Percepção de interação em sala de aula virtual e nível de habilidades sociais em estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.5297

Palavras-chave:

Interação em sala de aula virtual, habilidades sociais, estudantes universitários, professores universitários

Resumo

O objetivo deste estudo é especificar a relação entre a percepção da interação em sala de aula e o nível de habilidades sociais. Foi realizado um estudo observacional transversal e correlacional em uma amostra de 507 alunos do sétimo ao décimo ciclo das escolas profissionais da filial em Arequipa de uma universidade privada peruana, recrutados eletronicamente em 2020. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Percepção de Interação em Sala de Aula Virtual e a Escala de Habilidades Suaves. Os resultados mostram a existência de uma fraca relação positiva entre a percepção de interação em sala de aula virtual e as habilidades sociais. A correlação foi de 0,114, o tamanho do efeito é médio, sendo 0,3376389. Em termos de poder estatístico, o valor ultrapassa 0,80, obtendo-se o valor de 0,950. Conclui-se que existe uma relação significativa e positiva entre as variáveis, embora a relação entre as duas variáveis ​​seja fraca.

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Biografia do Autor

Julio Éfrain Postigo Zumarán, Universidad Continental

Engenheiro industrial. Mestre em Pesquisa Pedagógica. Professor universitário e orientador de teses em nível de graduação e pós-graduação. Especialista em estudos de mercado, alimentação e avaliação de projetos e pesquisas psicopedagógicas e cienciométricas.

Dennis Arias-Chávez, Universidad Continental

Doutor em Educação, Mestre em Filologia Hispânica, Mestre em Educação Superior e Bacharel em Letras e Lingüística. Profissional especialista em orientação de teses, pesquisa aplicada às ciências sociais, gestão do conhecimento científico e regulamentação acadêmica para a produção científica.

Teresa Ramos-Quispe, Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa

Possui graduação em Letras e Lingüística pela Universidade San Agustín de Arequipa (Peru), graduação em Educação Secundária pela Universidade Católica de Santa María (Arequipa, Peru), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Nacional de San Agustín e mestrado Licenciado em Lexicografia Hispânica pela Real Academia Espanhola e pela Universidade de León, na Espanha.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

POSTIGO ZUMARÁN, J. Éfrain; ARIAS-CHÁVEZ, D.; RAMOS-QUISPE, T. Percepção de interação em sala de aula virtual e nível de habilidades sociais em estudantes universitários. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5297, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5297. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5297. Acesso em: 23 nov. 2024.