Catálogo de publicações de 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.7380

Palavras-chave:

Educação, Formação, Publicação

Resumo

O catálogo trata de uma compilação de todos os artigos publicados no ano de 2021, já nas normas da ABNT. Objetiva possibilitar a ampliação da divulgação dos textos publicados na Educação & Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Angelica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus.

Referências

ÁLVAREZ RAMOS, E.; ALEJALDRE BIEL, L.; MATEOS BLANCO, B. Formación y alfabetización del profesor de ELE: de la competencia lingüística a la tecnológica. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3521, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3521. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3521. Acesso em: 20 may. 2021.

ARAOZ, E. G. E.; RAMOS, N. A. G. Satisfacción laboral y compromiso organizacional en docentes de la amazonía peruana. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3854, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3854. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3854. Acesso em: 20 may. 2021.

ARRUDA, G. de L.; SOARES JUNIOR, A. dos S. “É proibida a igualdade gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande – Paraíba (2017-2018). Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4189, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4189. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4189. Acesso em: 20 maio. 2021.

BLASZKO, C. E.; CLARO, A. L. de A.; UJIIE, N. T. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e3908, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3908. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908. Acesso em: 20 maio. 2021.

BUTLER, J. Diferença sexual como uma questão de ética: Alteridades da Carne em Irigaray e Merleau-Ponty. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e5204, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.5204. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5204. Acesso em: 20 maio. 2021.

CAMPIRA, F. P.; ALMEIDA, L. S.; ARAÚJO, A. M. Satisfação acadêmica: Um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4913, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4913. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4913. Acesso em: 10 ago. 2021.

CAMPOS BANDRÉS, I. O.; COLÓN CASTILLO, M. J.; SAMPÉRIZ HERNÁNDEZ, M. Diseño de un cuestionario para valorar la competencia en comunicación oral del alumnado de Magisterio. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3490, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3490. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3490. Acesso em: 20 may. 2021.

CANETTIERI, M. K.; PARANAHYBA, J. de C. B.; SANTOS, S. V. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4406, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406. Acesso em: 20 maio. 2021.

CARTAXO, S. R. M.; SCOS, J. Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e3434, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3434. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3434. Acesso em: 20 maio. 2021.

CAVALCANTI, N. C. S. B.; NAUAR, A. L.; ALMEIDA, M. V. C. Educação e Empoderamento Feminino: estratégias pedagógicas de grupos de humanização do parto e nascimento em Belém do Pará. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4159, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4159. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4159. Acesso em: 20 maio. 2021.

CORREIA, S. C.; COLLING, L. Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4446, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4446. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4446. Acesso em: 20 maio. 2021.

CRUZ NEYRA, L. L.; TOLEDO ESPINOZA, E. S.; MENDONZA RAMÍREZ, A. J. Quality of Educational Service at the Faculty of Social Sciences and Humanities of a Public University. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5293, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5293. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5293. Acesso em: 10 aug. 2021.

DELGADO-MENDEZ, J. M.; DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4180, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4180. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4180. Acesso em: 10 ago. 2021.

DEYRIES, S. D. Les justifications genrées de la transgression scolaire. Éducation et formation, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4610, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4610. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4610. Acesso em: 20 mai. 2021.

FONTOURA, J. S. D. de Ávila; GOMES, R. S. O Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS: Temáticas de Pesquisa Privilegiadas. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5192, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5192. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5192. Acesso em: 10 ago. 2021.

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; BOCQUILLON, M. Instruire ou étourdir les élèves? Réflexion critique sur l’idée qu’«il faut varier son enseignement» Critical reflection on the idea that "we need to vary our teaching". Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5404, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5404. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5404. Acesso em: 10 ago. 2021.

GLEYSE, J. L’égalité Filles-Garçons dans l’enseignement en France: Stéréotypes de genre et programmes cachés d’éducation. Éducation et formation, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4625, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4625. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4625. Acesso em: 20 mai. 2021.

GODOY, E. D. Educación Sexual Integral y Performatividad: un Abordaje Filosófico Feminista. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4448, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4448. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4448. Acesso em: 20 may. 2021.

HAMEL QUESADA, L.; VILLAVICENCIO SIMÓN, Y.; CAUSSE CATHCART, M. Secuencia didáctica para el desarrollo de la estrategia de inferencia en la comprensión lectora: Estudio exploratorio en el contexto de la enseñanza del Español como Lengua Extranjera. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4804, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4804. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4804. Acesso em: 10 ago. 2021.

HASANOVA, L. X. As principais direções da aplicação de inovações pedagógicas nos tempos modernos e o papel dos professores nesta atividade. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5347, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5347. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5347. Acesso em: 10 ago. 2021.

IRALA, V. B.; BIHAIN, A. L. J. Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e3982, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3982. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3982. Acesso em: 20 maio. 2021.

LIMA NETO, A. A. de; SILVA, R. de C. Ângelo da; MAIA, R. N. Pedagogias da masculinidade: reflexões acerca de processos de subjetivação de homens professores da EJA. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4378, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4378. Acesso em: 20 maio. 2021.

LIMA, A. C. P. Da maternidade (re)negada: mães solteiras e mulheres infanticidas no Ceará Oitocentista. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4115, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4115. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4115. Acesso em: 20 maio. 2021.

MARTÍNEZ EZQUERRO, A. Cuando se aproxima el lenguaje escrito al oral: competencias lingüísticas en el discurso académico del alumnado del grado en educación primaria. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3502, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3502. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3502. Acesso em: 20 may. 2021.

MAYA RETAMAR, G.; LÓPEZ-PÉREZ, M. Hábitos lectores y competencia léxica de futuros profesores de inglés em Educación Primaria. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3504, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3504. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3504. Acesso em: 20 may. 2021.

NUNES, M. L. da S.; MACHADO, C. J. dos S.; SOUSA, D. S. da S. “Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e1485, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.1485. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485. Acesso em: 20 maio. 2021.

OLIVEIRA, S. M. S. de; ARAÚJO, F. M. L.; SILVA, C. D. M. da. A Prática como lócus de Produção de Saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e2885, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2885. Acesso em: 20 maio. 2021.

PARRADO COLLANTES, M.; ESTRADA CHICHÓN, J. L. Emoji y expresión escrita: posibilidades de aplicación y desarrollo en lenguas materna y extranjera. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3528, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3528. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3528. Acesso em: 20 may. 2021.

PIEDADE, J. M. N. Pre-service and in-service teachers’ interest, knowledge, and self-confidence in using educational robotics in learning activities. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3345, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3345. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3345. Acesso em: 20 may. 2021.

POSTIGO ZUMARÁN, J. Éfrain; ARIAS-CHÁVEZ, D.; RAMOS-QUISPE, T. Perception of virtual classroom interaction and level of soft skills in college students. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5297, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5297. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5297. Acesso em: 10 aug. 2021.

QUILES, M. del C. Discurso publicitario e intertextualidad: itinerarios para la formación comunicativa del profesorado. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3455, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3455. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3455. Acesso em: 20 may. 2021.

RADCHENKO, VV; SIZYKH, OV; ALEKSEEVA, AE; STAROSTINA, AS Metáfora Cognitiva na Obra de LS Petrushevskаya. Educ. Forma. , [S. l.] , v. 6, n. 1, pág. e3378, 2021. DOI: 10.25053 / redufor.v5i15.3378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3378. Acesso em: 20 mai. 2021.

ROMERO OLIVA, M. F.; HEREDIA PONCE, H.; RIVERA JURADO, P. Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la Lectura Fácil. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3533, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533. Acesso em: 20 may. 2021.

ROSSI, E.; BITTENCOURT, Z. A.; MARQUEZAN, F. F. As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4609, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4609. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4609. Acesso em: 10 ago. 2021.

SANTOS DÍAZ, I. C.; JUÁREZ CALVILLO, M.; TRIGO IBÁÑEZ, E. Motivación por la lectura académica de futuros docentes. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3535, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3535. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3535. Acesso em: 20 may. 2021.

SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5412, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5412. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5412. Acesso em: 10 ago. 2021.

SCHUETZ, P. P.; GOMES, G. V. A.; CARDOSO, L. M. A Percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4646, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4646. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4646. Acesso em: 10 ago. 2021.

SIANES-BAUTISTA, A. El desarrollo de la Pedagogía como disciplina y su impacto en la Educación Superior. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5324, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5324. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5324. Acesso em: 10 ago. 2021.

SILVA, E. C.; MOREIRA, E. C. O plano de trabalho de professores de educação física ex-participantes do PIBID/FEF/UFMT. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e2081, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.2081. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2081. Acesso em: 20 maio. 2021.

SUÁREZ ROBAINA, J. R. Realia con escritura: motivación y reflexión metalingüística sobre la L1 en la formación del profesorado. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3613, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3613. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3613. Acesso em: 20 may. 2021.

VIEIRA, A. M. D. P.; SCHNEIKER, D. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4194, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4194. Acesso em: 20 maio. 2021.

Publicado

2021-09-01

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do. Catálogo de publicações de 2021. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.7380. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7380. Acesso em: 22 dez. 2024.