Emoji e expressão escrita: possibilidades de aplicação e desenvolvimento em línguas maternas e estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3528Palavras-chave:
emoji, linguagem escrita, ensino da língua materna, ensino de idiomasResumo
Este trabalho explora as possibilidades de aplicar emoji como elementos visuais com natureza conceitual ao desenvolvimento da escrita em ambientes acadêmicos para línguas maternas e estrangeiras. Os resultados estã focados na análise de 620 emoji embutidos nos comentários feitos por estudantes (N=18) da Licenciatura em Educação Primária (2019-20) da Universidade de Cádiz, Espanha, em espanhol e inglês, respectivamente, em oito fotos enviadas à rede social Instagram. Estes emoji são classificados em oito categorias de acordo com a Emojipedia, mostrando comportamento semelhante em ambas ases línguas a partir de três focos principais de análise: distribution, uses e utterances (DANESI, 2016). O estudo termina justificando o valor manifestamente conceitual da emoji, podendo vislumbrar suas aplicações didáticas ao ensino da língua materna e de línguas estrangeiras e ao desenvolvimento da escrita no Ensino Fundamental, por exemplo, como elementos que valorizam o significado do texto.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ, E.; HEREDIA, H.; ROMERO, M. F. La Generación Z y las redes sociales. Una visión desde los adolescentes en España. Revista Espacios, [S.l.], v. 40, n. 20, p. 9-21, 2019. Disponible en: http://www.revistaespacios.com/a19v40n20/a19v40n20p09.pdf. Accedido el: 11 jul. 2020.
BOA SORTE, P. Memes de internet: perspectivas para el salón de clase en el contexto de las culturas digitales. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 51-66, 2019. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1385/1307. Accedido el: 11 jul. 2020.
CONSEJO DE EUROPA. Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza y evaluación. Madrid: Secretaría Técnica del MEC, Anaya e Instituto Cervantes, 2002.
DANESI, M. The semiotics of emoji: the rise of visual language in the age of the internet. Nueva York: Bloomsbury Academic, 2016.
EVANS, V. The emoji code: how smiley faces, love hearts and thumbs up are changing the way we communicate. New York: Picador, 2017.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, P. Metodología de la investigación. 6. ed. México, DF: McGraw-Hill, 2016.
HIGHFIELD, T.; LEAVER, T. Instagrammatics and digital methods: studying visual social media, from selfies and GIFs to memes and emoji. Communication Research and Practice, London, v. 2, p. 47-62, 2016. Disponible en: https://espace.curtin.edu.au/bitstream/handle/20.500.11937/36939/240444.pdf?sequence=2&isallowed=y. Accedido el: 11 jul. 2020.
JIBRIL, T. A.; ABDULLAH, M. H. Relevance of emoticons in computer-mediated communication contexts: an overview. Asian Social Science, Ontario, v. 4, n. 9, p. 201-207, 2013. Disponible en: http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ass/article/view/26102. Accedido el: 11 jul. 2020.
LONDOÑO, C. ¿Cómo transformar los emojis en un recurso pedagógico?. Elige educar (blog), 2018. Disponible en: https://eligeeducar.cl/transformar-los-emojis-recurso-pedagogico-esta-profesora-nos-cuenta. Accedido el: 11 jul. 2020.
LÓPEZ PENA, Z. El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 15, p. 1-16, 2020. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839/2798. Accedido el: 11 jul. 2020.
PRENSKY, M. Enseñar a nativos digitales. Madrid: SM, 2011.
PRENSKY, M. Nativos e inmigrantes digitales. Cuadernos SEK 2.0, p. 3-20, 2010. Disponible en: https://www.marcprensky.com/writing/prensky-nativos%20e%20inmigrantes%20digitales%20(sek).pdf. Accedido el: 11 jul. 2020.
ZHOU, R.; HENTSCHEL, J.; KUMAR, N. Goodbye text, hello emoji: mobile communication on WeChat in China. CHI Conference, p. 6-17, 2017. Disponible en: http://www.tandem.gatech.edu/wp-content/uploads/2017/01/chi17-zhou-goodbyetexthelloemoji.pdf. Accedido el: 11 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Milagrosa Parrado Collantes, José Luis Estrada Chichón
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.