Catálogo de publicações de 2021
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.7380Palavras-chave:
Educação, Formação, PublicaçãoResumo
O catálogo trata de uma compilação de todos os artigos publicados no ano de 2021, já nas normas da ABNT. Objetiva possibilitar a ampliação da divulgação dos textos publicados na Educação & Formação.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ RAMOS, E.; ALEJALDRE BIEL, L.; MATEOS BLANCO, B. Formación y alfabetización del profesor de ELE: de la competencia lingüística a la tecnológica. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3521, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3521. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3521. Acesso em: 20 may. 2021.
ARAOZ, E. G. E.; RAMOS, N. A. G. Satisfacción laboral y compromiso organizacional en docentes de la amazonía peruana. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3854, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3854. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3854. Acesso em: 20 may. 2021.
ARRUDA, G. de L.; SOARES JUNIOR, A. dos S. “É proibida a igualdade gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande – Paraíba (2017-2018). Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4189, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4189. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4189. Acesso em: 20 maio. 2021.
BLASZKO, C. E.; CLARO, A. L. de A.; UJIIE, N. T. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e3908, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3908. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908. Acesso em: 20 maio. 2021.
BUTLER, J. Diferença sexual como uma questão de ética: Alteridades da Carne em Irigaray e Merleau-Ponty. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e5204, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.5204. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5204. Acesso em: 20 maio. 2021.
CAMPIRA, F. P.; ALMEIDA, L. S.; ARAÚJO, A. M. Satisfação acadêmica: Um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4913, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4913. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4913. Acesso em: 10 ago. 2021.
CAMPOS BANDRÉS, I. O.; COLÓN CASTILLO, M. J.; SAMPÉRIZ HERNÁNDEZ, M. Diseño de un cuestionario para valorar la competencia en comunicación oral del alumnado de Magisterio. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3490, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3490. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3490. Acesso em: 20 may. 2021.
CANETTIERI, M. K.; PARANAHYBA, J. de C. B.; SANTOS, S. V. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4406, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406. Acesso em: 20 maio. 2021.
CARTAXO, S. R. M.; SCOS, J. Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e3434, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3434. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3434. Acesso em: 20 maio. 2021.
CAVALCANTI, N. C. S. B.; NAUAR, A. L.; ALMEIDA, M. V. C. Educação e Empoderamento Feminino: estratégias pedagógicas de grupos de humanização do parto e nascimento em Belém do Pará. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4159, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4159. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4159. Acesso em: 20 maio. 2021.
CORREIA, S. C.; COLLING, L. Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4446, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4446. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4446. Acesso em: 20 maio. 2021.
CRUZ NEYRA, L. L.; TOLEDO ESPINOZA, E. S.; MENDONZA RAMÍREZ, A. J. Quality of Educational Service at the Faculty of Social Sciences and Humanities of a Public University. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5293, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5293. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5293. Acesso em: 10 aug. 2021.
DELGADO-MENDEZ, J. M.; DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4180, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4180. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4180. Acesso em: 10 ago. 2021.
DEYRIES, S. D. Les justifications genrées de la transgression scolaire. Éducation et formation, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4610, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4610. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4610. Acesso em: 20 mai. 2021.
FONTOURA, J. S. D. de Ávila; GOMES, R. S. O Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS: Temáticas de Pesquisa Privilegiadas. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5192, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5192. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5192. Acesso em: 10 ago. 2021.
GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; BOCQUILLON, M. Instruire ou étourdir les élèves? Réflexion critique sur l’idée qu’«il faut varier son enseignement» Critical reflection on the idea that "we need to vary our teaching". Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5404, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5404. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5404. Acesso em: 10 ago. 2021.
GLEYSE, J. L’égalité Filles-Garçons dans l’enseignement en France: Stéréotypes de genre et programmes cachés d’éducation. Éducation et formation, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4625, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4625. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4625. Acesso em: 20 mai. 2021.
GODOY, E. D. Educación Sexual Integral y Performatividad: un Abordaje Filosófico Feminista. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4448, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4448. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4448. Acesso em: 20 may. 2021.
HAMEL QUESADA, L.; VILLAVICENCIO SIMÓN, Y.; CAUSSE CATHCART, M. Secuencia didáctica para el desarrollo de la estrategia de inferencia en la comprensión lectora: Estudio exploratorio en el contexto de la enseñanza del Español como Lengua Extranjera. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4804, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4804. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4804. Acesso em: 10 ago. 2021.
HASANOVA, L. X. As principais direções da aplicação de inovações pedagógicas nos tempos modernos e o papel dos professores nesta atividade. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5347, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5347. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5347. Acesso em: 10 ago. 2021.
IRALA, V. B.; BIHAIN, A. L. J. Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e3982, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3982. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3982. Acesso em: 20 maio. 2021.
LIMA NETO, A. A. de; SILVA, R. de C. Ângelo da; MAIA, R. N. Pedagogias da masculinidade: reflexões acerca de processos de subjetivação de homens professores da EJA. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4378, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4378. Acesso em: 20 maio. 2021.
LIMA, A. C. P. Da maternidade (re)negada: mães solteiras e mulheres infanticidas no Ceará Oitocentista. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4115, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4115. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4115. Acesso em: 20 maio. 2021.
MARTÍNEZ EZQUERRO, A. Cuando se aproxima el lenguaje escrito al oral: competencias lingüísticas en el discurso académico del alumnado del grado en educación primaria. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3502, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3502. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3502. Acesso em: 20 may. 2021.
MAYA RETAMAR, G.; LÓPEZ-PÉREZ, M. Hábitos lectores y competencia léxica de futuros profesores de inglés em Educación Primaria. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3504, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3504. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3504. Acesso em: 20 may. 2021.
NUNES, M. L. da S.; MACHADO, C. J. dos S.; SOUSA, D. S. da S. “Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e1485, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.1485. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485. Acesso em: 20 maio. 2021.
OLIVEIRA, S. M. S. de; ARAÚJO, F. M. L.; SILVA, C. D. M. da. A Prática como lócus de Produção de Saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e2885, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2885. Acesso em: 20 maio. 2021.
PARRADO COLLANTES, M.; ESTRADA CHICHÓN, J. L. Emoji y expresión escrita: posibilidades de aplicación y desarrollo en lenguas materna y extranjera. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3528, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3528. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3528. Acesso em: 20 may. 2021.
PIEDADE, J. M. N. Pre-service and in-service teachers’ interest, knowledge, and self-confidence in using educational robotics in learning activities. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3345, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3345. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3345. Acesso em: 20 may. 2021.
POSTIGO ZUMARÁN, J. Éfrain; ARIAS-CHÁVEZ, D.; RAMOS-QUISPE, T. Perception of virtual classroom interaction and level of soft skills in college students. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5297, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5297. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5297. Acesso em: 10 aug. 2021.
QUILES, M. del C. Discurso publicitario e intertextualidad: itinerarios para la formación comunicativa del profesorado. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3455, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3455. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3455. Acesso em: 20 may. 2021.
RADCHENKO, VV; SIZYKH, OV; ALEKSEEVA, AE; STAROSTINA, AS Metáfora Cognitiva na Obra de LS Petrushevskаya. Educ. Forma. , [S. l.] , v. 6, n. 1, pág. e3378, 2021. DOI: 10.25053 / redufor.v5i15.3378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3378. Acesso em: 20 mai. 2021.
ROMERO OLIVA, M. F.; HEREDIA PONCE, H.; RIVERA JURADO, P. Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la Lectura Fácil. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3533, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533. Acesso em: 20 may. 2021.
ROSSI, E.; BITTENCOURT, Z. A.; MARQUEZAN, F. F. As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4609, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4609. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4609. Acesso em: 10 ago. 2021.
SANTOS DÍAZ, I. C.; JUÁREZ CALVILLO, M.; TRIGO IBÁÑEZ, E. Motivación por la lectura académica de futuros docentes. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3535, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3535. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3535. Acesso em: 20 may. 2021.
SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5412, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5412. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5412. Acesso em: 10 ago. 2021.
SCHUETZ, P. P.; GOMES, G. V. A.; CARDOSO, L. M. A Percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4646, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4646. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4646. Acesso em: 10 ago. 2021.
SIANES-BAUTISTA, A. El desarrollo de la Pedagogía como disciplina y su impacto en la Educación Superior. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5324, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5324. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5324. Acesso em: 10 ago. 2021.
SILVA, E. C.; MOREIRA, E. C. O plano de trabalho de professores de educação física ex-participantes do PIBID/FEF/UFMT. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e2081, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.2081. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2081. Acesso em: 20 maio. 2021.
SUÁREZ ROBAINA, J. R. Realia con escritura: motivación y reflexión metalingüística sobre la L1 en la formación del profesorado. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3613, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3613. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3613. Acesso em: 20 may. 2021.
VIEIRA, A. M. D. P.; SCHNEIKER, D. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4194, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4194. Acesso em: 20 maio. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karla Angelica Silva do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.