Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder
Palavras-chave:
Sociedade, Educação, Currículo, Avaliação da aprendizagem, Relações de poderResumo
Este texto objetiva discorrer sobre a sociedade, a educação, o currículo, a avaliação da aprendizagem e as relações de poder que permeiam o contexto escolar. Trata-se de um estudo bibliográfico, pautado na leitura e reflexão a partir de referenciais que norteiam as discussões apresentadas. O estudo evidencia que o currículo praticado muitas vezes reforça a perpetuação de relações de poder em que há a preponderância de desequilíbrio entre membros de uma mesma sociedade e, mais especificamente, de uma mesma comunidade escolar. A avaliação da aprendizagem, inserida neste contexto, embora cumpra sua função pedagógica de retroalimentar os processos de ensino-aprendizagem, assume, ainda, papel significativo no sentido de reforçar relações de poder no âmbito institucional/escolar e social.
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