professores (as) têm lidado com a intensificação do seu trabalho docente, ao mesmo tempo em que uma parcela significativa de alunos (as) estão sendo excluídos desse processo por falta de acesso a internet e limitadas condições de moradia. Pensando nesses aspectos, o presente artigo objetiva problematizar o ensino remoto e a desigualdade educacional no Brasil no contexto da pandemia da Covid-19, apresentando uma discussão bibliográfica sobre essas temáticas e o interesse do empresariado no ensino remoto.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima da Conceição Dutra, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da rede pública municipal de ensino de Paulista – PE.

Renan Moura de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Historiador e mestrando do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Dutra, M. de F. da C., & Freitas, R. M. de. (2021). Os interesses do empresariado no ensino remoto e a desigualdade educacional no Brasil no contexto da pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5080