Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4446

Palavras-chave:

sexualidade, pedagogia, socioeducativo

Resumo

O texto analisa como a masturbação, realizada por adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade, em uma unidade do sistema socioeducativo de Salvador, se constitui em um importante foco para pensar sobre o controle da segurança coletiva, a reiteração e a subversão das normas de sexualidade dentro dos alojamentos. Por isso, argumentamos que a masturbação pode ser utilizada por uma pedagogia que considere o erotismo como parte fundamental da vida das pessoas, sem negligenciar a existência das práticas sexuais no âmbito da privação de liberdade e como elas podem estabelecer vínculos que ultrapassam o lugar da violência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Costa Correia, Universidade Federal da Bahia

Especialista em Políticas Públicas e Sócioeducação, Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), da Universidade Federal da Bahia.

Leandro Colling, Universidade Federal da Bahia

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS).

Referências

BAHIA. Instrução Normativa Fundac nº 01/2018. Programa Laços: saúde e sexualidade na MSE. Salvador: 2018.

BAHIA. Portaria Fundac nº 61/2017. Regimento Interno das Comunidades de Atendimento Socioeducativo – CASE. Salvador: 2017.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

CORREIA, S. C. Problemas de gênero e sexualidade vivenciados por adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade. 2020. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

COSTA, A. C. G. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Facendi, 1997.

FOUCAULT, M. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GARBELOTTO, F. C.; COLLING, L. A intersexualidade e os direitos humanos. In: DIAS, M. B. (coord.). Intersexo. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. p. 209-224.

HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

HOOKS, b. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 113-123.

LAQUEUR, T. W. Sexo solitario: una historia cultural de la masturbación. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.

PORTAL Geledés. A pedagogia negra e feminista de bell hooks. Portal Geledés. Disponível em: https://www.geledes.org.br/a-pedagogia-negra-e-feminista-de-bell-hooks/. Acesso em: 20 mar. 2021.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 98-117, 2018.

VERGUEIRO, V. Sou travestis: estudando a cisgeneridade como possibilidade decolonial. Brasília, DF: Padê, 2018.

Publicado

2021-04-12

Como Citar

CORREIA, S. C.; COLLING, L. Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4446, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4446. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4446. Acesso em: 25 abr. 2024.