Um olhar sobre os clássicos na formação inicial de professores da Leitura Fácil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3533

Palavras-chave:

Leitura fácil, Clássicos, Projetos Globais de Trabalho, Treinamento inicial

Resumo

Apresentamos uma experiência a partir da qual se pretende, por um lado, incluir a Leitura Fácil (LF) na formação inicial de professores do ensino fundamental da Universidade de Cádiz como estratégia de abordagem das obras clássicas e autores para uma educação literária e, por outro lado, abordar esta metodologia a partir dos Projetos Globais de Trabalho (GWP). Desta forma, reunimos o desenvolvimento da experiência do ponto de vista experiencial em três momentos: primeiro, a partir da fase inicial de exploração das abordagens da LF; segundo, a partir dos processos de adaptação do texto clássico e, finalmente, a partir do desenho do PTG a partir do texto adaptado. Os resultados têm demonstrado um interesse crescente neste tipo de propostas para a compreensão e apreciação dos textos clássicos e a necessidade de formação nesta linha de trabalho entre os futuros professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Francisco Romero Oliva, Universidade de Cádiz

Professor do Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz, suas linhas de pesquisa se concentram na educação lingüística e literária a partir de uma perspectiva interdisciplinar, onde as diferentes áreas de conhecimento convergem. Participou de várias publicações e, atualmente, seu trabalho se concentra na educação literária no mestrado do ensino médio e médio, assim como em conferências e cursos nas escolas.

Hugo Heredia Ponce, Universidade de Cádiz

Doutor e professor substituto no Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz. A pesquisa se concentra na leitura entre os adolescentes e no uso de novas tecnologias.

Paula Rivera Jurado, Universidade de Cádiz

Doutora e Professora do Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz. Suas linhas de pesquisa se concentram nos processos de ensino e recepção literária. Atualmente seus estudos tratam da leitura e do treinamento literário a partir de uma abordagem intertextual, intercultural e interdisciplinar.

Referências

ANANIAS, M.; SANTOS, L. R. Quando o homem sabe ler, escrever e contar, pode, por sua própria individualidade, desenvolver-se e esclarecer-se”: a escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte (1855-1866). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 66-80, 2019. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/453/1082. Acceso el: 29 jul. 2020.

ANULA, A. (Dir.). Introducción a Don Quijote de la Mancha de Fácil Lectura. Madrid: Fundación Universidad Autónoma de Madrid, 2005.

BRANDT, A.; HOBOLD, M. S. Prática como componente curricular na disciplina Pesquisa e Processos Educativos do curso de Pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 142-160, 2019. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319/1146. Acceso el: 29 jul. 2020.

ESTEBAN, M.; AMADOR, L. V. Modificación de conductas ambientales desde el aprendizaje basado en proyectos. MoleOla: Revista de Ciencias de la Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, n. 25, p. 23-25, 2017.

ILSMH. El Camino Más Fácil. 1998a. Disponible en: http://www.lecturafacil.net/media/resources/ilsmhcastellà.pdf. Acceso el: 12 abr. 2020.

ILSMH. El Camino Más Fácil. Directrices europeas para generar información de Fácil Lectura destinada a personas con retraso mental. 1998b. Disponible en: http://portal.uc3m.es/portal/page/portal/orientacion_personal_participacion/pied1/lectura_facil/documentos/manualdelecturafacil.pdf. Acceso el: 4 abr. 2020.

KONDRASHOVA, L. V. et al. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores: estratégia para melhorar a qualidade do ensino superior pedagógico. Educación & Formación, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292/2917 Acceso el: 3 jul. 2020.

MATA, B. Claro, útil, comprensible. 2012. Disponible en: https://lecturafacileuskadi.net/blog/claro-util-lenguaje-llano/. Acceso el: 10 mayo 2020.

MAYOL, M. C. Concepto de “Lectura Fácil y tipología de usuarios”. Educación y Biblioteca, La Rioja, n. 136, p. 76-80, 2003.

MÉRIDA, R. et al. Aprender investigando en la escuela y en la Universidad. Una experiencia de investigación-acción a partir del Trabajo por Proyectos. Investigación en la Escuela, Sevilla, n. 73, p. 65-76, 2011.

ONU. Declaración Universal de Derechos Humanos (10 diciembre 1948, 217 A (III)). Disponible en: https://www.refworld.org.es/docid/47a080e32.html. Acceso en: 14 mayo 2020.

RODRÍGUEZ, G.; GIL, J.; GARCÍA, E. Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Aljibe, 1996.

ROMERO, M. F.; JIMÉNEZ, R. La lectura intensiva como estrategia para el desarrollo de las habilidades comunicativas entre los estudiantes de secundario ELE. In: WILK-RACIĘSKA, J.; SZYNDLER, A.; TATOJ, C. (Ed.). Relecturas y nuevos horizontes en los estudios hispánicos: lingüística y didáctica. Wydawnictwo: Uniwersytetu Śląskiego, 2016. p. 333-356.

SALVADOR, E. Estimular la lectura: las posibilidades del material de lectura fácil. Aula de Innovación Educativa, Barcelona, n. 167, p. 27-29, 2007.

TRUJILLO, F. Enseñanza basada en proyectos: una propuesta eficaz para el aprendizaje y el desarrollo de las competencias básicas. Revista Eufonía: Didáctica de la Educación Musical, Barcelona, n. 55, p. 7-15, 2012.

ZABALA, A. Enfoque globalizador y pensamiento complejo: una respuesta para la comprensión e intervención en la realidad. Barcelona: Graó, 2005.

ZABALA, A. La práctica educativa: cómo enseñar. Barcelona: Graó, 2007.

Publicado

2021-01-04

Como Citar

ROMERO OLIVA, M. F.; HEREDIA PONCE, H.; RIVERA JURADO, P. Um olhar sobre os clássicos na formação inicial de professores da Leitura Fácil. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3533, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533. Acesso em: 18 nov. 2024.