Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder

Autores

Palavras-chave:

Sociedade, Educação, Currículo, Avaliação da aprendizagem, Relações de poder

Resumo

Este texto objetiva discorrer sobre a sociedade, a educação, o currículo, a avaliação da aprendizagem e as relações de poder que permeiam o contexto escolar. Trata-se de um estudo bibliográfico, pautado na leitura e reflexão a partir de referenciais que norteiam as discussões apresentadas. O estudo evidencia que o currículo praticado muitas vezes reforça a perpetuação de relações de poder em que há a preponderância de desequilíbrio entre membros de uma mesma sociedade e, mais especificamente, de uma mesma comunidade escolar. A avaliação da aprendizagem, inserida neste contexto, embora cumpra sua função pedagógica de retroalimentar os processos de ensino-aprendizagem, assume, ainda, papel significativo no sentido de reforçar relações de poder no âmbito institucional/escolar e social.

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Biografia do Autor

Germinio José da Silva Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em Gestão de Pessoas e Administração Mercadológica pela UNIASSELVI, Graduado em Administração de Empresas pela UESB, Graduado em Letras Modernas: Português/Inglês, pela Faculdade Tecnologia e Ciência, Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (Gelforpe/CNPq).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Silva Júnior, G. J. da. (2021). Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973