Informação para Bibliotecários

Foco e Escopo
A revista Educação & Formação, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, publica artigos originais resultantes de pesquisas acadêmicas e revisões sistemáticas da literatura. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional, prioritariamente, no tema “Formação de professores” e assuntos correlatos que colaborem com a epistemologia da prática docente, considerando que o público-alvo a que se destina a Revista Educação & Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas.

A revista Educação & Formação é editada bilingue, em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

OBS: a revista Educação & Formação não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação. Para autores vinculados à UECE, esse intervalo é maior, ou seja, só poderão submeter artigos após três anos da última publicação.
PPolítica de Preservação Digital
Os arquivos dos artigos da Revista Educação & Formação são preservados mediante armazenamento no LOCKSS, no servidor da Universidade Estadual do Ceará e em HD externo no Programa de Pós-Graduação em Educação. Ademais, os arquivos integrais são preservados por depósito em alguns indexadores e os metadados são preservados no Crossref mediante DOI.
Protocolo de interoperabilidade
A Revista Educação & Formação está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH, disponível no link: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/oai?verb=Identify
Fomento
A Revista Educação & Formação é financiada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que preza pela disseminação gratuita do conhecimento, oferecendo acesso livre aos leitores e nenhum custo aos autores, destinando orçamento anual para o fomento da disseminação científica em acesso aberto. Todos os artigos passam por avaliação, normalização, diagramação, revisão do português e linguagem XML sem custo para os autores. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará
APCs (Taxa de processamento de artigos) e Taxa de submissão
A Revista Educação & Formação não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação. No entanto, solicita-se aos autores a tradução ao inglês dos artigos aprovados, por profissionais competentes da área, condição para publicação.
Política contra plágio, declaração de ética e más-condutas
A revista Educação & Formação procede em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Logo, todos os textos são inspecionados em programa antiplágio.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Similarity Check: https://www.crossref.org/services/similarity-check/
Adequação à Ciência Aberta
A Revista Educação & Formação é um periódico científico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.
Consoante à Ciência Aberta e aos princípios FAIR, a Revista busca atualização constante no que concerne à abertura e transparência de todos os processos de gestão do conhecimento realizado pela revista. Desse modo, com o objetivo de tornar os dados localizáveis (findable), efetivamos a atribuição de um identificador único persistente aos metadados denominado DOI (Digital Object Identifier); adotamos a descrição dos dados com metadados pormenorizados; o registo e indexação dos metadados no Metadata Manager e a inclusão do identificador nos metadados.
Com o escopo de tornar os dados Acessíveis (Accessible), asseguramos que os (meta)dados são recuperáveis por intermédio do seu identificador, mediante um protocolo de comunicações normalizado; o protocolo de comunicações é aberto e gratuito, permitindo autenticação e autorização quando necessário; bem como o incentivo à publicação de pré-print no Emeri e dos dados da pesquisa em repositório específico para tal. No intuito de prover dados Interoperáveis (Interoperable) informamos que os metadados usam uma linguagem formal, acessível, partilhada e de ampla aplicabilidade para a representação do conhecimento, com vocabulário que segue os princípios FAIR e referências qualificadas a outros metadados. Na perspectiva de garantir dados Reutilizáveis (Reusable), os metadados registrados têm uma pluralidade de atributos precisos e relevantes, são associados à sua proveniência e são disponibilizados com uma licença clara e acessível de uso dos dados, a CC-BY, cumprindo normas da comunidade científica. Ademais, a Educação & Formação incentiva a comunidade acadêmica à aceitação e adoção da Ciência Aberta, inclusive, buscando implementar a avaliação por pares aberta. Inicialmente, adota-se a divulgação do nome dos avaliadores e editores responsáveis pelos artigos aprovados, bem como a publicização da relação anual dos avaliadores. Destaca-se que iniciamos uma pesquisa para mapear possíveis pareceristas que autorizem a quebra de sigilo durante a avaliação e a divulgação de seus pareceres de maneira aberta.
 

As referências devem seguir as normas da ABNT e inseridas tanto no sistema da revista, durante a submissão do artigo, quanto no arquivo do Word ou em outro editor de texto. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado, pelo menos 50% das referências devem ser dos últimos 5 (cinco) anos.

As notas devem ser usadas, somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento, no fim do texto. Seus textos devem ser sucintos, corpo 10, alinhados à esquerda com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética. Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar qausiquer conflito de interesses existentes, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

OBS: A Revista Educação & Formação incentiva e permite a publicação dos dados de pesquisa (opcional aos autores) - entrevistas, documentos escritos, planos de aula, fontes imagéticas, etc. Esses dados são publicados em sua forma original, tal como encaminhado pelos autores, e recebem DOI exclusivo, o que permite a sua reutilização com a devida citação/referencia ao/s autor/es que produziu/ram tais dados. 

Propostas de Dossiê/Número temático

A Revista Educação & Formação recebe proposta de dossiê, compostos de 5 (cinco) a 8 (oito) artigos que respeitem as normas supracitadas e se adequem as seguintes orientações:

- Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta;

- O dossiê deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição;

- A proposta deve incluir um mínimo de 2 (dois) artigos internacionais.

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no corpo do texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ser evitadas.

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais o nome do autor fora de parênteses tem apenas a inicial maiúscula e dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas, são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras em maiúscula e a data, sem a necessidade de colocar a página.

As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT  NBR 10520, agosto 2002. Exemplos:

Fialho (2019, p. 15); (FIALHO, 2019) e (FIALHO, 2019, p. 21).

  • As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 10520, agosto 2002.
  • Não utilizar travessão (______), ao contrário, repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência do mesmo. Exemplos:

Livro

FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues (Org.) . Docência e formação: percursos e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. v. 1. 198p.

Periódico

VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai/ago, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 02 jan. 2020.

Tese e dissertação

MOTA, Maria Danielle Araújo. Laboratórios de Ciências/Biologia nas escola públicas do estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. Tese (Doutorado em Educação)  Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45994 Acesso em 06 de jan. 2020.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em 06 de jan. 2020.

Monografia

OLIVEIRA, Antonio Elinaldo Alves de. A importância pelo ensino de educação à distância pela utilização da plataforma Moodle. Fortaleza, 2018. Monografia (Especialização em Educação à distância: fundamentos e ferramentas) - Universidade Estadual do Ceará, 2018. 

Trabalho apresentado em congresso

MENDES, Marcia Cristiane Ferreira; COSTA, Maria Aparecida Alves da; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristina. Iolanda dos Santos Mendonça: la participación de las mujeres en los movimientos indígenas (1970-2000). In: VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias, 2019, Bogotá. Anais do VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias. Bogotá, 2019. p. 1-12. Disponível em https://www.historiaoral.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=103 Acesso em 06 de jan. 2020.

Entrevista

LÚCIO. Entrevista. Fortaleza, 17 maio. 2015.

Artigo ou matéria de Jornal

OLIVEIRA, Sara. Como os jovens setem os livros e a cidade. O Povo, Fortaleza, 16 de Agosto de 2019. Seção O Povo Educação. Disponível em: https://digital.opovo.com.br/opovoeducacao/. Acesso em: 06 de jan. 2020.

Documentos eclesiásticos

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Termo de matrimônio de Ana Joaquina do Sacramento e Francisco Correia d'Avila. Vila Nova do Príncipe, 1812. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Assento de óbito de Caetano Barbosa de Araújo. Vila Nova do Príncipe, 1842. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

Testamento

SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Testamentos e autos de contas

NASCIMENTO, Joaquina Maria do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC - Caicó).

Legislação educacional, Constituição, mensagem governamental

BRASIL. Decreto nº 19.444, de 01 de dezembro de 1930. Dispõe sobre os serviços que ficam a cargo do Ministério da Educação e Saúde Pública, e dá outras providências. 

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937). 

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.958, de 14 de novembro de 1942. Institui o Fundo Nacional do Ensino Primário e dispõe sobre o Convênio Nacional de Ensino Primário. 

BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira na abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986). 

Como citar dados de pesquisa

MAUA, Francisca Clotilde de Andrade; BATISTA, Andreza Pereira; FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Dados de pesquisa [Conjunto de dados], 2022. Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6055282.

Como citar preprint

MENDEZ, Jesus Manuel Delgado; TRINDADE, Sara Dias; MOREIRA, Jose Antonio. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal (preprint submentido para: Educação & Formação), 2021. EmeRI - Emerging Research Information. DOI: 10.25053/preprint.2021.002.

Como citar parecer

SILVA, Fabrício de Oliveira. Relatório de revisão por pares para: o estágio de docência no processo de construção da identidade de pós-graduandos. Educ. Form. 2022, Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6468946.