Um olhar sobre os clássicos na formação inicial de professores da Leitura Fácil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3533

Palavras-chave:

Leitura fácil, Clássicos, Projetos Globais de Trabalho, Treinamento inicial

Resumo

Apresentamos uma experiência a partir da qual se pretende, por um lado, incluir a Leitura Fácil (LF) na formação inicial de professores do ensino fundamental da Universidade de Cádiz como estratégia de abordagem das obras clássicas e autores para uma educação literária e, por outro lado, abordar esta metodologia a partir dos Projetos Globais de Trabalho (GWP). Desta forma, reunimos o desenvolvimento da experiência do ponto de vista experiencial em três momentos: primeiro, a partir da fase inicial de exploração das abordagens da LF; segundo, a partir dos processos de adaptação do texto clássico e, finalmente, a partir do desenho do PTG a partir do texto adaptado. Os resultados têm demonstrado um interesse crescente neste tipo de propostas para a compreensão e apreciação dos textos clássicos e a necessidade de formação nesta linha de trabalho entre os futuros professores.

 

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Biografia do Autor

Manuel Francisco Romero Oliva, Universidade de Cádiz

Professor do Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz, suas linhas de pesquisa se concentram na educação lingüística e literária a partir de uma perspectiva interdisciplinar, onde as diferentes áreas de conhecimento convergem. Participou de várias publicações e, atualmente, seu trabalho se concentra na educação literária no mestrado do ensino médio e médio, assim como em conferências e cursos nas escolas.

Hugo Heredia Ponce, Universidade de Cádiz

Doutor e professor substituto no Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz. A pesquisa se concentra na leitura entre os adolescentes e no uso de novas tecnologias.

Paula Rivera Jurado, Universidade de Cádiz

Doutora e Professora do Departamento de Didática da Língua e Literatura da Universidade de Cádiz. Suas linhas de pesquisa se concentram nos processos de ensino e recepção literária. Atualmente seus estudos tratam da leitura e do treinamento literário a partir de uma abordagem intertextual, intercultural e interdisciplinar.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

ROMERO OLIVA, M. F.; HEREDIA PONCE, H.; RIVERA JURADO, P. Um olhar sobre os clássicos na formação inicial de professores da Leitura Fácil. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3533, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533. Acesso em: 20 dez. 2024.