A Prática como lócus de Produção de Saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação inicial, Saberes da prática

Resumo

O presente artigo é um excerto de uma pesquisa mais ampla, na qual investigamos os saberes e práticas de professores da educação básica. A escrita foca a prática docente, entendendo-a como lócus importante de produção e ressignificação de saberes. Analisamos a complexidade dos saberes da prática professoral e como o cotidiano forja tais saberes. Neste sentido, as reflexões que trazemos nesta escrita, vão ao encontro da perspectiva que vê a docência como uma prática profissional situada, sendo o professor um sujeito ativo e que ressignifica e intervém nos fazeres de sua profissão. Por meio de depoimentos de professores de História do ensino médio público da cidade de Maranguape, no estado do Ceará, foi possível aferir que o fazer diário do ofício docente constitui lócus de formação incontestável para a definição da identidade profissional docente, revelando as lacunas deixadas pela formação inicial, mostrando, assim, o caráter formador da prática do ato de ensinar.

 

Downloads


Biografia do Autor

Sonia Maria Soares de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Educação pelo PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE- Universidade Estadual do Ceará,(2016). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em HISTÓRIA, Especialização em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2011), Atua como professora da Educação Básica na rede estadual de ensino desde 2001 lecionando a disciplina de História no ensino médio.

Fátima Maria Leitão Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, vinculada ao Curso de Graduação em História, bem como ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, e ao Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MHIL . Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Especialização em História das Idéias Políticas-UECE (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutorado Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2007). Exerceu as funções de Diretora de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE ( 2009 a 2012); Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE (fevereiro a maio de 2012); Procuradora Educacional Institucional da UECE (2012 a 2015). Pós- doutora em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social da Faculdade de Educação - FaE, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área de História e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, História da Formação Docente e Biografias de mulheres militantes e educadoras brasileiras. 

Carlos Diogo Mendonça da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Psicologia (ESTÁCIO - FIC ), Formação em Psicoterapia Junguiana - LABIRINTO Laboratório de Individuação e Reintegração da Totalidade). Concentra interesse de estudo com foco nos seguintes temas: Clínica Junguiana, Psicopatologia Junguiana, Psicologia Pós-Junguiana, Mitologia, Epistemologia das Psicologias, Psicologia Social, Gênero e Sexualidade, Sofrimento Psicossocial, Saúde Mental, Proteção Social e Direitos Humanos.

Referências

ALVES, W. F. O trabalho dos professores: saberes, valores, atividade. Campinas: Papirus, 2010.

ALVES-MAZZOTTI, J. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 96, n. 96, p. 15-23, 1996. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/810/820. Acesso em: 5 jan. 2015.

ARAÚJO, F. M. L.; MOREIRA JUNIOR, R. Dilemas e estratégias do professor de História no exercício da docência no ensino médio. In: FARIAS, I. M. S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; CARVALHO, A. D. F. (Org.). Diálogos sobre formação de professores: olhares plurais. Teresina: UFPI, 2012. p. 106-118.

BORGES, C. M. Os professores da educação básica de 5ª a 8ª séries e seus saberes profissionais. 2003. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) ¬– Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano 1: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

D’ÁVILA, C. M.; SONNEVILLE, J. J. Trilhas percorridas na formação de professores: da epistemologia da prática à fenomenologia existencial. In: VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. M. (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008. p. 23-44.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. 2. ed. Portugal: Dom Quixote, 1995. p. 93-114.

GONÇALVES, T. O.; GONÇALVES, T. V. O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, C. M. G. et al. (Org.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998. p. 105-133.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; FARIAS, I. M. S.; SALES, J. A. M. Abordagens quantitativas e qualitativas em educação: velhas e novas mediações e compreensões. In: FARIAS, I. M. S.; NUNES, J. B. C.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: UECE, 2010. p. 53-68.

OLIVEIRA, S. M. S. Formação de professores e ensino de História da África e cultura afro-brasileira e africana: saberes e práticas. 2016. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Rio de Janeiro: PUC, 1999.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-133, 1991.

THERRIEN, J.; CARVALHO, A. D. F. O professor no trabalho: epistemologia da prática e ação/cognição situada – elementos para a análise da práxis pedagógica. Revista Brasileira de Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 129-147, 2009. Disponível em: http://www.facec.edu.br/seer/index.php/formacaodeprofessores. Acesso em: 2 jan. 2016.

VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. M. (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

WOODS, P. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1999. p. 125-154.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. S. de; ARAÚJO, F. M. L.; SILVA, C. D. M. da. A Prática como lócus de Produção de Saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e2885, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2885. Acesso em: 5 abr. 2025.