Política de ética e retratação

 
Política contra plágio e más condutas
Os Editores repudiam a publicação de artigos onde tenha ocorrido má conduta de pesquisa, incluindo plágio, manipulação de citações, falsificação/fabricação de dados, entre outros. Em caso de falta de ética e má conduta, a Educação & Formação, por meio dos seus editores, comprometem-se a tomar medidas sérias ​​para identificar, coibir e impedir ações maliciosas.

A revista Educação & Formação procede em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Logo, todos os textos são inspecionados em programa antiplágio.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Similarity Check: https://www.crossref.org/services/similarity-check/

Sugerimos que os autores:

Visitem o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa. No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética; busquem assegurar que os artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações sejam referenciadas de maneira explícita. Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados. Todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

Em caso de erratas e retratações, elas serão publicadas de acordo com o Guia para o registro e publicação de Errata do SciElo utilizando a ferramenta CrossMark, como se explica no link: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/Retratacao

DOI de retratação: 10.25053/retratacao

Caso o editor ou os editores de um periódico sejam informados de qualquer alegação de má conduta de pesquisa relacionada a um artigo publicado na Educação & Formação, a editora ou os demais editores seguirão as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE) para lidar com as alegações, ou seja, guiados pelos princípios e padrões recomendados pelo COPE, organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas, há uma reunião extraordinária de urgência para tratar a questão. O processo editorial, preza pelos critérios de seleção e publicação adotando conduta e ética, de acordo com https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf.

OBS: Nas publicações da Educação & Formação, por enquanto, ainda não se fez necessário quaisquer correções, retratação ou retiradas desde a implantação do CrossMark, em setembro de 2020.
 
I) Política da revista sobre autoria e contribuição
Os autores(as) se responsabilizam, no ato da submissão, em inserir seus dados nos Metadados do sistema OJS da Revista: nome completo, e-mail, nacionalidade, ORCID, nacionalidade e minicurrículo.

Também é estritamente necessário informar as contribuições de cada autor no ato da submissão, inseridas na opção "comentários ao editor" que serão incluídas no final do artigo, no caso de sua aprovação, para publicação. Pois, adota-se o sistema de especificação CRediT (https://credit.niso.org/), que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. O Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT detalha a aplicação de cada contribuição (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf).

Qualquer pesquisador pode submeter artigo à Educação & Formação, mas a submissão somente será considerada para avaliação se pelo menos um dos autores tiver o título de doutor.

Membros da equipe editorial não estão impedidos de submeter artigo para a revista, todavia, neste caso, eles não participarão do acompanhamento do processo avaliativo, que será fechado, a cargo de outro editor responsável, com criterioso cuidado para não haver qualquer conflito de interesse ou interferência na decisão de aprovação ou não do artigo. Entendemos que nossa equipe é ética e bastante qualificada na temática, o que a torna possível autora de artigos para o periódico.

II) Como a revista tratará reclamações e recursos
Em caso de reclamações, dúvidas e sugestões, o usuário entram em contato com os editores pelos e-mails citados abaixo, disponíveis no campo de contato da plataforma OJS: revista.redufor@uece.br ou lia.fialho@uece.br

Todas as reclamações, dúvidas e sugestões serão debatidas em reunião ordinária, ou extraordinária de urgência em caso de denúncia de má conduta, para que apure imediatamente os fatos e se delibere pela decisão mais adequada considerando a política de ética e retratação da Educação & Formação.

III) Política da revista sobre conflito de interesses/interesses concorrentes
A Revista Educação & Formação exige que todos os autores, avaliadores e editores divulguem quaisquer fontes potenciais de conflito de interesses, sejam eles de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesse podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesse que possam influenciar a elaboração ou avaliação dos artigos.

Qualquer interesse ou relacionamento, financeiro ou não, que possa ser percebido influenciando a objetividade de um autor, avaliador ou editor é considerado uma fonte potencial de conflito de interesses. Estes devem ser divulgados quando relevantes ou diretamente relacionados ao trabalho que os autores/pareceristas/editores exercem na produção ou avaliação dos artigos. As fontes potenciais de conflito de interesses incluem, entre outras, o emprego ou financiamento de uma entidade comercial, propriedade de patentes ou ações, participação em um conselho de administração de uma empresa, participação em um conselho ou comitê consultivo, consultoria para ou recebimento de honorários que envolva os integrantes do processo editorial, favorecimento ou coleguismo acadêmico, etc.

A existência de um conflito de interesses não necessariamente exclui a publicação, apenas no caso de esta interferir na qualidade do processo editorial. Se os autores/pareceristas/avaliadores não tiverem conflito de interesses a declarar, basta clicar no link dessa declaração ao enviar o artigo ou aceitar a atribuição de avaliador. A descoberta da falha em divulgar adequadamente um conflito de interesse na submissão ou durante o processo de revisão pode resultar na rejeição do artigo ou de outras sanções aos autores, pareceristas ou editores.

IV) Política do compartilhamento e reprodutividade de dados
A Educação & Formação encoraja os seus autores a compartilhar todos os dados pertinentes para confecção da pesquisa, inclusive, publicando-os em repositório de dados, quando possível, na íntegra e abertamente. Para garantir total transparência dos dados obtidos, a Educação & Formação exige que o/s autor/es declare/m que, para dados não disponibilizados abertamente em repositórios, estes deverão estar disponíveis mediante solicitação dos avaliadores.
V) Política da revista sobre supervisão ética
A revista Educação & Formação assumiu o compromisso de garantir a integridade em todas as etapas do processo editorial, salvaguardando os seus envolvidos. Tal modo, em casos que envolvam suspeitas de má conduta, haverá uma investigação por parte do periódico com vistas a zelar pelo alto padrão de rigor científico e ético, com o escopo de que todas as dúvidas sejam dirimidas da melhor maneira possível.

Caso haja alguma denúncia ou observação de má conduta cometida por qualquer parte dos envolvidos durante o processo editorial, iremos paralisar o referido processo para a devida investigação, mediante aviso prévio a todos os envolvidos. O processo de avaliação somente será continuado se não for comprovada a má conduta.

No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do/s autor/es. Quando a má conduta for efetivada por um ou mais dos editores este/s será/ão afastado/s das suas atribuições no periódico. E se a má conduta for praticada por parecerista ad hoc, este não prestará novas contribuições para o periódico, sendo desativada sua função de avaliador.
VI) Política da revista sobre propriedade intelectual
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de republicação dos artigos, respeitando-se, preferencialmente, o prazo de três anos após da sua veiculação. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A revista utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
VII) Opções da revista para discussões e correções pós-publicação

Após a conclusão da avaliação, o artigo passa pelo iThenticate para conferência de ausência de similaridade, pela correção do português e normalização quanto às normas da ABNT por profissional habilitado competente, vinculado à Revista Educação & Formação, sem custo aos autores. Em seguida, estes recebem o feedback no que concerne às correções linguísticas e à normalização para a devida validação e encaminhamento à tradução. Como a publicação na Educação & Formação é bilíngue, a Revista Educação & Formação indica um profissional para realizar a tradução dos artigos, no entanto, o(s) autor(es) podem optar por realizar tal serviço com outro profissional, desde que este seja formado em Letras/Inglês e assine o termo de responsabilidade legal pela tradução idiomática.

Todavia, após a validação da versão final nos dois idiomas pelos autores, pode ocorrer a necessidade de alterações. A revista Educação & Formação assume a responsabilidade de publicar correções, esclarecimentos, retratações, dentre outros esclarecimentos que se façam necessários com a utilização da ferramenta CrossMark. Logo, caso um erro seja identificado após a publicação de um artigo, pode ocorrer de este precisar ser atualizado com dados complementares, com correções, com retratações ou com sua retirada integral. O CrossMark, uma iniciativa multi-editora da Crossref, que fornece uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de um conteúdo atualizado.

Ao aplicar o logotipo do CrossMark nos metadados e no arquivo pdf, a Educação & Formação está se comprometendo a manter o conteúdo que publica e a alertar os leitores sobre as alterações quando elas ocorrerem. Com um clique, você pode ver se o conteúdo foi atualizado, corrigido ou retirado, e acessar metadados adicionais valiosos fornecidos pelo membro, como datas de publicação importantes (submissão, revisão, aceitação), IDs de ORCID dos autores, tipo de conteúdo, plágio, status de triagem e informações sobre financiamento, licença, revisão por pares e localização de dados de pesquisa.

Para efeitos de Crossmark, existem duas categorias de atualizações: pequenas e grandes alterações. Pequenas alterações incluem correção de formatação e ortografia para as quais não há mudanças substantivas que precise alertar o leitor, então o status da CrossMark é atual. Mudanças significativas afetam o status da Crossmark do trabalho, logo, considera-se boa prática publicar um aviso de correção ou retratação (com seu próprio DOI) e não o colocar para trás do controle de acesso. Isso permite que os leitores sigam o link no botão Crossmark e encontrem mais detalhes sobre a atualização. Ambos os procedimentos geram a publicação de um novo documento, classificado como erratum ou retratação, que registra a correção do erro ou o motivo da retratação do artigo fazendo sempre referência ao original.

No caso de errata, a Educação & Formação mantém o documento original e ao final do texto registra-se a correção fazendo referência ao documento que publicou o erratum. Quando se trata das retratações, o documento original é substituído por uma mensagem dizendo que ele foi retratado fazendo referência ao documento da retratação.
VIII) Informação e armazenamento dos dados de pesquisa
Importa destacar que a revista Educação & Formação encoraja os seus autores a compartilhar todos os dados do manuscrito. Inclusive, publicando-os, quando disponível e autorizado, na íntegra, em repositório de acesso aberto. Para garantir total transparência dos dados obtidos, a Educação & Formação exige que o/s autor/es declare/m que, para dados não disponibilizados ou depositados em repositórios de acesso aberto, estes deverão estar disponíveis mediante solicitação.